Como se referir a uma pessoa não-binária?

Perguntado por: Tiago Costa Coelho  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.4/5 (10 avaliações)

Enquanto alguns indivíduos não binários optam por um pronome de tratamento específico ("ele" ou "ela"), outros preferem os neutros, como “ile” ou “elu”, que substitui os marcadores de gênero (“a” e “o”) por “u”.

Como se referir a pessoas não Binarias?

O ideal é sempre perguntar por quais nomes e pronomes a pessoa gostaria de ser chamada. No entanto, basicamente, você pode utilizar os pronomes “ele” e “dele” para indivíduos que se identificam como homens trans, e “elu” e “delu” para aqueles que se identificam como não binários.

Quais são os pronomes neutros?

Pronome neutro é aquele que tem uma terceira letra para além do “a” e do “o” como vogal temática. Ele é utilizado com o objetivo de não especificar gênero e sim se referir a todas as pessoas, principalmente às não-binárias, aquelas que não se identificam com a binariedade, resumida apenas ao masculino e ao feminino.

Como falar pronome neutro?

Para falar com pessoas de gêneros 'não-binários', o guia recomenda o uso dos artigos 'x/ile/dile', ao invés de 'a/ela/dela' ou 'o/ele/dele'. “Respeite sempre o nome social das pessoas trans e nunca pergunte 'qual o seu nome 'verdadeiro'?.

Como usar o pronome elu?

Um dos sistemas mais utilizados é o ELU. Aqui, o "a" ou "e" no final dos pronomes é substituído por um "u". Exemplo: em vez de "ele" ou "ela", utiliza-se "elu"; "dele" ou "dela" fica "delu". Para palavras terminadas em "a" ou "o", utiliza-se o "e".

Pessoas Não-Binárias Respondem: O que é ser não-binário? Como chamar? Qdo percebeu? - Põe Na Roda

45 questões relacionadas encontradas

O que significa elu Delu Todes?

Em lugar de dizer “ele” ou “ela”, diz-se “elu”. Para “dele” ou “dela”, utilize-se “delu”. Já em palavras terminadas em “a” ou “o”, troca-se pelo “e”, como em “linde”, “tranquile”, “namorade”. Em palavras em que o “e” sinaliza o masculino, utiliza-se o “ie”, como em “professories”.

O que é o Sistema Elu de linguagem?

O “Sistema Elu” pretende ser um conjunto de propostas sobre como referir-se, na língua portuguesa, às pessoas não-binárias ou cujo género é desconhecido ou indeterminado, assim como a grupos com diferentes géneros, sem recorrer ao uso do “masculino genérico”. Em outros contextos tal linguagem não é aplicável.

Como escrever com pronome neutro?

A comunicação com neutralidade apresenta sua adaptação na troca do pronome possessivo que pode ser no masculino ou feminino, para o uso do pronome neutro.
  1. Exemplos:
  2. Masculino: ''Ariel é muito esperto''.
  3. Feminino: ''Ariel é muito esperta''.
  4. Linguagem neutra de gênero: ''Ariel é muito esperte''.

O que significa elu Delu?

Por exemplo, quando alguém se identifica com o gênero feminino, podemos nos referir a esta como “ela” ou “dela”. Quando é masculino temos “ele ou “dele”. E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”.

Porque não usar pronome neutro?

Para os que questionam a linguagem neutra, um argumento para não usá-la é que a norma culta da língua define como neutro o uso do gênero masculino em plurais e generalizações, o que eliminaria a necessidade de distinguir se são homens e mulheres.

O que diabos é pronome neutro?

Pronome pessoal de terceira pessoa do singular neutro de gênero, popularmente chamado de pronome neutro, refere-se aos pronomes que não especificam o sexo/gênero de um indivíduo, representando outrem, que seria, outra pessoa além da que faz a oratória ou à que se dirige.

Quais são os pronomes LGBT?

