Quais são os instrumentos organizativos da Estratégia de Saúde da Família?

Perguntado por: Ângelo Cristiano Ribeiro Alves  |  Última atualização: 26. September 2024
Pontuação: 4.4/5 (11 avaliações)

Esses instrumentos são:
  • Territorialização.
  • Diagnóstico da população cadastrada e planejamento das ações.
  • Vinculação do agente comunitário de saúde (ACS) a um setor censitário (aproximadamente 500 famílias)
  • Adstrição do usuário à equipe.

Quais os 5 cinco princípios gerais da Estratégia Saúde da Família?

doutrinários, que são os da universalidade, da equidade e da integralidade, e organizacionais, que são os da regionalização e hierarquização, da resolubilidade, da descentralização e da participação da sociedade.

Quais são as estratégias de Saúde da Família?

Dentre as principais ações realizadas por essa equipe, estão as ações sociais e de Promoção da Saúde, campanhas de prevenção, gerenciamento de agravos e reabilitação de doenças comuns naquele território.

Como é organizado os cuidados pelas equipes de saúde da família na Atenção Básica?

Está organizada em quatro dimensões: Autoavaliação; Monitoramento; Educação Permanente; e Apoio Institucional. Na terceira fase ocorre a avaliação externa, quando são averiguadas as condições de acesso e de qualidade da totalidade de municípios e equipes da Atenção Básica, participantes do programa.

Qual a composição da equipe da estratégia de Saúde da Família?

A Equipe de Saúde da Família (eSF) é multiprofissional, composta no mínimo por médico, preferencialmente da especialidade medicina de família e comunidade, enfermeiro, preferencialmente especialista em saúde da família; auxiliar e/ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde (ACS).

AULA 1 - AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE

36 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais características do Programa Saúde da Família?

Caracteriza-se pela sintonia com os princípios da universalidade, eqüidade da atenção e integralidade das ações. Estrutura-se, assim, na lógica básica de atenção à saúde, gerando novas práticas e afirmando a indissociabilidade entre os trabalhos clínicos e a promoção da saúde.

Qual é o principal propósito da estratégia de Saúde da Família?

Tem como objetivo reorganizar a prática assistencial, centrada no hospital, passando a enfocar a família em seu ambiente físico e social. substituir o modelo tradicional, levando a saúde para mais perto da família e, com isso, melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

Qual a composição mínima da equipe de ESF?

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é composta por equipe multiprofissional que possui, no mínimo, médico generalista ou especialista em saúde da família ou médico de família e comunidade, enfermeiro generalista ou especialista em saúde da família, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS) ...

Como é a organização da Atenção Básica?

A Atenção Básica considera o sujeito em sua singularidade, na com- plexidade, na integralidade e na inserção sócio-cultural e busca a promoção de sua saúde, a prevenção e tratamento de doenças e a redução de danos ou de sofrimentos que possam comprometer suas possibilidades de viver de modo saudável.

Como é organizado o acolhimento na Atenção Básica?

O acolhimento na atenção básica ocorre por meio do comprometimento em receber, ouvir e tratar de forma humanizada os usuários. Objetivo: Promover acolhimento de forma humanizada à todos os usuários que necessitam de atendimento na Unidade Básica de Saúde, por meio da equipe multiprofissional.

Qual a importância da Estratégia Saúde da Família dentro a atenção básica?

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é o pilar central em que se alicerça a expansão, consolidação e qualificação da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), cujos princípios são: promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde.

Quanto à Estratégia Saúde da Família pode se afirmar que?

Pode-se afirmar, sobre a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que: A o médico atuante em uma equipe de saúde da família deve ser um generalista, ou seja, preferencialmente não deve possuir especialização em qualquer área.

Quais são os princípios básicos do programa Saúde da Família?

O PSF deixou de ser um programa, passando a ser uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, que tem como princípios a família como foco de abordagem, território definido, adscrição de clientela, trabalho em equipe interdisciplinar, co- responsabilização, integralidade, resolutividade, intersetorialidade e ...

Quais as 4 principais funções da Atenção Básica na rede de Atenção à Saúde?

A Atenção Primária em Saúde abrange “a promoção, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação, de acordo com o perfil epidemiológico e as necessidades de saúde apresentadas pela população de um território“.

Quais são os 4 níveis de Atenção à Saúde?

Os níveis de atenção e assistência à saúde no Brasil são estabelecidos pela Portaria 4.279 de 30 de dezembro de 2010, que estabelece as diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo eles: atenção primária, atenção secundária e terciária.

Quais são os 4 tipos de indicadores de saúde?

  • 2.1. Validade.
  • 2.2. Confiabilidade (ou reprodutibilidade ou fidedignidade)
  • 2.3. Representatividade ou cobertura.
  • 2.4. Aspectos éticos.

Qual é a diferença entre UBS e eSF?

A UBS também faz parte da Atenção Básica, que é desenvolvida pelas equipes de Saúde da Família (ESF), entre outras. Nessas unidades são feitos curativo, inalação, pré-natal, acompanhamento de hipertensão, diabete, dores crônicas, diarreia e febre, além de outros casos onde não é necessário atendimento de urgência.

Qual é a diferença entre UBS e USF?

Geralmente a unidade básica atende um bairro inteiro, já a USF tem um médico generalista, um médico do Programa Saúde da Família e mais uma equipe multidisciplinar que atende até 3,5 mil habitantes em uma área definida”, diz.

Qual é a PNAB mais recente?

Em 2020, a novidade mais recente da PNAB foi a criação das Unidades de Saúde da Família (USF). A diferença para a Unidade Básica de Saúde é a exigência de pelo menos uma equipe de Saúde da Família, formada por um auxiliar ou técnico de enfermagem, um enfermeiro, um médico e um agente comunitário da saúde.

Quantas pessoas Uma equipe de eSF deve atender?

Cada equipe de Saúde da Família (eSF) deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000 pessoas, respeitando critérios de equidade para essa definição.

Quem pode ser coordenador da atenção básica?

Profissional de nível superior, preferencialmente com experiência em Atenção Primária à Saúde, que atue com carga horária semanal de 40 horas e que não seja integrante das equipes vinculadas à Unidade de Saúde da Família (USF) em que exercer a função de Gerente de Atenção Primária.

Por que a eSF foi criada?

Tem como objetivo reorganizar a prática assistencial, centrada no hospital, passando a enfocar a família em seu ambiente físico e social (5).

Qual é o papel da equipe de saúde da família?

As equipes de saúde da família estabelecem vínculo com a população, possibilitando o compromisso e a co-responsabilidade dos profissionais com os usuários e a comunidade, com o desafio de ampliar as fronteiras de atuação e resolubilidade da atenção.

Quantas pessoas o médico do PSF tem que atender por dia?

cada turno de 4 horas no PSF, considerando que, segundo a consulente, "o médico profissional, por lei, tem o dever de atender apenas 16 (dezesseis) pacientes por cada 04(quatro) horas de trabalho".

Quais são os programas de atenção básica?

Quais são os programas de saúde pública?
  • Saúde da Família.
  • Programa de vacinação.
  • Controle de HIV/Aids.
  • Transplantes.
  • Tratamento contra Hepatite C.
  • Controle do tabagismo.

Artigo anterior
O que é cromatina e qual sua função?
Artigo seguinte
Como calcular a quantidade de gordura por dia para hipertrofia?