O que os filósofos falam sobre o consumo?

Perguntado por: Marco Vítor Matos Borges  |  Última atualização: 16. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (4 avaliações)

“O consumo é uma espécie de terapia, uma maneira de fugir da velhice e da rotina”, afirma o filósofo. No entanto, ele destaca que nem tudo foi canibalizado pelo mercado e que ainda há homens que são movidos por valores éticos e culturais, que lutam contra injustiças e não pensam apenas em enriquecer.

O que é consumo para a filosofia?

O consumismo é uma compulsão que leva o indivíduo a comprar de forma ilimitada e sem necessidade bens, mercadorias e/ou serviços. Ele se deixa influenciar excessivamente pela mídia, o que é comum em um sistema dominado pelas preocupações de ordem material, na qual os apelos do capitalismo calam fundo na mente humana.

Qual a visão do filósofo francês Gilles Lipovetsky sobre consumo?

Na contramão de vários outros pensadores, o filósofo francês Gilles Lipovetsky prefere trabalhar o tema não só a partir de uma visão condenatória: para ele, o consumo é uma das facetas da nossa autonomia, o sonho precário que restou aos indivíduos após as crises da modernidade.

O que caracteriza a sociedade de consumo para o filósofo Bauman?

Para Bauman, a sociedade de consumidores “representa o tipo de sociedade que promove, encoraja ou reforça a escolha de um estilo de vida e uma estratégia existencial consumistas, e rejeita todas as opções culturais alternativas” (BAUMAN: 2008 p. 71).

Qual o problema da sociedade de consumo?

O consumismo também causa consequências à sociedade, já que contribui para o processo de degradação das relações sociais. ... Além disso, o consumista sofre processos de alienação e oneomania (que é um distúrbio caracterizado pela compulsão de gastar dinheiro).

O Trabalho, Consumo e o Lazer: uma perspectiva filosófica @Alberto Chaves #filosofia/Alberto Chaves

32 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais críticas sobre a sociedade de consumo?

As críticas sobre a sociedade de consumo direcionam-se não apenas pela perspectiva econômica, mas também pelo viés ambiental. ... Assim, aumenta-se o consumo, mas também aumenta a demanda por recursos naturais e maximiza a produção de lixo, elevando ainda mais a problemática ambiental decorrente desse processo.

Qual é o maior problema ambiental relacionado ao consumismo?

Consumo influencia lixo e exploração de recursos naturais

Um outro problema, além da exploração do planeta, é a produção de lixo, os restos gerados diariamente pela sociedade.

O quê Bauman pensa sobre o consumo?

Bauman sugere que consumir (e ser consumido) se tornou não apenas o verdadeiro propósito de existência para um número crescente de pessoas, mas também uma condição de reprodução do nosso modelo social, em que tudo se transforma em moeda de troca simbólica (incluindo a juventude, a beleza, a sexualidade, etc).

Como Zygmunt Bauman descreve a nossa sociedade?

Bauman entende que a nossa sociedade teve uma maior emancipação em relação às gerações anteriores. A sensação de liberdade individual foi atingida e todos podem se considerar mais livres para agir conforme seus desejos. Mas essa liberdade não garante necessariamente um estado de satisfação.

O que é uma sociedade de consumo?

O conceito de sociedade de consumo é um dos conceitos usados para caracterizar a época contemporânea, que é a era das massas. A economia de mercado, apoiada pelo marketing, é definida pela produção e pelo consumo de massas. ... O consumo pessoal desempenha um papel central.

Como Gilles Lipovetsky interpreta o consumo contemporâneo?

Para Gilles Lipovetsky, a sociedade contemporânea construiu uma nova percepção sobre o papel da felicidade na vida dos indivíduos. ... E foi essa busca permanente pela felicidade que tornou o consumo um elemento central da nossa sociedade, pois possibilita momentos de satisfação.

Qual é o pensamento de Lipovetsky?

Na obra, Lipovetsky defende que "o leve" invadiu nossa rotina e transformou nosso imaginário, tornando-se um valor e um ideal. Na sociedade pós-moderna (ou melhor, hipermoderna), o virtual, os dispositivos móveis, os nanomateriais estão mudando nosso cotidiano.

O que caracteriza a sociedade consumista atual segundo Lipovetsky?

