Quais são os fatores determinantes da doença cárie?

Perguntado por: Duarte Batista  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (50 avaliações)

Ela só aparece com a interação de três fatores determinantes: hospedeiro (compreende os dentes e a saliva), substrato (dieta cariogênica) e microrganismo (bactérias). Os três fatores determinantes, quando se interagem precisam de um tempo para favorecer na desmineralização do dente.

Quais as principais características da doença cárie?

Uma cárie dentária é a desagregação de um dente causada por ácidos produzidos pelas bactérias presentes na boca. As cavidades podem apresentar diversas cores, desde amarelas a pretas. Os sintomas mais comuns são dor e dificuldade em mastigar.

Quais são os principais fatores envolvidos na instalação e evolução da cárie?

É uma doença multifatorial, que depende da interação de três fatores principais: o hospedeiro, representado pelos dentes e saliva, a microbiota e a dieta consumida. Atualmente, considera-se o tempo como um quarto fator essencial para o desenvolvimento da cárie.

Quais são os fatores etiológicos primários da cárie?

Fatores etiológicos primários da cárie dentária: 1) microbiota da placa dental, 2) substratos (originados principalmente da dieta), 3) hospedeiro susceptível, 4) tempo.

Como ocorre o processo de formação da cárie?

Na boca, a cárie se forma a partir das bactérias Streptococcus mutans, que formam grupinhos chamados de placas (ou biofilme) para abocanhar a sacarose, o açúcar dos restos de comida. Elas produzem um ácido que corrói os minerais do dente até quebrá-lo.

Fatores biológicos determinantes para o surgimento da cárie

18 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de cárie?

Os tipos de cárie são:
  • Cárie coronária — é o tipo mais comum. Ocorre tanto em criança como em adultos. ...
  • Cárie radicular — à medida que envelhecemos, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas. ...
  • Cárie recorrente — a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes.

Qual o conceito de cárie?

A cárie dentária é uma doença infecciosa que progride de forma muito lenta na maioria dos indivíduos, raramente é autolimitante e, na ausência de tratamento, progride até destruir totalmente a estrutura dentária (FEJERSKOV; KIDD, 2005).

Quais são principais métodos de diagnóstico da cárie?

Os métodos mais tradicionais e frequentemente usados pelos cirurgiões-dentistas para a detecção das lesões de cárie são o exame visual-tátil associado ao exame radiográfico. Neste tipo de método, aspectos como textura brilho e coloração das lesões são importantes para a diferenciação das lesões ativas e inativas.

Como identificar cárie no paciente?

Assim, a gengiva pode ficar inchada e sangrar. Um outro sintoma é a retenção ainda mais comum de alimentos entre os dentes, fazendo com que o fio dental se desfie ao passá-lo entre a região. Mau hálito e gosto ruim na boca também podem ser notados. E claro, um dos sintomas mais temidos também pode surgir: a dor.

Qual instrumento é utilizado para o exame de cárie dentária?

Principais instrumentais odontológicos:

A sonda exploradora é utilizada para detectar cárie ou qualquer outra alteração nos dentes do paciente. O escavador é utilizado para escavar material cariado visando avaliar o grau de dano causado pela cárie.

Como identificar uma lesão cariosa?

As alterações na região cervical dos dentes são divididas em lesões cariosas e não cariosas, onde ocorre uma perda irreversí- vel da estrutura dentária. Entretanto, enquanto as lesões cariosas são motivadas por microrganismos, as lesões não cariosas pos- suem causa etiológica multifatorial e não bacteriana15.

O que é cárie dentária artigo?

A cárie dentária é uma doença crônica e infecciosa que provoca a destruição dos tecidos dentários, podendo ser diagnosticada clinicamente em seus estágios iniciais (lesões em esmalte) ou estágios mais tardios (cavitação em dentina e/ou necrose da polpa dentária, órgão onde se localizam terminações nervosas e capilares ...

Como explicar a uma criança o que é cárie?

