Quando a pressão alta é considerada perigosa?

Perguntado por: Eva Barbosa de Leite  |  Última atualização: 26. Mai 2025
Pontuação: 4.2/5 (47 avaliações)

A referência de pressão normal é 120 mm Hg por 80 mm Hg (12/8). De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Hipertensão, é considerada hipertensão a elevação persistente da pressão arterial sistólica maior ou igual a 140 mm Hg e/ou diastólica maior ou igual a 90 mm Hg.

Quando a pressão alta é preocupante?

A pressão arterial elevada é o fator de risco número para a ocorrência de derrames, ataques cardíacos e outras complicações cardiovasculares, provocando a morte de mais de dez milhões de pessoas a cada ano, desnecessariamente, pois, apenas a metade das pessoas com pressão alta, sabe disso.

Qual é o limite máximo de pressão alta?

A pressão considerada ótima é de 120/80mmHg (milímetros de mercúrio), ou simplesmente 12 por 8. É considerado hipertenso quem apresenta sistematicamente pressão igual ou maior que 140/90mmHg, ou 14 por 9.

Qual o número mais perigoso da pressão alta?

A pressão sistólica normal vai até 120 mmHg e já é considerada elevada quando passa de 140 mmHg. No caso da pressão diastólica, a normalidade é de 80 mmHg e não é bom que ultrapasse os 90 mmHg.

Quando a pressão está 17 por 12 é perigoso?

Minha pressao esta 17 por 12 é perigoso ter um avc? É necessário mais informações. Em uma única medida isolada pode não ter tanto significado, porem em situações contínuas, são sim perigosas, podendo ter lesões em órgãos alvos.

Quando é considerado pressão alta? O Cardiologista responde.

21 questões relacionadas encontradas

Qual o nível da pressão para ter um AVC?

A especialista explica que valores acima de 14 por 9 são preocupantes, uma vez que, a longo prazo, podem levar a lesões, aumentando o risco de AVC e outras doenças. Nestes casos, é necessário tratamento contínuo com medicação anti-hipertensiva para manter a pressão controlada, prevenindo o AVC.

É perigoso a pressão 16 por 10?

Sim, é perigoso. Significa que sua pressão pode não estar bem controlada. Em geral, as pessoas acham que a dor de cabeça é devido ao aumento da pressão, mas o que acontece é o oposto. A nossa pressão reage as coisas que acontecem conosco, e em caso de dor (como no caso da dor de cabeça) ela tende a subir.

É perigoso dormir com a pressão alta?

Outro motivo pelo qual a pressão pode subir enquanto dormimos é para excretar o excesso de sódio dos rins, principalmente entre pessoas que têm alta sensibilidade à ingestão de sal. Este comportamento durante o dia seria o suficiente, mas quando ele acontece à noite pode prejudicar o coração.

O que fazer quando a pressão está 17 por 10?

O que devo fazer?” Nos casos em que a pressão está 17x10 e a pessoa tem poucos ou nenhum sintoma, o primeiro passo é ficar em repouso, em um local calmo. Se a pressão não baixar após alguns minutos, é importante procurar um serviço de saúde.

Quando a pressão está 18 por 9 é perigoso?

Atualmente, considera-se que valor igual ou superior a 14/9 é indicativo de hipertensão. É importante destacar, porém, que uma medida isolada não permite estabelecer um diagnóstico seguro.

Qual pressão devo ir ao hospital?

“Existe indicação de ir ao pronto-socorro quando há sintomas como dor de cabeça, dor no peito, dificuldade para respirar, tontura ou alterações visuais e a pressão está acima de 180/110 mmHg”, resume Fernando Faglioni Ribas, cardiologista da Comunidade de Saúde da Alice.

O que é bom para baixar a pressão de imediato?

A prática de exercícios físicos estimula a liberação do óxido nítrico, substância que relaxa as artérias, facilitando a circulação sanguínea e mantendo a pressão baixa. Exercícios aeróbicos, como caminhada, pular corda, subir e descer escadas são os mais indicados.

