Quais são os exames de imagem que ajudam no diagnóstico do abdômen agudo?

Perguntado por: Lorena Soraia Leite Costa Rodrigues  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (4 avaliações)

Exames de imagem
O raio-X pode detectar efetivamente um pneumoperitôneo, sugerindo perfurações gastroduodenais, por exemplo (Figura 1). Também podem ser observados calcificações no pâncreas e vesícula biliar ou distensão das alças intestinais, sugerindo um abdome agudo obstrutivo.

Como diagnosticar abdome agudo?

O diagnóstico do abdome agudo é feito com base na anamnese, exame físico e exames de imagem, como radiografia de tórax e abdome, ultrassonografia ou tomografia computadorizada em alguns casos. Lembrando que a tomografia deve ser realizada apenas se o paciente estiver estável hemodinamicamente.

Quais exames laboratoriais podem ser solicitados na avaliação do abdome agudo?

O exame laboratorial mais importante no Abdome Agudo Inflamatório é o hemograma, onde costuma-se identificar leucocitose com desvio à esquerda na maioria casos mais arrastados. Além disso, a medição do hematócrito é importante para avaliar o grau de hidratação do paciente. É a causa mais frequente de abdome agudo.

Qual a rotina radiológica para abdome agudo?

A rotina de abdome agudo inclui: radiografia de abdome AP em ortostase e decúbito dorsal + radiografia do tórax em ortostase (3 incidências no total). A rotina de abdome agudo inclui: radiografia de abdome AP em ortostase e decúbito dorsal + radiografia do tórax em ortostase (3 incidências no total).

Como diagnosticar abdome agudo obstrutivo?

Diagnóstico. Associado aos sintomas de dor, distenção abdominal e dor a palpação. O primeiro exame complementar de imagem deve ser a radiografia simples de abdome deitado e em pé e de tórax. Obstruções de intestino delgado a distensão tende a ocupar uma posição mais central.

Abdome Agudo: Casos Clínicos e Imagens

44 questões relacionadas encontradas

O que é abdome agudo obstrutivo?

Abdome agudo obstrutivo corresponde a um quadro de dor abdominal provocada por uma obstrução intestinal com interrupção do trânsito, por diversos mecanismos.

Qual é a incidência radiológica básica para o estudo do abdome conhecida como abdome simples?

Respondido em 16/11/2020 21:29:35 Explicação: O termo abdome simples se refere à incidência radiológica do abdome em AP em decúbito dorsal.

Qual melhor exame para dor abdominal?

A TC de abdomem é frequentemente utilizada na avaliação do paciente com dor abdominal, mas ainda apresenta imperfeições no diagnóstico diferencial da dor abdominal nos serviços de emergência, o exame tem excelente acurácia para vários diagnósticos como litíase renal, apendicite, dissecção de aorta, diverticulite entre ...

Qual exame para detectar causa de dor abdominal?

Hemograma; sumário de urina; amilase; RX. de tórax PA de pé; RX. de abdome PA de pé e deitado; Ultra Sonografia (US) de abdome total (após ver RX.)

Qual a finalidade do exame de abdome agudo?

Este exame tem importante função no diagnóstico de condições que indiquem necessidade de cirurgia, descartar casos de urgência e muitas vezes fazer diagnósticos.

O que é o sinal de Blumberg?

O sinal de Blumberg é um sinal semiológico caracterizado por dor à descompressão brusca da parede abdominal no ponto apendicular, mais conhecido como ponto de McBurney.

O que é o sinal de McBurney?

O ponto de McBurney, também conhecido como ponto apendicular, é uma região abdominal descrita pelo cirurgião Charles McBurney. Ele encontrou a área exata que, quando comprimida profundamente e descomprimida bruscamente, desencadeia dor no paciente que tem indicativo de peritonite causada por um tipo de abdome agudo.

Como identificar um trauma abdominal?

Trauma de Abdome

Sinais indicativos de lesão abdominal: fratura de costelas inferiores, equimoses, hematomas, ferimentos na parede do abdômen. A mesma energia que provoca fratura de costela, pelve, coluna faz lesão interna do abdômen.

Quando devo me preocupar com dores abdominais?

Inchaço e barriga dura

Abdômen inchado ou duro pode ser tanto um problema mais simples, como uma distensão por excesso de comida, quando sinalizar quadros mais graves. Portanto, se o problema persistir, marcar uma consulta médica é muito importante.

Quando me preocupar com dor abdominal?

Quando consultar um médico

Se as pessoas com dor abdominal crônica apresentam sinais de alerta, elas devem consultar com um médico imediatamente, a menos que os únicos sinais de alerta sejam perda de apetite, icterícia e/ou inchaço.

Quando a dor no abdômen e preocupante?

Assim, havendo uma dor abdominal muito intensa ou que dura mais que 24h ou que é acompanhada de outros sintomas, como febre, vômitos persistentes e sangue nas fezes ou urina, deve-se ir ao pronto-socorro ou consultar o clínico geral.

Quais são as incidências de abdome simples?

Nas radiografias do abdome é mais comum utilizarmos inicialmente apenas uma incidência – ântero-posterior (AP) – sendo as demais incidências (oblíqua, perfil, ortostático, etc) indicadas caso a caso.

Como se realiza a incidência Para abdome simples?

Para a realização do Raio-X de Abdome Simples, o paciente pode permanecer em pé em frente ao filme, ou se tiver alguma restrição de movimentação, o exame pode ser realizado com o paciente deitado.

Como é conhecida a incidência radiológica do abdome em AP em decúbito dorsal?

Abdome simples. Respondido em 11/03/2021 00:45:28 Explicação: O termo abdome simples se refere à incidência radiológica do abdome em AP em decúbito dorsal.

O que causa o abdome agudo obstrutivo?

Causas do abdome agudo obstrutivo

Aderências (bridas) é a causa mais comum em pacientes com história de cirurgia prévia (a brida é mais comum no intestino delgado). Câncer colorretal – causa mais comum em pacientes sem cirurgia prévia e em obstrução no CÓLON.

Quais as causas de abdome agudo?

Sem sombra de dúvidas, a causa mais comum em jovens é a apendicite. Já em idosos é doença biliar, obstrução intestinal e isquemia/infarto intestinal. A adenite mesentérica é comum em crianças.
...
Abdome Agudo Inflamatório
  • apendicite aguda;
  • colecistite aguda;
  • diverticulite aguda;
  • pancreatite;
  • anexite aguda.

Quais são os tipos de abdome agudo?

A classificação mais utilizada do abdome agudo é de acordo com o seu processo desencadeante:
  • Abdome agudo obstrutivo.
  • Abdome agudo perfurativo.
  • Abdome agudo vascular isquêmico.
  • Abdome agudo inflamatório.
  • Abdome agudo hemorrágico.

Onde é o ponto de McBurney?

O ponto de McBurney está no terço lateral de uma linha que liga a espinha ilíaca anterior ao umbigo e corresponde ao local em que a base do apêndice se liga ao ceco.

Como que localiza o ponto de incisão de McBurney?

Ponto de McBurney é um ponto situado entre o umbigo e a espinha ilíaca ântero-superior. Quando o apêndice está inflamado (apendicite), pode ser percebida uma sensibilidade no quadrante inferior direito, no ponto de McBurney. No caso de inflamação do órgão, quase sempre é indicada uma apendicectomia.

Artigo anterior
Como conseguir o número do protocolo do atendimento vivo?
Artigo seguinte
O que é um óleo ATF?