Quais são os modelos agrícolas?

Perguntado por: Paulo Vicente de Amaral  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (24 avaliações)

Dois são os tipos de modelos agrícolas: o intensivo e o extensivo. A agricultura intensiva emprega capitais, tecnologia, mecanização e mão de obra qualificada. Em contraste ao sistema extensivo, a agricultura intensiva é caracterizada por capitalização e por um alto índice de produtividade.

Quais os principais sistemas agrícolas?

Dentre os principais sistemas agrícolas, destacam-se a agricultura de subsistência, agricultura itinerante, agricultura de jardinagem, agricultura de plantation e o modelo empresarial de Belts desenvolvido nos Estados Unidos.

Quais são os tipos de produção agrícola?

No Brasil, existem diferentes tipos de produção agrícola, as quais se adequam às características do ambiente no qual são realizadas, como a agricultura de subsistência, agricultura familiar, agricultura orgânica (biológica), agricultura comercial e permacultura.

Como são chamados os dois tipos de produção agrícola?

Sistemas Agrícolas

Agricultura Extensiva: baixa produtividade, pequenas extensões de terra (minifúndios), utilização de técnica simples ou mais rudimentares. Agricultura Intensiva: alta produtividade, grandes extensões de terra (latifúndios), utilização de técnicas modernas e mecanização.

O que é a produção agrícola?

O que é produção agrícola? ... A agricultura é uma prática econômica que consiste no uso dos solos para cultivo de vegetais a fim de garantir a subsistência alimentar do ser humano, bem como produzir matérias-primas que são transformadas em produtos secundários em outros campos da atividade econômica.

Agricultura: Sistemas agrícolas e modos de produção (AULA COMPLETA) | Ricardo Marcílio

17 questões relacionadas encontradas

Quais as principais características de cada sistema agrícola?

Primeiramente, nos sistemas agrícolas, o extensivo é o mais familiar, tocado por técnicas consideradas rudimentares, além de baixa produtividade. ... A agricultura também tem baixa produtividade, posto que visa a subsistência, ocupando pequena área cultivada. Pode haver a agricultura familiar, assim como a orgânica.

Quais são os sistemas agrícolas tradicionais no Brasil?

Sistemas Agrícolas Tradicionais (SATs) no Brasil. Fotos (da esquerda para a direita): Fruto do Pinhão – Serviço Florestal Brasileiro; Floresta de Babaçu – Marcos Toledo (Embrapa Cocais); Milho Crioulo – Associação Comunitária Rural de Imbituba; Apanhador de flores sempre-vivas – André Dib.

Quais são os sistemas agrícolas Cite uma característica de cada sistema?

Na agricultura extensiva as técnicas aplicadas são rudimentares. Na agricultura intensiva, é usado em todas as etapas da produção um grande número de insumos. ... Esse tipo de sistema agrícola é marcado pela aplicação de técnicas e tecnologias.

Quais as características do sistema de agricultura extensiva?

A agricultura extensiva caracteriza-se pela mão de obra qualificada, pela utilização de técnicas rudimentares que não viabilizam o aumento da produtividade e pela realização em minifúndios (propriedade agrícola de pequena extensão).

Quais as principais características do sistema de agricultura intensiva?

O Que É Agricultura Intensiva? ... A resultado é alcançado por meio de características de agricultura intensiva: aumento do uso de fertilizantes e inseticidas, irrigação abundante, tratamento de terras com máquinas pesadas, plantio de espécies de alto rendimento, ampliação de áreas cultivadas, entre outros.

Qual sistema agrícola e mais tradicional?

Agricultura familiar (tradicional)

Esse tipo de agricultura corresponde à produção agrícola desenvolvida por famílias, cujo rendimento é voltado para a subsistência delas. Essas famílias geralmente moram nas terras em que desenvolvem o cultivo. A mão de obra utilizada normalmente é do próprio núcleo familiar.

O que são sistemas tradicionais?

Os Sistemas Agrícolas Tradicionais (SAT) podem ser definidos como um conjunto de saberes, mitos, formas de organização social, práticas, produtos, técnicas/artefatos e outras manifestações que compõem sistemas culturais manejados por povos e comunidades tradicionais.

O que é a agricultura tradicional?

