Quais são os instrumentos de planejamento?
Perguntado por: Sara Violeta Moura Sousa | Última atualização: 30. April 2022Pontuação: 4.7/5 (16 avaliações)
Compõe-se de três instrumentos: o Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual - LOA.
Quais os instrumentos de planejamento?
- Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI)
- Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG)
- Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
- Lei Orçamentária Anual (LOA)
Quais são os instrumentos de planejamento do SUS?
Os instrumentos para o planejamento e gestão no âmbito do SUS são: o Plano de Saúde e as respectivas Programações Anuais e o Relatório de Gestão. Estes instrumentos se interligam sequencialmente compondo um processo cíclico de planejamento e gestão para operacionalização integrada, solidária e sistêmica do SUS.
Quais são os três instrumentos de planejamento utilizados nas três esferas de gestão do SUS?
Os instrumentos para o planejamento no SUS são: Plano de Saúde - PS; • Programações Anuais de Saúde - PAS; • Relatório de Gestão (Anual e Quadrimestrais) – RAG/ RDQA.
São instrumentos de planejamento da gestão do governo municipal?
Ele é composto por três instrumentos: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).
Quais são os instrumentos de Planejamento Sucessório mais utilizados?
Quais os instrumentos de planejamento financeiro de um município?
- Art. ...
- I - o plano plurianual;
- II - as diretrizes orçamentárias;
- III - os orçamentos anuais.
- Art.
Qual a importância dos instrumentos de planejamento na gestão pública PPA LDO e LOA?
Conhecendo e compreendendo a importância das Leis: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) é possível acompanhar como os recursos públicos são aplicados e de que forma são utilizados para que sejam revertidos em melhorias em benefício da comunidade.
Quais são as três esferas de gestão do SUS?
8.142, de 1990) propôs a conformação de conselhos de saúde nas três esferas de governo: União, estados e municípios.
Quais os principais instrumentos de gestão?
- Planejamento para o alcance das metas de aprimoramento da gestão;
- Definição de: indicadores; níveis de gestão; ...
- Apoio entre os entes federados para o alcance das metas;
- Mecanismos de acompanhamento e avaliação.
O que é um instrumento de gestão?
Os instrumentos de gestão visam orientar a actividade da Inspeção-geral das Atividades Culturais, para a prossecução dos seus objectivos, desempenhando, igualmente, um papel fundamental na boa gestão dos recursos que lhe estão afectos.
Qual é o instrumento central do planejamento da saúde pública?
A Agenda de Saúde é um instrumento de gestão pelo qual os governos federal, estaduais e municipais estabelecem, justificam e detalham as prioridades da política de saúde.
O que é sistema de planejamento do SUS?
O PlanejaSUS tem por objetivo coordenar o processo de planejamento no âmbito do SUS, tendo em conta as diversidades existentes nas três esferas de go- verno, de modo a contribuir – oportuna e efetivamente – para a sua consolidação e, conseqüentemente, para a resolubilidade e qualidade da gestão, das ações e dos ...
Quais são os principais instrumentos de planejamento da regionalização?
Os principais instrumentos de planejamento da Regionalização são o Plano Diretor de Regionalização (PDR), o Plano Diretor de Investimento (PDI) e a Programação Pactuada e Integrada da Atenção à Saúde (PPI).
O que é LOA PPA e LDO?
O PPA (Plano Plurianual), a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual) foram instituídos pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 165, e formam o que chamamos de Modelo Orçamentário Brasileiro.
Quais são as características do PPA?
O título que recebeu o PPA do Governo Bolsonaro é Planejar, Priorizar e Alcançar, sendo caracterizado pelo predomínio das pautas econômicas. Mais da metade dos recursos que serão usados nestes quatro anos se concentra no eixo econômico.
O que é a LDO e qual é a sua função?
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual. Ou seja, é um elo entre esses dois documentos.
Quais são os instrumentos de gestão escolar?
- Gestão pedagógica da escola. Esse é o pilar mais importante de todos. ...
- Gestão administrativa da escola. ...
- Gestão financeira da escola. ...
- Gestão de recursos humanos da escola. ...
- Gestão da comunicação da escola. ...
- Gestão de tempo e qualidade do ensino.
Quais os principais instrumentos de gestão da Assistência Social?
O Plano de Assistência Social (PAS), o Orçamento, o Monitoramento, a Avaliação e a Gestão da Informação e o Relatório Anual de Gestão, de acordo com o texto da Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004) são os instrumentos de gestão da área.
Quais os tipos de instrumentos de gestão ambiental?
Entende-se como instrumentos de Gestão Ambiental, o licenciamento ambiental, o estudo de impacto ambiental, o geoprocessamento, a educação ambiental, a mediação de conflitos e o planejamento ambiental, e a auditoria ambiental.
Quais são as esferas de atuação da vigilância em saúde?
O conceito de vigilância em saúde inclui: a vigilância e o controle das doenças transmissíveis; a vigilância das doenças e agravos não- transmissíveis; a vigilância da situação de saúde, vigilância ambiental em saúde, vigilância da saúde do trabalhador e a vigilância sanitária.
Quais os 4 princípios do SUS?
- Universalidade. Todo cidadão tem direito à saúde e acesso a todos os serviços públicos de saúde. ...
- Integralidade. Todas as pessoas devem ser atendidas desde as necessidades básicas, de forma integral. ...
- Equidade. ...
- Descentralização. ...
- Regionalização. ...
- Hierarquização. ...
- Participação social.
Como é dividido o SUS?
Visando proteger, restaurar e manter a saúde dos cidadãos o SUS é dividido em 3 níveis de atenção: o primário, o secundário e o terciário.
Qual a importância da LOA para gestão pública?
A Lei de Orçamento Anual (LOA) é uma ferramenta de gestão muito importante para os nossos gestores públicos, se for usada de forma correta e eficiente pode contribuir e muito para melhorar a gestão dos recursos públicos e com isso cooperar com o desenvolvimento do município, pois visa o planejamento e a execução das ...
Qual a importância do planejamento da receita pública na LOA para as ações governamentais?
Esse planejamento é essencial para oferecer serviços públicos adequados, além de especificar gastos e investimentos que foram priorizados pelos poderes. Essa ferramenta estima tanto as receitas que o Governo espera arrecadar quanto fixa as despesas a serem efetuadas com o dinheiro.
Qual a importância do Plano Plurianual?
O plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada (LEI COMPLEMENTAR 709, 1993).
Qual o prazo para apresentação de embargos?
Qual a gravidade da encefalite?