As opções de gênero disponíveis incluem homem trans, mulher trans, pessoa trans, intersexo, não binário, agênero e pangênero, entre muitos outros. Em relação aos pronomes, o usuário pode optar por ela/dela, ele/dele, elu/delu, iel/ellui e il/lui, entre as alternativas.

Qual a diferença entre queer e não binário?

Costuma-se dizer que o não binário é um termo “guarda-chuva”, capaz de abrigar dentro de si uma infinidade de identidades de gênero. O nome genderqueer (ou gênero queer) também é utilizado para nomear toda a multiplicidade de identidades não binárias.

O que linguagem não Binaria?

A linguagem neutra, ou também conhecida como linguagem não-binária tem sido cada vez mais discutida entre as pessoas e dentro das academias no Brasil. Ela consiste em não determinar gênero masculino ou feminino para incluir pessoas que não se identificam como homens ou mulheres.

O que é um cisgênero?

Cisgênero é o indivíduo que se identifica com o sexo biológico com o qual nasceu. Um exemplo de cisgênero é uma pessoa que nasceu com genitália feminina e cresceu com características físicas de “mulher”, além disso adotou padrões sociais ligados ao feminino, comumente expressados em roupas, gestos, tom de voz.

O que é uma pessoa binário?

É um tipo comum de sistemas de gênero. O termo descreve um sistema no qual a sociedade divide as pessoas entre homem e mulher, e determina para elas papéis sociais de gênero, identidades de gênero e atributos. Papeis de gênero são um dos aspectos de um sistema de gêneros binários.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como usar o gênero neutro?

Essa linguagem funciona trocando as letras “a” e “o”, dos finais das palavras que determinam gênero. No seu lugar, uma letra neutra é colocada. Por exemplo, as palavras “todos” e “brasileiros” seriam usadas apenas para aqueles que se identificam com o sexo masculino.

Quais são os tipos de pronome?

Os 7 tipos de pronomes
  1. Pronome Pessoal. Os pronomes pessoais são aqueles que indicam a pessoa do discurso e são classificados em dois tipos: ...
  2. Pronome Possessivo. ...
  3. Pronome Demonstrativo. ...
  4. Pronome de Tratamento. ...
  5. Pronome Indefinido. ...
  6. Pronome Relativo. ...
  7. Pronome Interrogativo.

Como funciona Os pronomes?

O pronome é a palavra que substitui ou acompanha um substantivo (nome), definindo-lhe os limites de significação. Existem vários tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Como descobrir seus pronomes?

Veja abaixo a relação de cada pessoa do discurso com seus pronomes possessivos:
  1. Eu → meu, minha, meus, minhas.
  2. Tu → teu, tua, teus, tuas.
  3. Ele → seu, seus sua, suas.
  4. Nós → nosso, nossos, nossa, nossas.
  5. Vós → vossa, vosso, vossos, vossas.
  6. Eles → seu, sua, seus, suas.

Quais são os gêneros que existem?

Quantos gêneros existem? Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

Qual a diferença entre Agenero e não-binário?

Pessoas agêneras são aquelas que não têm qualquer gênero e isso as torna não-binárias, porque o padrão binário de gênero força que todas as pessoas sejam ou mulheres ou homens somente, e a ausência de gênero não se enquadra nisso.

Como ser genderqueer?

Genderqueer pode ser (1) uma identidade de gênero não-binária de pessoas trans, ou (2) uma identidade de pessoas de gênero binário que têm expressão de gênero não-binária, sendo que podem ser cis ou trans. Portanto, genderqueer se encaixa na não-binaridade, podendo ser um gênero não-binário ou não (depende da pessoa).

Como saber se sou genderqueer?

Pessoas de gênero queer, ou genderqueer, podem ser:
  1. Pessoas que não são nem 100% homens, nem 100% mulheres. ...
  2. Pessoas cujo gênero e orientação estão interligados (por exemplo, homens que não se sentem exatamente homens por sentirem atração por homens, e agem de forma que não associam ao gênero masculino por conta disso);

Artigo anterior
Como combater as críticas?
Artigo seguinte
Qual é o substantivo de amar?