A agricultura tradicional, também chamada de agricultura de subsistência em algumas regiões, pode ser entendida como aquela praticada há milhares de anos e que teve início com os camponeses das antigas civilizações e comunidades indígenas.

Quais as principais diferenças entre o sistema de produção agrícola intensiva e extensiva?

A agricultura intensiva resulta em alta produção por unidade de terra, mas por pessoa é menor. Ao contrário, na agricultura extensiva são cultivadas grandes propriedades, e é por isso que a produção total é alta, mas a produção por unidade é baixa.

O que é agropecuária extensiva e intensiva?

A pecuária intensiva é considerada o oposto da pecuária extensiva. A primeira característica que difere os dois sistemas é a criação feita em áreas menores, em sistema de confinamento. Nele, o gado é separado em lotes e criado em área restrita, que pode ser um piquete, um curral ou uma baia.

Como surgiu a agricultura tradicional?

A princípio, a prática da agricultura surgiu cerca de 12 mil anos atrás durante o período neolítico, sendo um dos processos constitutivos das primeiras civilizações. Nesse sentido, ela foi desenvolvida de forma gradual, sendo que a plantação de cereais e tubérculos foram as primeiras formas de cultivo.

Qual é a importância da agricultura tradicional?

A importância da agricultura é, assim, indiscutível, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia mundial.

O que é a agricultura orgânica?

Agricultura Orgânica é um processo produtivo comprometido com a organicidade e sanidade da produção de alimentos vivos para garantir a saúde dos seres humanos, razão pela qual usa e desenvolve tecnologias apropriadas à realidade local de solo, topografia, clima, água, radiações e biodiversidade própria de cada contexto ...

O que são técnicas tradicionais de cultivo?

Agricultura Tradicional: É o cultivo de uma determinada cultura sem utilização de defensivos agrícolas, as sementes não são selecionadas, não há correção de solo, as técnicas praticadas são rudimentares, como arado de tração animal, com produção baixa pela falta de modernização.

Quais são os principais sistemas agropecuários tradicionais de subsistência?

No Brasil, a agricultura de subsistência é praticada nas “roças”, onde são comuns ferramentas como a enxada, machado, foice e arado. Na Ásia, a rizicultura (cultivo de arroz) é muito comum em propriedades coletivas de subsistências.

É um tipo de sistema agrícola primitivo?

(UFPE) “É um tipo de sistema agrícola primitivo, adotado historicamente nos ecossistemas de floresta tropical, em que o ser humano derruba trecho da floresta, queimando-o como preparo da terra para o cultivo de subistência, obtendo durante poucos anos (4 a 6) alimento e, posteriormente, abandonando essa área que se ...

Quais as principais características da agricultura intensiva praticada na América Anglo-saxônica?

AGROPECUÁRIA NA AMÉRICA:

América Anglo-Saxônica (EUA e Canadá): países de colonização de povoamento, atividade bastante desenvolvida, voltada para o mercado interno, com grandes investimentos de capital e tecnologia na produção, agricultura extremamente mecanizada, clima temperado e mínima quantidade de mão-de-obra.

Como funciona o sistema intensivo?

Com o sistema intensivo pode-se obter alta produtividade, algumas vezes acima de 30 toneladas por hectare/ano. ... Esse sistema tem como característica principal a utilização de pequenos tanques com alta densidade de estocagem e alta renovação de água, se realizado em terra.

Quais as vantagens da agricultura intensiva?

Entre as principais vantagens da agricultura intensiva estão:
  • alta produtividade para atender à demanda da população;
  • aperfeiçoamento das tecnologias e técnicas de produção;
  • maior eficiência operacional, aproveitando ao máximo espaços menores de ocupação e reduzindo desperdícios de insumos.

Quais as vantagens e desvantagens da produção intensiva?

Devido ao pequeno uso de técnicas modernas para o cultivo, a sua produtividade é baixa, ficando em desvantagem no mercado. ... A agricultura intensiva é praticada em áreas de alto valor comercial, tal qual há um maior investimento na produção, para uma maior produtividade e maior rentabilidade do uso do solo.

Artigo anterior
Qual o papel do regulador das entidades do setor público?
Artigo seguinte
Quanto custa 1kg de pasta base na Europa?