Quais são os tipos de Biotério?

Perguntado por: Bruno Mendes Gonçalves  |  Última atualização: 26. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (73 avaliações)

Há três tipos de biotérios, segundo esta classificação: Biotério de Criação; • Biotério de Manutenção; • Biotério de Experimentação.

O que é e para que serve um biotério?

Biotérios são instalações capazes de produzir e manter espécies de animais para pesquisa em diferentes áreas da ciência. Independente da espécie ou linhagem utilizada, é importante que o manejo e a manutenção dos animais de laboratório sejam de acordo com os princípios éticos na experimentação animal.

O que é um biotério?

Depósito de animais vivos, para estudos bacteriológicos.

O que é biotério de criação?

O Biotério de Criação é o local onde são produzidos camundongos com status sanitário convencional controlado; no Biotério de Experimentação são mantidos os animais que estão em experimentos de pesquisa e no Controle da Qualidade são realizados os testes para monitoramento de insumos e de ambiente.

O que é biotério de manutenção?

Dessa forma, surge o biotério, que se destina à criação e à manutenção de animais de laboratório em condições sanitárias, dentro de padrões estabelecidos, com o objetivo de utilizá-los nas pesquisas científicas, na preparação de imunobiológicos, em exames toxicológicos ou ainda no controle de qualidade de itens como ...

Normas de Funcionamento do Complexo Biotério da UFPR - 19º Curso de Manipulação Animal -

28 questões relacionadas encontradas

Qual o objetivo do biotério de manutenção?

Atuar como um biotério de manutenção onde as atividades desenvol- vidas restringem-se ao manejo e cuidado dos animais. Atender às exigências dos animais mantidos e criados, proporcionan- do-lhes os cuidados necessários para o seu bem-estar e saúde, de forma que possam se desenvolver e reproduzir.

Qual a finalidade do biotério de criação?

VII- Biotério de experimentação: local destinado a manutenção de animais em experimentação por tempo superior a 12 (doze) horas; VIII- Laboratório de experimentação: local destinado à realização de procedimentos com animais.

Como deve ser um biotério?

A área recomendada é de 3 m de largura por 6 a 10 m de comprimento, considerando a espécie e o número de animais, bem como os materiais a serem utilizados. ÁREA DE RECEPÇÃO – deve estar situada de forma que somente os animais que cheguem ao biotério tenham acesso, e que estes não necessitem passar por outras áreas.

Quais são os tipos de biotérios quanto à finalidade?

Existem três tipos de biotérios que atendem esses critérios de classificação:
  • Biotérios de Criação;
  • Biotérios de Manutenção;
  • Biotérios de Experimentação;
  • Neste caso os animais utilizados nesse tipo de biotério são provenientes de fora do biotério como:

Quais são as causas de estresse animal no biotério?

Entre elas destaca-se o fato de ser totalmente fechado, o que atenua os sons e ruídos externos, causa de estresse nos animais.

Quem criou o primeiro Biotério?

Donaldson, que no Wistar Institute, na Filadélfia, criou uma equipe que se dedicou à padronização de colônias de rato a partir de quatro casais albinos que ele trouxera de Chicago, elaborando tabelas com dados biológicos destes animais.

Qual a função do Conselho Nacional de Controle e Experimentação animal?

É o órgão responsável por assegurar tratamento digno, humanitário e ético a todos os animais utilizados em atividades de ensino ou pesquisa científica no território nacional.

Qual o cenário atual do uso de um biotério?

Ela disse que, no Brasil, grande parte dos biotérios está nas instituições de ensino superior e que eles podem ser de três tipos, de acordo com sua função: de criação (onde os animais são reproduzidos), de manutenção (onde são mantidos e manejados, porém ainda sem se envolver em experimentos) e de experimentação.

Como funcionam os biotérios?

Os animais produzidos no Biotério são criados em sistemas de barreiras sanitárias, em gaiolas isoladas (racks ventiladas), proporcionando ambiente individualizado de criação, minimizando ao máximo a ocorrência de contaminação cruzada entre animais criados em caixas diferentes.

O que é Bioexclusão?

A Bio-exclusão são ações voltadas para prevenção da entrada de enfermidades e infestações, provenientes do ambiente externo, para os animais alojados no biotério. Essas barreiras são estabelecidas para proteger o padrão sanitário dos animais.

Como as instalações de um Biotérico devem ser para garantir uma melhor qualidade de vida aos animais?

Esta área deve ser projetada de modo a minimizar distresse aos animais, ao pessoal e às áreas vizinhas, pois os equipamentos e as rotinas podem causar ruídos, calor e umidade excessiva. Portanto, é imprescindível que este espaço esteja separado, isolado e o mais distante possível das salas de animais.

Que experimentos são considerados de grau de Invasividade 3?

- GI 3 (grau de invasividade 3) = experimentos que causam estresse, desconforto ou dor, de intensidade intermediária.

O que é Gnotobioticos?

O termo gnotobiótico (vida conhecida) pode ser utilizado tanto para animais livres de germes como para aqueles contaminados com um ou mais organismos detectáveis. Assim, em virtude da quantidade de microbiotas que estejam associados ao animal, este pode ser classificado como germfree (GF) ou Flora Definida (FD).

Quais as condições controladas de biotério?

Fatores como temperatura, umidade, ventilação e qualidade do ar, luz e ruído devem ser controlados o máximo possível (Fig. 1). A temperatura ideal para quase todas as espécies de animais em biotérios é de 21° C (±3).

Qual a temperatura ideal de um biotério para roedores?

A temperatura costuma ser mantida pelo resfriamento ou aquecimento do ar que entra nas salas de criação, formando um complexo sistema de condicionamento de ar. A temperatura de conforto para pequenos roedores é de 21 oC a 24 oC. As cobaias e os coelhos se adaptam melhor a temperaturas de 18 oC a 20 oC.

Pode ser considerado como um biotério um local onde o animal é mantido por mais de 12 horas para fins científicos e ou didáticos?

Biotério de experimentação: definição de acordo com a Resolução Normativa nº 03 do CONCEA, de 14 de dezembro de 2011: "local destinado à manutenção de animais em experimentação por tempo superior a 12 (doze) horas". 3.11.

O que é a experimentação em animais?

A experimentação animal é uma atividade humana com grande conteúdo ético. Os problemas éticos da experimentação animal surgem do conflito entre as justificativas para o uso de animais em beneficio de si próprios e do homem e o ato de não causar dor e sofrimento aos animais.

Quais animais são usados em pesquisas científicas?

Cerca de 95% de todos os animais de laboratório são ratos e camundongos. Pesquisadores gostam de estudá-los, pois a maneira como seus corpos parecem e trabalham internamente é muito semelhante ao funcionamento do nosso. Isso porque compartilhamos aproximadamente 99% do nosso DNA com camundongos.

Porque a experimentação animal foi e ainda é fundamental no desenvolvimento da ciência mundial?

Só com os testes nesses animais, podemos saber qual a dose eficaz, quais os efeitos colaterais, sua ação sobre a gravidez e os embriões ,etc. ... Não podemos usar uma droga no ser humano, cujas doses e efeitos colaterais sobre todos os órgãos são totalmente desconhecidos.

Quem criou a Lei Arouca?

de lei originário da Câmara dos Deputados que criou o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. A lei, sancionada em setembro do mesmo ano e de autoria do então deputado federal Sérgio Arouca, pode ser considerada o marco regulatório da atenção à vida das populações indígenas do Brasil.

Artigo anterior
O que é veda frestas?
Artigo seguinte
De quem o Josuke e filho?