Ela é causada pela ação de bactérias, chamadas de cariogênicas, que decompõem alimentos e produzem ácidos capazes de dissolver a parte mineral dos dentes. As bactérias atuam sobre os carboidratos, principalmente na sacarose, por isso, alimentos doces podem ser grandes vilões e contribuírem para a formação das cáries.

Qual é a cor da cárie?

A cárie apresenta alteração da cor do dente semelhante a uma mancha branca. Esta mancha branca indica a desmineralização do dente. Pode observar-se também um pequeno orifício. Mais tarde podem surgir lesões e manchas escuras.

O que é cárie primária e secundária?

Sendo assim, como o nome sugere, a primária é a primeira a aparecer, e surge na boca, causando uma lesão nas superfícies dentárias que, a princípio, estão intactas. Por outro lado, a secundária acomete principalmente as extremidades das restaurações dentárias com o dente.

O que é cárie ativa e inativa?

Como já mencionado, a cárie inativa ocorre quando a cárie dental fica paralisada. Já quando se trata de uma cárie ativa, ela dá continuidade ao processo de deterioração do dente.

O que é o processo Carioso?

Caracterizada por um processo progressivo de desmineralização, afeta os tecidos dentários mineralizados. É considerada a doença oral mais prevalente e a principal causa de perda dentária na população. O processo carioso está relacionado a uma qualidade de vida reduzida, por isso sua importância.

Qual a diferença entre doença cárie e lesão de cárie?

O primeiro deles é compreendermos que a cárie dentária é uma doença resultante do desequilíbrio do binômio saúde- doença, podendo apresentar lesões-sinais na população. Esses sinais são erroneamente conhecidos pela população como “cáries”, mas, na verdade, são as lesões da doença propriamente dita.

O que é uma lesão cariosa?

A lesão cariosa é considerada atualmente como a manifestação clínica de uma infecção bacteriana. A atividade metabólica das bactérias provoca queda no pH da placa, e a saliva eleva o pH com sua capacidade tampão, resultando em um contínuo processo de desmineralização e remineralização do tecido dentário.

Como saber se é cárie ou mancha?

O principal sintoma de cárie é a dor de dente, no entanto outros sinais e sintomas que podem surgir e serem indicativos de cárie são:
  1. Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;
  2. Presença de furinhos em um ou mais dentes;
  3. Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;
  4. Sensibilidade ao tocar num dente;

Como identificar cárie na radiografia?

Materiais restauradores geralmente aparecem como uma área branca brilhante, devido à natureza muito densa da sua matéria-prima. Já na cárie dentária, a região fica com um enorme mancha escura, pois os tecidos duros foram destruídos, como resultado, há uma redução na sua densidade.

Como saber se a cárie atingiu a polpa?

Sintomas das cáries

A congestão dos seios frontais pode causar dor nos dentes superiores. Uma cárie no esmalte, de um modo geral, não causa dor; esta começa quando a cárie atinge a dentina. Uma pessoa pode sentir dor só quando bebe algo frio ou come algo doce, o qual indica que a polpa está ainda sã.

Quais são os instrumentais odontológicos?

Instrumentos odontológicos: como escolher e quais comprar?
  • Espelho clínico. É utilizado para observar a estrutura da boca do paciente por completo. ...
  • Sonda exploradora. Utilizada para identificar falhas na estrutura dental. ...
  • Pinça clínica. ...
  • Seringa carpule. ...
  • Escavador de dentina. ...
  • Espátulas. ...
  • Hollemback. ...
  • Fórceps.

Para que serve o escavador odontológico?

O Escavador de Dentina fabricado pela Quinelato, também conhecido como cureta, colher ou escariador de dentina, é um instrumento indicado para a remoção de tecidos cariados na cavidade dentária do paciente (lascas de dentina). * Autoclavável. * Fabricado em aço inoxidável.

Para que serve o escavador n 17?

Utilizado nos procedimentos cirúrgicos em geral com a finalidade de cortar tecidos e retiradas de partes moles, conforme as técnicas cirúrgicas ou a critérios médico. Pode ser autoclavado, garantindo a biossegurança tanto ao profissional como para o paciente.

Artigo anterior
O que posso dar para o meu cachorro comer?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre ressonância magnética e Angioressonancia?