Qual a nova definição de trabalho temporário está prevista no caput do art 2º da Lei 6.019 1974 com redação dada pela Lei 13.429 2017?

Perguntado por: Mara Valente de Gonçalves  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (7 avaliações)

, caput, Lei 6.019, trabalhador temporário é o contratado por empresa de trabalho temporário, para prestação de serviço destinado a atender à necessidade transitória de substituição de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços. Pela redação originária do art.

Qual a definição de trabalho temporário?

Segundo a legislação, o trabalho temporário é prestado por pessoa física, contratada por uma empresa de trabalho temporário, que a coloca à disposição de uma empresa tomadora de serviços ou cliente, para atender à necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços.

O que se entende por trabalho temporário nos termos da Lei nº 6.019 74?

Art. 2º - Trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física a uma empresa, para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou à acréscimo extraordinário de serviços.

Quem trabalha como temporário tem direito a Seguro-desemprego?

O trabalhador temporário não tem direito ao seguro-desemprego, bem como não tem direito a aviso-prévio, 40% do FGTS e férias integrais.

Qual o prazo máximo do contrato temporário?

Diferente de outros, o contrato temporário deve ter um prazo máximo estipulado, cabendo uma prorrogação limitada. Este prazo seria de até 180 dias, com uma extensão de mais 90 dias. Um detalhe importante sobre a regra do prazo máximo é sobre a contratação do mesmo trabalhador após a extensão.

Trabalho Temporário - Lei 6.019/74

22 questões relacionadas encontradas

Qual o tempo mínimo para contrato de trabalho temporário?

Outra coisa que eu gostaria de lembrar é que, o prazo de contrato de trabalho temporário não tem um período mínimo, mas precisa manter o prazo de 180 dias. Isso é bom, pois anteriormente às empresas sempre tinham que pedir renovação. Como vimos acima a nova lei permite que o contrato se estenda por mais 90 dias.

Qual é o tempo de contrato de trabalho temporário?

O prazo máximo para um contrato temporário é de 180 dias com a possibilidade de uma única prorrogação para mais 90 dias, caso haja comprovação da necessidade de manutenção das condições que justifiquem a contratação temporária.

Quais são os direitos do trabalhador temporário?

Isso inclui pagamento de horas extras, adicional noturno, vale transporte, descanso semanal remunerado, 13º salário proporcional ao tempo de serviço e férias, também proporcionais ao período trabalhado. O trabalhador temporário não tem direito a seguro desemprego, aviso prévio, 40% do FGTS e férias.

Quais são os direitos dos trabalhadores temporários?

Contrato de trabalho temporário - direitos
  • Prazo máximo de duração do contrato: 180 dias - consecutivos ou não.
  • Prazo máximo de prorrogação do contrato: 90 dias adicionais, consecutivos ou não. ...
  • O tempo máximo que um profissional pode ficar à disposição da empresa tomadora nessa modalidade é de 270 dias, no total.

Estou recebendo seguro desemprego e comecei a trabalhar temporário?

Se isso acontecer, o empregado só precisa pedir para a última empresa uma nova guia de recebimento do seguro-desemprego e levar a guia de seu emprego anterior em um dos postos do trabalhador. Assim, ele poderá solicitar o desbloqueio do restante das parcelas.

Quanto à relação de trabalho temporário nos termos da legislação?

Fica assegurada ao trabalhador temporário a remuneração equivalente à percebida pelos empregados da mesma categoria da empresa tomadora ou cliente, calculados à base horária, garantida, em qualquer hipótese, a percepção do salário mínimo.

O que estabelece art 5º a 3º Lei n 6.019 74?

Contratante da Prestação de Serviços - A lei 13.467,2017 deu nova redação ao artigo 5-A, da lei 6.019/74 estabelecendo que o contratante da prestação de serviços terceirizados, pode ser qualquer pessoa física ou pessoa jurídica, que venha a celebrar contrato com a empresa prestadora.

Como funciona o contrato de trabalho temporário?

Trata-se, então, de um contrato de trabalho que possui duração estipulada pelo empregador e existe para atender uma demanda específica da empresa. ... Após esse período, o empregado temporário só pode fazer novo contrato com a mesma empresa tomadora após 90 dias considerados a partir do término do acordo anterior.

