O que é cromatina e qual sua função?

Perguntado por: Tatiana Doriana Vaz de Costa  |  Última atualização: 26. September 2024
Pontuação: 4.1/5 (42 avaliações)

Em citologia, cromatina é o complexo de DNA (RNA) e proteínas que se encontram dentro do núcleo celular nas células eucarióticas. Os ácidos nucléicos encontram-se geralmente na forma de dupla-hélice. As principais proteínas da cromatina são as histonas.

O que é cromatina resposta?

O complexo de DNA mais histonas e outras proteínas estruturais é chamado de cromatina.

O que é cromossomo e qual a sua função?

Os cromossomos são estruturas que abrigam o material genético dentro da célula. Em outras palavras, um cromossomo é uma molécula de DNA condensada, que carrega a informação genética herdada dos progenitores.

O que é a cromatina presente no núcleo celular?

Cromatina. A cromatina é formada por filamentos duplos de DNA agregados a proteínas, especialmente histonas, mas também a proteínas não histônicas. A associação do DNA com as histonas dão origem aos nucleossomos. Os nucleossomos, por sua vez, se agruparão em estruturas mais complexas até instituírem os cromossomos.

Quais os tipos e funções das histonas?

Funções. As histonas funcionam como a matriz na qual o DNA se enrola. Têm um papel importante na regulação dos genes. Por meio do seu enrolar exibir zonas de DNA ligante que são mais propícias à transcrição do que zonas que compõem o nucleossomo, bem como o seu “recolher” de DNA ligante implica em silenciamento.

O que é cromatina?| Biologia para vestibulares!

22 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de cromatina?

A cromatina pode ser dividida em eucromatina e heterocromatina.

Qual é a composição da cromatina?

A composição química da cromatina é constituída por DNA (ácido desoxirribonucléico) e proteínas, principalmente histonas.

Onde se encontra a cromatina na célula?

É no nucleoplasma que encontramos a cromatina, definida como DNA associado a proteínas histonas.

Como se apresenta a cromatina?

A cromatina é constituída de DNA em proteínas histonas e proteínas não histonas. A unidade básica da cromatina é chamada de nucleossomo, constituída por 146 pares de bases de DNA dupla fita que ficam enrolados sobre um cerne de oito histonas.

Qual a diferença entre a cromatina E o cromossomo?

A cromatina consiste em um filamento fino e alongado de DNA que é encontrado durante a interfase. Nessa fase a célula não se encontra em divisão. Por sua vez, cada filamento de cromatina configura um cromossomo. Sendo assim, o cromossomo é a cromatina enrolada sobre si mesma.

Qual a diferença entre cromossomo e DNA?

Os genes são segmentos de ácido desoxirribonucleico (DNA) que contêm o código para uma proteína específica que funciona em um ou mais tipos de células no organismo ou codificam as moléculas funcionais de ácido ribonucleico (RNA). Cromossomos são estruturas dentro das células que contêm os genes de uma pessoa.

Qual é a função do núcleo?

O núcleo responsabiliza-se por todas as funções celulares, ou seja, é ele o responsável por comandar as células, principalmente as reações químicas. O DNA fica localizado no núcleo celular, por tanto, é no núcleo que está contida todas as informações genéticas.

Qual é o nome da membrana que envolve o núcleo?

A carioteca, também chamada de envoltório nuclear ou envelope nuclear, é um conjunto de membranas que reveste o núcleo celular de organismos eucariotos, separando o conteúdo nuclear do conteúdo citoplasmático. Ela é constituída de duas membranas formadas por uma bicamada lipídica e proteínas associadas.

Qual é a função do Nucleoide?

No nucleoide, são encontrados todos os genes necessários para que a célula seja capaz de realizar suas atividades, ou seja, é nesse local que se encontra a informação genética essencial para a sobrevivência do organismo.

Onde fica a cromatina no núcleo?

Dentro do núcleo, a cromatina (DNA enrolado em volta de proteínas, descrita mais abaixo) é armazenada em uma substância gelatinosa chamada nucleoplasma. Envolvendo o nucleoplasma está o envelope nuclear, que é formado por duas camadas de membrana: uma membrana externa e uma membrana interna.

O que é um cromossomo?

O que é cromossomo? Entender o que é cromossomo permite a compreensão do processo de divisão celular e também de hereditariedade. Os cromossomos são estruturas formadas por uma molécula de DNA associada a moléculas proteicas.

O que é cromatina irmã?

Durante a mitose, as cromátides permanecem unidas pelo centrômero e são chamadas "cromátides-irmãs". Uma cromátide irmã é uma das duas cromátides do mesmo cromossomo unidas por um centrômero comum.

Como a cromatina se transforma em cromossomos?

Quando a célula inicia seu processo de divisão (mitose ou meiose), esses filamentos se espiralizam (enrolam-se sobre si mesmos) e se condensam, transformando-se nos famosos cromossomos. Ou seja, eles são praticamente a mesma coisa, porém com estruturas diferentes.

Quais os níveis de organização da cromatina?

(1) Cadeia simples de DNA . (2) Filamento de cromatina (DNA com histonas). (3) Cromatina condensada em interfase com centrómeros. (4) Cromatina condensada em profase.

O que é o que é cariótipo?

Cariótipo é o nome dado ao conjunto de cromossomos de uma dada espécie e apresenta forma, tamanho e número característicos. A morfologia desses cromossomos é constante para a espécie, entretanto o número pode variar em casos de alterações cromossômicas.

Por que a cromatina tem esse nome?

– presente nas células dos eucariontes. O termo “cromo” significa cor. Por isso a cromatina recebe esse nome, pois fica colorida, corada fortemente ao aplicarmos alguns corantes nas células.

Qual é a diferença entre eucromatina e heterocromatina?

Eucromatina: regiões do cromossomo que apresentam um padrão normal de condensação e distensão durante o ciclo celular. geralmente áreas onde está ocorrendo a expressão gênica. Heterocromatina: regiões do cromossomo condensadas por todo o ciclo celular e são transcricionalmente inativas.

Tem RNA no cromossomo?

O primeiro cientista, entretanto, a descrever o processo da divisão celular mitótica de forma clara e objetiva foi o zoólogo alemão Anton Schneider, em 1873 (Kavalko, 2003). Os cromossomos são estruturas complexas, localizadas no núcleo das células, compostos por DNA, histonas e outras proteínas, RNA e polissacarídios.

Artigo anterior
Quais os tipos de apraxia?
Artigo seguinte
Quais são os instrumentos organizativos da Estratégia de Saúde da Família?