Quais são os elementos da pulsão?
Perguntado por: Isabel Paiva de Castro | Última atualização: 10. Januar 2022Pontuação: 4.6/5 (53 avaliações)
A elaboração do conceito de pulsão realiza-se por meio de seus quatro elementos: a fonte, quelle; a pressão, drang; a finalidade, ziel e o objeto, objekt.
Quais são as quatro características fundamentais da pulsão?
Freud recordou, inicialmente, o caráter limítrofe (entre o psíquico e o somático) da pulsão, representante psíquico das excitações provenientes do corpo e que chegam ao psiquismo. Em seguida, descreveu as quatro características da pulsão: a “força” ou “pressão”, o “alvo”, o “objeto” e a “fonte”.
São elementos da pulsão?
Sigmund Freud afirmou que as pulsões possuem quatro elementos: a pressão, o alvo, o objeto e a fonte. A pressão é uma energia potencial, algo latente à pulsão, que exerce sua força e é de fato, a sua essência.
O que é fonte da pulsão?
A fonte ("Quelle") da pulsão é o processo somático que dá origem à pulsão. O alvo ("Ziel", também traduzido como finalidade, fim, objetivo ou meta) é a suspensão da estimulação na fonte, mas também são alvos as etapas intermediárias que possam levar a este alvo último.
Quais são as pulsões?
Freud, no princípio de sua teoria, distinguia várias pulsões distintas que, com o aprimoramento da teoria, foram reduzidas a duas pulsões básicas (em língua alemã, Urtriebe): eros, ou pulsão sexual, para a vida, e tânatos, ou pulsão agressiva, de morte.
Pulsão - Conceito - Conceitos Iniciais #12
O que são as pulsões?
1. Impulso. 2. [ Psicanálise ] Força no limite do orgânico e do psíquico que impele o indivíduo a cumprir uma acção com o fim de resolver uma tensão vinda do seu próprio organismo por meio de um objecto , e cujo protótipo é a pulsão sexual.
O que é pulsões na psicanálise?
Sigmund Freud descreve a pulsão como um conceito "situado na fronteira entre o mental e o somático, como o representante psíquico dos estímulos que se originam no corpo - dentro do organismo - e alcança a mente, como uma medida da exigência feita à mente no sentido de trabalhar em conseqüência de sua ligação com o ...
Qual a origem da pulsão?
O CONCEITO DE PULSÃO (TRIEB) NA METAPSICOLOGIA FREUDIANA. No artigo A pulsão e seus destinos, Freud indica que “a pulsão tem origem no corpo, considerada como um estímulo para o psíquico, algo que, de fora, exige um trabalho do aparelho psíquico levando-o a funcionar” (FREUD, 1996b, p. 129).
Como se manifesta a pulsão?
A pulsão se liga a uma zona determinada, ao mesmo tempo em que sua satisfação se une a uma representação, a um significante. Em psicanálise, é na teoria da pulsão que encontra lugar o processo significante da sexualização e de sua incidência sobre o corpo.
Qual a diferença entre instinto e pulsão?
Enquanto o instinto é uma pressão que vai dirigir o organismo de um ser vivo para um fim específico e particular, pela necessidade, a pulsão é uma força que vai tender o ser humano para um alvo específico, com uma direção e um representante. ... Já a pulsão, terá aspectos mentais, como um impulso, um desejo.
É punção ou pulsão?
As duas formas – punção e pulsão – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas, devendo, no entanto, ser usadas em diferentes situações. Punção é uma ferramenta que consiste numa haste metálica que serve para abrir, lavrar materiais duros.
Qual é a função da pulsão?
O conceito de pulsão permite-nos, portanto, compreender os fenômenos psíquicos pulsionais como aqueles que representam, no sentido de estar no lugar de outra coisa. Isto é, a pulsão seria a representante dos estímulos corporais no psiquismo.
O que é a pulsão de morte Freud?
A pulsão de morte era entendida por Freud (1920/1996b) como uma tendência que levaria à eliminação da estimulação do organismo. Assim, o trabalho dessa pulsão teria como objetivo a descarga, a falta do novo, a falta de vida, ou seja, a morte.