Quem trabalha temporário tem direito aos 40 do FGTS?

Não. A multa de 40% sobre o FGTS é prevista em lei somente nos casos de dispensa sem justa causa. Como o trabalho temporário é um contrato com prazo flexível, limitado a 180 dias, não há depósito da multa sobre o FGTS.

Quem trabalha com contrato temporário tem direito a FGTS?

Na modalidade de mão de obra temporária o trabalhador NÃO TEM direito a multa sobre o FGTS. Como o trabalho temporário é um contrato com prazo predeterminado de até 180 dias de forma flexível, o empregador não fica obrigado a pagar multa sobre o FGTS.

Quem trabalha temporário tem direito a décimo terceiro?

- Verbas rescisórias - em caso de encerramento do contrato de trabalho por dispensa sem justa causa, pedido de demissão ou término normal do período o trabalhador fará jus ao recebimento do saldo de salário, férias proporcionais, saque do FGTS, décimo terceiro.

Quais os direitos que um contratado tem?

Quem é contratado no sistema da CLT tem direito a: 13° salário, férias remuneradas, FGTS, assistência médica, vale transporte, seguro desemprego, licença maternidade, entre outros benefícios. Confira abaixo todos os seus direitos e as regras para sua aplicação!

Quais os requisitos para o contrato de trabalho temporário?

Os seus requisitos são: (a) qualificação das partes; (b) motivo justificador da demanda de trabalho temporário; (c) prazo da prestação de serviços; (d) valor da prestação de serviços; (e) disposição sobre a segurança e à saúde do trabalhador, independentemente do local de realização do trabalho (art.

Quais são os prazos dos contratos de trabalho?

Duração: no máximo de dois anos. Prorrogação: O contrato poderá ser prorrogado mais de uma vez, desde que o tempo máximo seja de dois anos. Se ultrapassar o prazo de dois anos, o contrato passará a ser contrato por tempo indeterminado. Intervalo para o novo contrato: Mínimo de 6 meses para ser renovado o contrato.

Como fazer um contrato de trabalho temporário simples?

Como fazer um contrato de prestação de serviço temporário?
  1. Motivo da demanda do trabalho temporário;
  2. Especificação do serviço que será prestado pelo empregado temporário;
  3. Valor da remuneração da prestação do serviço;
  4. Prazo da prestação de serviço com data de início e término do contrato;

Quem paga o salário do trabalhador temporário?

Quem paga o trabalhador temporário? A Utilizadora. Ainda que a contratação seja intermediada por uma Agência, é a empresa Utilizadora quem remunera e dirige os trabalhadores temporários. A Agência é responsável por elaborar folha especial dos temporários e repassar a remuneração para o trabalhador mensalmente.

Quanto ganha um funcionário temporário?

Quanto à remuneração, a lei determina que os trabalhadores temporários recebam o mesmo salário que os demais colaboradores que exerçam a mesma função na empresa. Além disso, o funcionário tem o direito de receber o FGTS, podendo sacar 100% do valor depositado durante o período da contratação.

O que é contrato de trabalho determinado?

O contrato por prazo determinado consiste juridicamente em um tipo especial de contrato de trabalho negociado entre empregado e empregador. Trata-se, pois, de uma forma jurídica de mercantilização da força de trabalho assalariado, prevista e regulamentada na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O que Considera-se prestação de serviços a terceiros?

Considera-se prestação de serviços a terceiros a transferência feita pela contratante da execução de quaisquer de suas atividades, inclusive sua atividade principal, à pessoa jurídica de direito privado prestadora de serviços que possua capacidade econômica compatível com a sua execução.

É lícita a cobrança pela empresa de trabalho temporário a título de mediação do contrato?

Também é vedado à empresa do trabalho temporário cobrar o trabalhador qualquer importância, mesmo a título de mediação, podendo apenas efetuar descontos previstos em lei (art. 18 da Lei n. ... 13 da Lei 6.019).

Artigo anterior
Como se divide o sistema de arquivos?
Artigo seguinte
É possível antecipar o pagamento da aposentadoria?