Quais são as espécies de exceção do réu defesa?

Perguntado por: Leticia Gabriela Ferreira  |  Última atualização: 2. Mai 2025
Pontuação: 5/5 (47 avaliações)

Defesas diretas e defesas indiretas: as primeiras postulam o julgamento do mérito a favor do réu, negando os fatos trazidos pelo autor. As indiretas são aquelas nas quais se alegam fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito do autor (obs.

Quais as espécies de defesa?

As defesas podem ser divididas em dois grupos: materiais e processuais. O réu apresenta defesas relativas ao processo ou ao direito de ação. Nelas, defendem-se a inadmissibilidade do processo. Quando acolhidas as preliminares, resta impedida a apreciação da matéria de mérito.

Quais são as exceções no Processo Civil?

Como exemplos de exceção substancial citamos a prescrição (artigo 194 do Código Civil); a compensa- ção (artigos 368/380 do Código Civil), o direito de re- tenção (artigo 1.219 do Código Civil) e a exceção de contrato não-cumprido (artigo 476 do Código Civil).

O que são exceções no direito?

Em sentido amplo, a exceção é um modo de defesa que não contradiz ,diretamente a pretensão do autor. Colocada a exceção na fórmula, a pedido -do réu, o juiz não pode pronunciar a condenação, mesmo provada a intentio, se demonstrada a adiectio.

O que é exceção no processo?

Na acepção processual, exceção é o meio pelo qual o demandado se defende em juízo, representando, neste último caso, o exercício concreto do direito de defesa.

Domine as Estratégias de Defesa no Processo Judicial: Teoria das Exceções Explorada

27 questões relacionadas encontradas

Quais são as formas de defesa do réu?

Mesmo assim, o réu continua podendo apresentar 4 espécies de resposta em sua defesa.
  • 1 — CONTESTAÇÃO. ...
  • 2 — RECONVENÇÃO. ...
  • 3 — ARGUIÇÃO DE SUSPEIÇÃO OU IMPEDIMENTO. ...
  • 4 — A PROVOCAÇÃO DO INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA.

O que são exceções?

Desvio da regra geral ou do que é mais comum. 3. Coisa ou pessoa que não está incluída em determinado grupo ou que não tem as características da maioria.

O que são exceções impróprias?

Por sua vez, a exceção imprópria é a tese defensiva que pode e deve ser deduzida através de ação autônoma. Um ilustrativo exemplo é o direito de compensação: suponha-se que Alberto e Bernardo sejam credores e devedores reciprocamente.

Quais são as exceções Dilatorias?

As exceções dilatórias correspondem à falta ou ausência de pressupostos processuais (que, em regra, são evidenciadas pelo réu na sua contestação) que, não sendo suscetíveis de sanação ou suprimento, obstam a que o tribunal conheça do mérito da ação judicial e determinam a absolvição do réu da instância ou a remessa do ...

Qual o recurso contra a decisão que julga procedente as exceções?

Cabe recurso em sentido estrito da decisão do juiz que julgar procedentes as exceções, exceto de suspeição (CPP, art. 581, III). O art. 95 do CPP prevê cinco exceções: suspeição, incompetência, litispendência, ilegitimidade de partes e coisa julgada.

O que é exceção peremptória?

As exceções perentórias correspondem à invocação de factos que impedem, modificam ou extinguem o efeito jurídico dos factos articulados pelo autor e cuja verificação determina a absolvição (total ou parcial) do pedido (cfr.

O que diz o artigo 337 do CPC?

§ 1º Verifica-se a litispendência ou a coisa julgada quando se reproduz ação anteriormente ajuizada. § 2º Uma ação é idêntica a outra quando possui as mesmas partes, a mesma causa de pedir e o mesmo pedido. § 3º Há litispendência quando se repete ação que está em curso.

O que diz o artigo 341 do CPC?

Art. 341. Incumbe também ao réu manifestar-se precisamente sobre as alegações de fato constantes da petição inicial, presumindo-se verdadeiras as não impugnadas, salvo se: Parágrafo único.

O que diz o artigo 343 do CPC?

Art. 343. Na contestação, é lícito ao réu propor reconvenção para manifestar pretensão própria, conexa com a ação principal ou com o fundamento da defesa. § 1º Proposta a reconvenção, o autor será intimado, na pessoa de seu advogado, para apresentar resposta no prazo de 15 (quinze) dias.

Qual a diferença entre exceção é exceção?

A forma correta de escrita da palavra é exceção. O termo “excessão”, com “ss”, não existe na língua portuguesa. Além disso, a palavra exceção é um substantivo feminino que não deve ser confundido com o substantivo masculino excesso.

Qual a diferença entre exceção é excessão?

A maneira correta de se escrever a palavra é “exceção”, com “ç”. A variante com “ss” não existe na língua portuguesa.

Qual é o sinônimo de exceção?

1 exclusão, isenção, reserva, ressalva, restrição.

O que quer dizer sem exceções?

Todos ou todas as coisas sem nenhuma restrição.

Qual a vantagem em utilizar tratamento de exceções?

As exceções oferecem vantagens sobre outros métodos de notificação de erro, como códigos de retorno. Falhas não passam despercebidas porque se uma exceção for lançada e você não tratar dela, o runtime encerra o aplicativo.

O que é exceção no processo penal?

O tema exceção no Processo Penal é um meio de defesa de que a parte pode valer-se para recursar a jurisdição de algum Juiz. Conforme o art. 95 do CPP, as exceções podem ser relacionadas à suspeição, incompetência do juízo, litispendência, ilegitimidade de parte e coisa julgada.

O que é a defesa do réu?

É o modo pelo qual o réu resiste pela improcedência do pedido. Por exemplo, negar os fatos afirmados pelo autor ou demonstrar que a lide não tem as consequências pleiteadas, ou seja, ele não questiona a processo mas sim o litígio do qual o autor alega ser titular.

Qual é o princípio da defesa?

O princípio da ampla defesa está positivado no Art. 5º, LV da Constituição Federal (CF), cujo texto legal prevê que “aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral, são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.”

O que são exceções dilatórias e peremptórias?

Dilatórias são aquelas que geram a procrastinação do processo. São as exceções de suspeição, de incompetência, e para os doutrinadores Fernando Capez e Julio Fabbrini Mirabete, as de ilegitimidade de parte. Exceções peremptórias são aquelas que geram a extinção do processo.

Artigo anterior
Como conquistar o crush?
Artigo seguinte
Para que serve o código *# 62?