Quais são os grupos de anelídeos?

Perguntado por: Santiago Micael Esteves Jesus Moreira  |  Última atualização: 23. August 2024
Pontuação: 4.5/5 (75 avaliações)

Os anelídeos são agrupados em três classes: Polychaeta, Oligochaeta e Hirudínea.

Como são classificados os anelídeos?

Tradicionalmente os anelídeos são classificados em três grupos: poliquetas, oligoquetas e hirudíneos. Estudos filogenéticos recentes mostram alguns problemas relacionados a essa divisão, porém abordaremos a divisão em três grupos por ser a mais difundida.

Quais são os animais do grupo anelídeos?

Minhocas, sanguessugas e outros animais invertebrados de corpo mole, cilíndrico e dividido em anéis (daí a origem de seu nome) são classificados como anelídeos, pertencentes ao filo Annelida.

Quais os tipos de reprodução dos anelídeos?

A reprodução dos anelídeos ocorre de forma assexuada ou sexuada. Excluindo os poliquetos que são dióicos, os outros anelídeos são hermafroditas.

Quais são os três tipos de anelídeos?

Os anelídeos são classificados, tradicionalmente, de acordo com a presença de cerdas, em três grupos: poliquetas, oligoquetas, hirudíneos.

Anelídeos - Brasil Escola

31 questões relacionadas encontradas

Quais são as doenças que os anelídeos podem causar?

Artigos de Doenças provocadas por vermes
  • Ancilostomíase ou ancilostomose. Você já ouviu falar de ancilostomíase, ancilostomose ou amarelão? ...
  • Ascaridíase. ...
  • Bicho-geográfico. ...
  • Cisticercose. ...
  • Cisto Hidático. ...
  • Esquistossomose. ...
  • Filária. ...
  • Filariose.

Qual é o grupo das minhocas?

A minhoca-da-terra é um animal invertebrado, sem patas, e pertencente ao Filo dos Anelídeos. Caracterizam-se pelo seu corpo cilíndrico, alongado e dividido em anéis.

Quantas anelídeos existem no mundo?

O filo Annelida conta com, aproximadamente, 15 mil espécies, que podem ser encontradas em vários ecossistemas - tanto terrestres, geralmente em locais úmidos, quanto aquáticos (oceanos, rios e lagos). Suas principais representantes são as minhocas e as sanguessugas.

Qual a característica indica o nome anelídeo?

O nome annelida, ou simplesmente anelídeos, vem do latim annulus que significa anel. Este nome faz referência a uma das principais características do grupo: o corpo segmentado numa série de anéis chamados de metâmeros.

O que são anelídeos exemplos?

Exemplo: as minhocas. Classe Polychaeta (poly = várias; chaeta = cerdas) → são anelídeos portadores de inúmeras cerdas inseridas em projeções laterais ao corpo, formando estruturas denominadas parapódios que auxiliam na locomoção. Esses animais são desprovidos de clitelo.

Qual o habitat dos anelídeos?

O habitat dos anelídeos pode ser a água dos mares e oceanos ou a água doce e a terra úmida. Eles são considerados os mais complexos dos vermes. Os anelídeos possuem sistema digestório com boca e ânus, isto é, possuem aparelho digestivo com tubo digestivo completo.

Qual o tipo de larva dos anelídeos?

Os anelídeos apresentam uma larva trocófora que é uma característica que apresentam em comum com outro grupo que veremos no próximo capítulo. O Filo Annelida possui sistema digestivo completo, sistema nervoso bastante desenvolvido e um sistema excretor que segue o padrão seriado do corpo.

Qual é o grupo de animal com maior número de espécies conhecidas?

Arthropoda: maior grupo de animais conhecido, apresentando mais de um milhão de espécies.

Quando surgiu os anelídeos?

Embora a origem dos Anelídeos seja pouco clara, pensa-se, com alguma certeza, que terão surgido há cerca de 550 milhões de anos, nos oceanos primitivos de então. O seu aparecimento deu origem a grandes modificações no Planeta.

Qual a origem do nome anelídeos?

Anelídeos (Annelida, do Latim anellus, "pequenos anéis"), também conhecido como vermes segmentados ou vermes anelares, é um vasto filo, com mais de 17.000 espécies incluindo vermes, minhocas e sanguessugas.

Quantos corações tem os anelídeos?

- A presença de dilatações no sistema circulatório (cinco pares de corações), com capacidade contrátil, auxiliando o fluxo sangüíneo; - Configuração de um sistema circulatório fechado, onde o sangue apenas circula no interior de vasos e capilares; Não pare agora...

Quem são os poliquetas?

Os poliquetas são vermes segmentados pertencentes ao filo Annelida e compreendem um dos grupos mais diversos da macrofauna bêntica. São animais exclusivamente marinhos e a grande maioria das espécies é bentônica, isto é, vivem associados ao sedimento.

Qual é a maior espécie de minhoca?

A maior minhoca do mundo é a “gigante de Gippsland da Austrália” (Megascolides australis), que tem cerca de seis metros de comprimento.

Qual é a função dos anelídeos?

Em séculos passados, elas eram utilizadas amplamente na medicina, para extrair o sangue das pessoas e tratar de problemas como a pressão alta, por exemplo. O paciente melhorava e não sentia nenhuma dor com este processo, pois a sanguessuga libera uma substância anestésica e anticoagulante, a hirudina.

Qual é o nome da minhoca?

Lumbricus terrestris (minhoca da terra)

O que são cerdas dos anelídeos?

Dos parapódios, partem inúmeras cerdas, característica que dá nome à classe (poli = muitas; chaeta = cerdas). A cabeça desses animais é representada pelo prostômio, que possui órgãos sensoriais, tais como olhos e antenas.

Como se reproduzem as minhocas?

Por possuirem os dois sexos (masculino e feminino), as minhocas são hermafroditas. Mas, para que se reproduzam, é necessário que duas delas realizem uma dupla fecundação, e formem, com isso, um casulo cheio de ovos, de onde nascerão pequenas minhocas.

Qual é o sistema nervoso dos anelídeos?

Sistema nervoso ⇒ dois cordões nervosos ventrais com vários pares de gânglios laterais. Cérebro: par de gânglios dorsais com conexões ao cordão ventral; 10. Órgãos sensoriais:> órgãos tácteis, botões gustativos, estatocistos (noção de gravidade) em alguns, células fotoreceptoras e olhos com lentes (em alguns);

Como as minhocas se alimentam?

Elas são, portanto, animais detritívoros, pois se alimentam de detritos de várias origens. As fezes das minhocas contém terra ingerida misturada com matéria orgânica, compondo o húmus de minhoca, um ótimo fertilizante. As minhocas são frequentemente usadas como isca viva, na pesca com linha.

Artigo anterior
O que o verme faz na barriga?
Artigo seguinte
O que suspende o estágio probatório?