Quando a pressão está 16 é perigoso?

Hoje se considera que a pressão está ótima quando o valor de medição fica na faixa de 12 por 8 — ou, como preferem os especialistas, 120 por 80 milímetros de mercúrio (mmHg). Se o índice passou dos 14 por 9, aí ela é considerada alta.

O que leva a pressão a subir?

A obesidade, o sedentarismo, o estresse, o tabagismo e quantidades excessivas de álcool ou sódio (sal) na dieta podem desempenhar um papel no desenvolvimento da hipertensão arterial em pessoas que têm uma tendência hereditária para desenvolvê-la. Na maioria das pessoas, a hipertensão arterial não causa sintomas.

O que a gente sente quando está com pressão alta?

A dor no peito é um dos sintomas mais comuns, quando falamos em hipertensão. Mas, assim como a dor de cabeça, é preciso observar para entender se a dor possui intensidade alta, sua duração e se esta atrelada em mais sinais. Alguns sintomas comuns atrelados são a palidez, tremor, sudorese e sensação de desmaio.

O que faz a pressão subir de repente?

Segundo o cardiologista, várias razões podem causar o aumento súbito da pressão e a maioria delas está relacionada com hábitos de vida: “A pressão pode se elevar, inclusive sem sintomas, por falta de exercício físico regular, tabagismo, privação de sono, estresse, má alimentação, sobrepeso e obesidade”.

O que fazer quando a pressão chega a 15 por 10?

Porém, se a pressão estiver 15x10 frequentemente, isso já pode indicar alguma situação mais séria, como a hipertensão, que pode ter complicações perigosas, se não for tratada. Para saber se tem hipertensão, consulte um cardiologista ou medico de família.

Quando a pressão está 15 por 7 é perigoso?

Olá ! Não é normal.

Quando a pressão está 17 por 9 é perigoso?

A pressão arterial considerada normal é 12/8, já a hipertensão é definida como a pressão arterial acima de 13/8, a hipertensão estágio um acontece quando os níveis ficam entre 13,9/8,9 e a hipertensão estágio dois apresenta pressão arterial acima ou igual a 14/9.

Quando a pressão está 18 por 8 é perigoso?

Em indivíduos com 18 anos ou mais, os valores considerados ótimos são aqueles iguais ou menores que 120/80 mmHg (pressão coloquialmente chamada de "12 por 8"). Valores de pressão sistólica em 130-139 e diastólica em 85-89 são considerados "normais limítrofes".

O que fazer quando a pressão está 15x9?

Se persistentemente elevada (acima de 14x9) indica um quadro de hipertensão arterial. Sugiro que você passe por uma avaliação com um cardiologista para verificar sua situação.

É verdade que a dipirona abaixa a pressão?

Dipirona abaixa a pressão? Verdade. Mas isso não quer dizer que aconteça com todo mundo. Essa é uma reação adversa e isolada que há maior probabilidade de ocorrer quando a dipirona é administrada via parenteral, ou seja, por injeção2-6.

O que fazer para baixar a pressão em 5 minutos?

✅ Chocolate, banana e beterraba são alguns dos alimentos que ajudam a diminuir a pressão arterial. O simples gesto de levantar da cadeira por cinco minutos a cada meia hora sentado também pode fazer uma grande diferença na saúde de quem é hipertenso.

Quais são os primeiros sinais de um derrame?

Quais são os principais sintomas?
  • Perda súbita da força, formigamento e/ou dormência em um dos lados do corpo.
  • Dificuldade repentina de falar ou compreender o que se fala.
  • Perda visual, particularmente quando afeta um lado só
  • Tontura ou desequilíbrio súbitos.
  • Dor de cabeça intensa.

O que é um AVC silencioso?

Conhecida popularmente como “AVC Silencioso”, a microangiopatia é conhecida por pequenas lesões cerebrais recorrentes e progressivas, que afetam de alguma forma a estrutura do cérebro e o seu funcionamento.

Artigo anterior
O que precisa para acampar?
Artigo seguinte
Como ficou a isenção do IPVA para PcD?