Quais as células dos poríferos E a função de cada uma delas?

Perguntado por: Mia Vera Gaspar de Figueiredo  |  Última atualização: 8. April 2025
Pontuação: 4.4/5 (55 avaliações)

A célula especializada por capturar o alimento e fazer a digestão é chamada de coanócito, uma célula flagelada presente no corpo desses animais. Outras células envolvidas nesse processo são os amebócitos, que recebem o alimento dos coanócitos e o transportam para outras células.

Quais são as principais células dos poríferos e suas funções?

PINACÓCITOS - células achatadas que revestem a parede externa das esponjas como uma espécie de epiderme. COANÓCITOS - células flageladas. ESPONGIOBLASTOS - originam as fibras de espongina (formada por colágeno). MIÓCITOS – formam esfincteres ao redor dos poros e do ósculo (movimento não visível, extremamente lento).

Qual a função da célula amebócitos?

Os amebócitos apresentam movimentação por meio de pseudópodes e ajudam, entre outras funções, a transportar nutrientes para outras células e produzir materiais que formarão o esqueleto. O material esquelético, por sua vez, é formado por espículas e/ou fibras de espongina.

Qual a função do Porocito?

Porócito é uma célula dobrada sobre si mesma, e compõe os poros dos Poriferos, é o acesso da água do exterior para o interior do organismo. O poro varia de tamanho no percurso para selecionar as partículas, assim obtendo mais eficiência na nutrição.

Qual a função do Arqueócitos?

O amebócito ou arqueócito é uma célula encontrada no filo Porifera. Não tem forma corporal definida e possuem deslocamento livre pelo mesoílo. Podem assumir diferentes funções, mas as funções principais são a digestão, transporte e distribuição de nutrientes para as demais células do corpo da esponja.

Células dos Poríferos - Funções das Células dos Poríferos - Esponjas - Filo Porifera - Zoologia

16 questões relacionadas encontradas

Qual a função do Escleroblastos?

Escleroblastos são células responsáveis pela produção de estruturas esqueléticas microscópicas chamadas de espículas. Estas podem ser calcárias, constituídas de carbonato de cálcio (CaCO3), ou silicosas, constituídas de sílica (H2Si3O7).

O que são as células totipotentes das esponjas e onde atuam?

Além dos coanócitos, as esponjas possuem células com grande mobilidade e totipotência, ou seja, capazes de se diferenciar em qualquer tipo celular, inclusive gametas, o que confere a esses animais grande plasticidade morfológica e capacidade de reorganização.

O que é o átrio dos poríferos?

a) Átrio ou espongiocele é uma cavidade que fica dentro do animal, é o espaço onde a água circula em direção ao ósculo. b) Ósculo é a região superior da esponja, por onde a água flui para o exterior do porífero.

O que é ósculo dos poríferos?

Em Zoologia, denomina-se ósculo à abertura principal da espongiocele, na extremidade livre do corpo dos animais do filo Porifera - as esponjas.

Qual a função da água na vida dos poríferos?

Resposta: Nos poríferos a água tem função de nutrir as células com liquido, ser meio de reação e meio de transporte para substâncias entrarem ou saírem de dentro dos poríferos.

Onde vivem as esponjas?

Poríferos (Filo Porifera) são invertebrados que vivem exclusivamente no ambiente aquático. Como o nome do filo indica, eles apresentam um corpo repleto de poros, por onde a água entra no corpo do animal.

Qual é o sistema excretor dos poríferos?

Filo Porífera – as esponjas, organismos que pertencem a esse grupo, não possuem sistema excretor.

Qual é a principal célula dos poríferos?

Apesar de não possuírem tecidos, os poríferos apresentam células especializadas que atuam para garantir o perfeito funcionamento do corpo. As células responsáveis por revestir o animal são os pinacócitos, que possuem formato achatado e estão bastante unidos entre si.

O que são os amebócitos?

Células do sangue dos vertebrados e de outros tecidos líquidos dos invertebrados que são capazes de ...

O que é Áscon?

Tipos de Poríferos

Asconóide ou áscon: esse é o conjunto mais simples dos poríferos, com coanócitos que revestem a espongiocele, paredes finas e sem muitos dobramentos.

Qual a função das células pluripotentes?

As pluripotentes são células capazes de ori- ginar qualquer tipo de tecido sem, no entanto, originar um organismo completo, visto que não podem gerar a placenta e outros tecidos de apoio ao feto.

Quais células são totipotentes?

A células tronco totipotentes são aquelas derivadas do zigoto e possuem potencial de produzir um organismo completo. As células tronco pluripotentes ou embrionárias, são derivadas da massa interna do blastocisto e produzem todos os tecidos do organismo.

Qual a diferença entre células tronco totipotentes e pluripotentes?

Pluripotentes: Células tronco que conseguem se diferenciar em todos os tipos celulares presentes em um organismo, mas não conseguem se diferenciar em células que compõem os anexos embrionários; Totipotentes: Células tronco com capacidade de se diferenciar em todos os tipos celulares, incluindo os anexos embrionários.

Qual o nome recebe a célula típica dos cnidários?

Os cnidócitos são células encontradas apenas nos cnidários e que apresentam filamentos urticantes chamados de nematocistos.

Como a esponja se alimenta?

Nutrição dos poríferos

Os poríferos são animais filtradores, ou seja, através dos porócitos, eles conseguem absorver água para a espongiocele. Essa água carrega consigo compostos orgânicos e até pequenos organismos, como fitoplânctons e protozoários, que servirão de alimento para o organismo.

Como as esponjas são classificadas?

Tem mais depois da publicidade ;) Esponjas mais simples são classificadas como sendo do tipo áscon; e apresentam-se semelhantes a cilindros ocos, com uma abertura na extremidade superior: o ósculo. As asconoides são revestidas, externamente, por dois tipos de célula: os pinacócitos e os porócitos.

Qual a função dos Protonefrídios?

Os protonefrídios e os metanefrídios são os rins de filtração comuns nos animais de simetria bilateral que não têm necessidade de conservar água.

Quais são os 8 filos?

Vários grupos de animais podem ser agrupados nos invertebrados. Existem aproximadamente 33 filos diferentes desse tipo de animal, porém, normalmente, apenas oito desses são referenciados nos livros didáticos, sendo eles: poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos.

Artigo anterior
Quem recebe pensão alimentícia tem direito ao 13o salário?
Artigo seguinte
Como conseguir o Ltcat?