A sociedade de hiperconsumo atual, conforme descreve Gilles Lipovetsky, caracteriza-se pela busca da felicidade, o que, inclusive, justifica o consumo de objetos. Para tanto, os produtos e serviços à venda impregnam-se de sensações e mensagens para estimular sentimentos de felicidade.

O que é o consumo?

Consumo é o ato de adquirir bens ou serviços por meio da compra e pode ser compreendido como uma das etapas da atividade econômica. ... O consumo é realizado por pessoas individualmente, pelas famílias e até mesmo pelo Estado e empresas, que adquirem bens e serviços para desempenhar suas atividades.

O que é consumo para a sociologia?

O consumismo é um fenômeno social estimulado pela sociedade capitalista devido à sua capacidade de movimentar a estrutura econômica e, desse modo, garantir o funcionamento das engrenagens de consumo. ... Conceitualmente, o consumismo pode ser definido pela compulsividade em comprar.

O que é consumismo de exemplo?

O consumismo está veiculado ao gasto de produtos sem utilidade imediata, ou seja, supérfluos, como por exemplo: mais um sapato, um anel de ouro.

Quais as principais ideias propostas por Zygmunt Bauman para compreender a sociedade?

As ideias de Bauman refletem sobre a sociedade de consumo, o medo, a vida e o tempo, ética e valores humanos, as relações afetivas, a globalização e o papel da política. "Trata-se de um pensador humanista, pois a grande questão dele é a condição humana.

Qual a principal teoria de Zygmunt Bauman?

O sociólogo polonês Zygmunt Bauman utilizou o conceito de “Modernidade Líquida” (ou “Pós-Modernidade”) como forma de explicar como se processam as relações sociais na atualidade. ... Esses seriam, para ele, justamente, os traços essenciais das relações sociais na atualidade.

Quais são os conceitos de Bauman?

Bauman, uma das mais importantes vozes intelectuais deste século, cunhou novos conceitos: modernidade líquida, amor líquido, medo líquido. ... Ele desenvolve o conceito de medo secundário, um medo, sempre reatualizado social e culturalmente, que norteia o comportamento do indivíduo havendo ou não uma ameaça direta.

Quem fala sobre consumismo?

Na sociedade de consumo, a produção de bens e serviços é excessiva em relação à necessidade e demanda dos consumidores. O filósofo polonês Zygmunt Bauman (1925-2017), que estudava o assunto, defendia que a sociedade moderna era composta basicamente por pessoas consumidoras.

Porque existe consumismo?

O consumismo é a ação de comprar excessivamente e sem necessidade, sendo motivada por impulso ou desejo de comprar. Esse é considerado um comportamento destrutivo que impacta em diversos aspectos da vida cotidiana.

Porque o consumismo pode ser prejudicial ao meio ambiente?

O problema é que há uma relação estreita e forte entre o consumismo e o meio ambiente. Isso porque para atender a demanda da produção e do consumo é necessário retirar matérias primas da natureza, fabricar e transportar materiais, fazer grande uso de energia elétrica e de água, entre outros.

Por que o consumismo contribui para ocorrência de danos ambientais?

Essa lógica consumista traz sérios problemas para o meio ambiente, porque quanto mais se consome, mais se produz e essa produção é feita a partir dos recursos naturais. ... A cada ano consumimos mais produtos eletrônicos e o descarte incorreto desses produtos traz problemas para o meio ambiente.

O que estimula uma sociedade de consumo?

A sociedade de consumo é notavelmente calcada no crescimento do consumismo na sociedade para manter a circulação de capitais e garantir a geração de lucro. ... Para manter esse desenvolvimento, incentiva-se o consumo de várias maneiras, principalmente a fetichização das mercadorias e o crescimento dos meios publicitários.

Quais os principais fatores para a formação de uma sociedade de consumo?

E dentre vários fatores que impulsiona uma sociedade consumista na maioria das vezes está ligado ao Avanço do capitalismo no mundo, acumulação do capital, produtos modernos e avançados, inovações tecnológicas, aumento crescente da produção, campanhas publicitárias/ marketing, facilidades de crediários, uma cultura do ...

Artigo anterior
Como garantir a qualidade de um processo?
Artigo seguinte
O que é operador de farol?