Qual o prazo para apresentação de embargos?

Perguntado por: Bernardo Mendes de Loureiro  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (54 avaliações)

O prazo para apresentação de embargos à execução é de 15 dias úteis contados a partir da juntada do mandado de citação, penhora ou avaliação nos autos.

Qual o prazo para apresentação de embargos à execução?

A relatora, ministra Nancy Andrighi, explicou que, no processo executivo, sejam quais forem o meio executório e o seu procedimento, o prazo para o executado oferecer embargos à execução é único, sempre de 15 dias, variando apenas seu termo inicial (artigo 915 do Código de Processo Civil – CPC).

Qual o prazo para apresentar embargos de declaração?

Os embargos serão opostos, no prazo de 5 (cinco) dias, em petição dirigida ao juiz, com indicação do erro, obscuridade, contradição ou omissão, e não se sujeitam a preparo. § 1o Aplica-se aos embargos de declaração o art. 229.

Qual o prazo para apresentação de embargos pelo município?

Para embargos à execução: 15 dias (arts. 806 e 915) e 30 dias (art. 910). Para embargos de terceiro: 5 dias (art.

Qual o prazo para apresentar os embargos e qual é o termo inicial desse prazo?

Os embargos devem ser opostos pelo executado no prazo de 30 dias, que começa a correr (art. 16 da LEF):

Quando se inicia o prazo para apresentação dos embargos à execução?

18 questões relacionadas encontradas

Quando começa o prazo para embargos à execução trabalhista?

O prazo para oposição de embargos à execução inicia-se na data da garantia do juízo, com a contagem do quinquídio a partir do primeiro dia útil imediato do depósito efetuado ou da intimação dos bens penhorados, conforme dispõe o art. 884 da CLT .

Qual o prazo para embargos à execução na Justiça do Trabalho?

CLT. Art. 884 – Garantida a execução ou penhorados os bens, terá o executado 5 (cinco) dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exequente para impugnação.

Qual o prazo para Fazenda Pública opor embargos?

Prazo de 30 dias para a Fazenda Pública embargar execução é constitucional.

Qual o prazo para o município contestar?

O prazo processual normal para apresentar contestação é de 15 dias úteis. Se a Fazenda Pública possui prazo em dobro, seu prazo processual de Contestação será de 30 dias úteis, nos termos do art.

Qual o prazo para o município apresentar impugnação?

(1) O art. 535, Novo CPC, portanto, trata da impugnação ao cumprimento de sentença pela Fazenda Pública. Esta terá, portanto, o prazo de 30 dias para impugnar a execução.

O que vem depois dos embargos de declaração?

O que acontece após os embargos de declaração? Após a interposição dos embargos de declaração, o prazo para oferecimento do recurso cabível será interrompido. Somente após o julgamento dos embargos é que o prazo para oferecer o recurso será reiniciado.

Qual o efeito dos embargos de declaração?

Efeito devolutivo

O primeiro dos efeitos dos embargos de declaração é impedir o trânsito em julgado da decisão embargada. Por um lado, como se verá a seguir, eles interrompem o prazo para a interposição de outros recursos, eventualmente cabíveis.

O que diz o artigo 884 da CLT?

884 da CLT que diz: “Garantida a execução ou penhora os bens, terá o executado 30 (trinta) dias para apresentar embargos, cabendo igual prazo ao exeqüente para impugnação.

Como é contado o prazo de 30 dias para o executado oferecer embargos à execução fiscal?

Considerando que a oferta de embargos só será permitida após demonstração da efetiva garantia do processo, o mencionado prazo de trinta dias será contado desde a data da intimação do depósito, seguida da formalização correspondente. O Superior Tribunal de Justiça manifestou-se nesse sentido.

Quando o município tem prazo em dobro?

O Município goza de prazo em dobro para todas as suas manifestações, contando-se apenas os dias úteis (art. 183 , caput, CPC ).

Quem tem prazo em dobro para contestar?

Art. 229. Os litisconsortes que tiverem diferentes procuradores, de escritórios de advocacia distintos, terão prazos contados em dobro para todas as suas manifestações, em qualquer juízo ou tribunal, independentemente de requerimento.

Quando a Fazenda Pública não tem prazo em dobro?

183 do Novo CPC trouxe a regra do prazo em dobro para todas as manifestações da Fazenda Pública, salvo exceção de prazos específicos, o que não é o caso, havendo a previsão de juntada da cópia do Agravo de Instrumento em 3 (três) dias (art. 1.018, § 2º), o prazo para a Fazenda Pública será de 6 (seis) dias.

Qual o prazo para a Fazenda Pública Contrarrazoar?

O Prazo das Contrarrazões à apelação é de 15 dias úteis no Novo CPC, conforme o art. 1010: “Art. 1.010, § 1º: O apelado será intimado para apresentar contrarrazões no prazo de 15 (quinze) dias.

Qual o prazo para Fazenda se manifestar em juízo Há exceções?

“Art. 297. O réu poderá oferecer, no prazo de 15 (quinze) dias, em petição escrita, dirigida ao juiz da causa, contestação, exceção e reconvenção”. Sendo assim, no caso do prazo para contestar a inicial, a Fazenda Pública, possui o prazo de 60 (sessenta) dias, para apresentar sua contestação.

Quando começa a contar o prazo da Fazenda Pública?

Art. 183. A União, os Estados, o Distrito Federal, os Municípios e suas respectivas autarquias e fundações de direito público gozarão de prazo em dobro para todas as suas manifestações processuais, cuja contagem terá início a partir da intimação pessoal.

O que diz o artigo 878 da CLT?

878. A execução será promovida pelas partes, permitida a execução de ofício pelo juiz ou pelo Presidente do Tribunal apenas nos casos em que as partes não estiverem representadas por advogado.

O que diz o artigo 880 da CLT?

880 - O Juiz ou presidente do Tribunal, requerida a execução, mandará expedir mandado de citação ao executado, a fim de que cumpra a decisão ou o acordo no prazo, pelo modo e sob as cominações estabelecidas, ou, em se tratando de pagamento em dinheiro, para que pague em 48 horas, ou garanta a execução, sob pena de ...

O que é Embargos à Execução no processo trabalhista?

Os embargos à execução também chamados de embargos do executado ou embargos do devedor têm natureza jurídica de ação que visa desconstituir certos atos da execução. São peculiaridades dos embargos à execução: a) Partes: o credor ou exequente - o autor; o devedor ou executado - o réu.

Quais são os pressupostos para os embargos à execução trabalhista?

884 da CLT , como pressuposto de admissibilidade dos embargos à execução, a obrigatoriedade da indicação, pelo embargante, do "valor que entende correto", não se pode tomar emprestada norma do processo comum para aplicá-la no processo trabalhista.

O que quer dizer embargos à execução?

Embargos à execução é a ação proposta, pelo devedor, para exonerar-se da execução de suas dívidas pelo credor.

Artigo anterior
Como fazer teste do cotonete para saber se a menstruação vai descer?
Artigo seguinte
Quais são os instrumentos de planejamento?