Quais as pulsões segundo Freud?
Freud apresenta as pulsões com dualidade.
O primeiro dualismo encontrado, segundo ele, é o das pulsões sexuais e das pulsões do ego ou de autoconservação. Ao longo do tempo esses conceitos foram se modificando e se classificando entre pulsão de vida (Eros) e pulsão de morte (Thanatos).
O que é pulsão de autoconservação?
Apoiando-se numa pulsão de autoconservação, determinada pulsão parcial poderia satisfazer-se pela primeira vez, descobrindo, assim, uma fonte — a zona erógena, presente em qualquer parte do corpo, inclusive nos órgão internos — e um objeto para que essa finalidade pudesse ser atingida novamente.
Qual o destino da pulsão?
Nessa direção, Freud (1915) define quatro destinos possíveis para a pulsão: 1- Reversão ao seu oposto, o qual é desdobrado a partir de duas operações: mudança da atividade para a passividade e reversão de seu conteúdo; 2- Retorno ao próprio eu; 3- Recalque; e 4- Sublimação.
Qual o lugar das pulsões na teoria psicanalítica?
Em "Pulsões e destinos das pulsões", Freud (1915/2004) define a pulsão como "conceito limite entre o psíquico e o somático, como representante psíquico dos estímulos que provêm do interior do corpo e alcançam a psique, como medida da exigência de trabalho imposta ao psíquico em consequência de sua relação com o corpo" ...
O que é punção medicina?
A punção é a retirada de qualquer fluído ou massa do corpo humano para análise em laboratório. Quando você realiza um exame de sangue, por exemplo, está realizando um tipo de punção, conhecida como punção venosa – ou seja, está realizando a retirada de fluidos do seu sistema vascular.
O que é moção pulsional?
O que significa 'moção pulsional' (Triebregung)? Segundo Laplanche & Pontalis (1967), entre Triebregung e Trieb (pulsão), existe uma diferença muito pequena: “a moção pulsional é a pulsão em acto, considerada no momento em que uma modificação orgânica a põe em movimento” (p. 364).
O que é pulsão de vida e de morte?
A pulsão de vida e a pulsão de morte designam movimentam naturais para o limiar da existência. Enquanto a outra se inclina à preservação, a outra faz o caminho oposto, de modo a erradicar uma existência. A todo o momento cada uma dá sinais de assumir o controle, desde ações mais simples ou eventos determinantes.
O que é pulsão de morte exemplo?
A pulsão de morte está por trás da prática de esportes radicais, de gente que dirige a 180 por hora nas rodovias, de pessoas que gostam de desafiar a polícia. Só não nos matamos porque o id que leva à satisfação desses impulsos vive em conflito com as censuras do superego.
Por que o princípio do prazer estaria a serviço da pulsão de morte?
Segundo Freud, a pulsão de morte se remeteria a um campo que se dirige para além do princípio do prazer, ou seja, não corresponderia à tendência do aparelho psíquico em abaixar seu nível de desprazer interno, de tal forma que sua presença poderia ser observada clinicamente através da compulsão à repetição do ...
O que é pulsão de morte para Lacan?
“Toda pulsão é virtualmente pulsão de morte” (LACAN, 1964/1998, p. 863), dito de outro modo, em toda pulsão existe essa possibilidade de uma transformação do prazer em gozo, a partir do que Lacan chama uma ultrapassagem do princípio do prazer. O que caracteriza o prazer é seu caráter razoável, apaziguador, sem tensão.
Como se escreve a palavra pulsão?
Significado de Pulsão
substantivo feminino [Sinonímia] de impulsão. Psicanálise Impulso instintivo das tendências fisiológicas: pulsão sexual.
Quando é necessário fazer a punção na mama?
Quando uma mulher realiza o autoexame das mamas e sente um carocinho ou, ainda, quando os resultados da mamografia e do ultrassom das mamas indicam suspeita de câncer de mama, o médico pode solicitar um exame chamado de biópsia de aspiração ou punção aspirativa.
Quais os sintomas quando a pressão tá alta?
Qual a importância da comunicação nas empresas?