Quais são os elementos básicos da posse no Código Civil de 2002?

Perguntado por: Enzo Mário Fernandes Carneiro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (62 avaliações)

O Direito Romano previa dois elementos da posse: um elemento objetivo (possessio corpore ou corpus) e um elemento subjetivo (animus). Savigny e Ihering divergiam na conceituação desses elementos.

Quais são os elementos constitutivos da posse?

Segundo a teoria, a posse apresentaria dois elementos constitutivos: Corpus (elemento que traduz no controle material da pessoa sobre a coisa) e Animus (elemento volitivo, que consiste na intenção do possuidor de exercer o direito como se proprietário fosse);

Quais são os quatro elementos da propriedade?

Elementos constitutivos da propriedade
  • a) direito de uso (jus utendi)
  • b) direito de gozar ou usufruir (jus fruendi)
  • c) direito de dispor da coisa (jus abutendi)
  • d) direito de reaver a coisa (rei vindicatio)

Qual foi a teoria de definição de posse adotada pelo Código Civil de 2002?

Nosso Código Civil adotou a Teoria Objetiva de Ihering, pois não trouxe como requisito para a configuração da posse a apreensão física da coisa ou a vontade de ser dono dela. Exige-se tão somente a conduta de proprietário. CC, Art. 1.196.

Quais os fundamentos da posse?

Para Savigny a posse é composta por dois elementos: objetivo (corpus), que seria o poder físico ou de disponibilidade sobre a coisa; e o subjetivo (animus), que seria a intenção de ter a coisa para si.

Princípios do Código Civil de 2002

19 questões relacionadas encontradas

Quais são as características da posse?

Posse é a exteriorização da propriedade, o possuidor é aquele que age como se fosse proprietário. O artigo 1196 trata da posse no Código Civil e diz que: Possuidor é aquele que exerce, de fato ou não, algum (qualquer um) dos poderes inerentes à propriedade.

Quais são os tipos de posse?

Existem dois tipos de posse. A direta e a indireta
  • A Posse Direta: É a posse daquele indivíduo que ocupa imediatamente um bem. ...
  • Posse indireta:É a posse do real proprietário do bem, mas que por algum motivo não está em contato físico e direto com o mesmo. ...
  • Fruição – Ação de aproveitar ou usufruir;

Qual a teoria da posse adotada pelo Código Civil Brasileiro?

A teoria adotada no Brasil foi a Teoria Objetiva, de Ihering, segundo a qual para ser possuidor basta que se comprove o “corpus”, pois o “animus” já está inserido dentro dele, seria apenas o comportamento do indivíduo como proprietário.

Quais são as teorias que justificam a posse?

TEORIA SUBJETIVA E TEORIA OBJETIVA : Dessas duas teorias decorrem a natureza jurídica da posse e a posição da legislação pátria. Para Savigny, posse é ao mesmo tempo um fato e um direito.

Qual a teoria do nascituro adotada no Brasil?

Como já foi visto, o Direito Brasileiro adota a teoria natalista no seu Código Civil. Foi essa mesma doutrina que orientou o Direito Romano, que é a fonte da maioria das legislações, inclusive da legislação Brasileira.

Quais são as espécies de propriedade?

Há três espécies: extraordinário, ordinário e o especial (ou constitucional), dividindo-se este em rural (pro labore) e urbano (pro moradia ou pro misero), sendo regulados pela CF. O usucapião é um modo de aquisição da propriedade em decorrência do lapso temporal (prescrição aquisitiva).

Quais são os direitos de propriedade?

Ou seja, ser proprietário ou deter o direito de propriedade sobre um bem, significa ter o direito de uso, de gozo e de dispor dele. Dessa forma, o Inciso XXII do Artigo 5º reconhece o direito de propriedade como um direito fundamental a ser protegido pela Constituição brasileira.

Quais são as faculdades elementos do direito real de propriedade?

Quem é proprietário é titular e possui a faculdade de usar, gozar, dispor, e ainda ius perseqüendi, que é reivindicar a coisa com quer que injustamente a possua, detenha ou retenha. (art. 1.228 C.C.). A formação dos direitos reais corresponde exatamente ao agregamento dessas faculdades do proprietário.

O que define a posse de um imóvel?

O que é posse? Diferente da propriedade, tem a posse de um imóvel quem, de acordo com o artigo 1.196 do Código Civil, tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade ou seja o usufruto, disposição ou reivindicação.

Como configura a posse?

Assim, para haver a configuração da posse, deve haver dois elementos essenciais: 1.
...
A legítima defesa da posse e a justiça de mão própria podem ser exercidas:
  1. pelo possuidor direto;
  2. pelo representante legal;
  3. pelo servidor da posse;
  4. se também agredir a esfera jurídica do possuidor mediato, por este.

O que caracteriza as chamadas teorias sociológicas sobre a posse?

Os elementos da posse, para teoria sociológica, são; 1 - o corpus, que é externar o poder físico sobre a coisa, usar, gozar e dispor; 2 - a aparência de dono que, assim como na teoria objetiva, está implícita no corpus; 3 - o proveito ou produção econômica, tanto pelo uso, quanto pela fruição do bem; e por último e não ...

Como se adquire a posse de imóvel?

A posse pode ser adquirida: I - pela própria pessoa que a pretende ou por seu representante; II - por terceiro sem mandato, dependendo de ratificação. A posse transmite-se aos herdeiros ou legatários do possuidor com os mesmos caracteres.

O que é Fâmulo da posse exemplo?

De acordo com a doutrina civilista, o fâmulo da posse é aquele que possui relação de dependência com o proprietário do bem, agindo de acordo com as suas determinações. Trata-se, por exemplo, do detentor, que exerce sobre a coisa, não um poder próprio, mas dependente.

Qual é a natureza jurídica da posse?

Quanto a natureza jurídica da posse, Savigny sustenta que a posse é ao mesmo tempo um direito e um fato. Se considerada em si mesma é um fato; Considerada nos efeitos que gera, sendo eles usucapião e interditos, ela se apresenta como um direito. Para Ihering, a posse nada mais é que um direito.

Qual a diferença entre posse e propriedade Segundo o Código Civil?

A posse está disposta no Artigo 1196 do Código Civil, o qual refere: Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade. ... A propriedade é o direito real de usar, fruir, dispor e reivindicar a coisa sobre a qual recai, respeitando sua função social.

O que é a teoria Concepcionista?

Para a teoria concepcionista, a personalidade jurídica se inicia com a concepção, muito embora alguns direitos só possam ser plenamente exercitáveis com o nascimento, como os decorrentes de herança, legado e doação.

Quais são as classificações da posse?

Posse justa: é aquela cuja aquisição não repugna ao Direito. Posse Injusta: será por outro lado posse injusta aquela adquirida por meio do uso da força ou ameaça (violência), ardil (clandestinidade) ou abuso da confiança (precariedade).

O que é posse nova e velha?

A posse nova é a de menos de ano e dia, e a posse velha é a de ano e dia ou mais. O Código Civil não faz distinção de ambas, então cabe ao juiz avaliar a melhor posse, a que não tiver vícios: Dispõe o art.

O que é posse civil ou jurídica?

Posse natural ou civil (jurídica)

A posse natural é aquela decorrente de poderes de fato, material e efetiva sobre a coisa. A posse civil ou jurídica é aquela que se adquire por força da lei, pelo título (escritura pública).

São três os elementos da propriedade?

109) a propriedade deve ser entendida sob um olhar tríplice que envolve os aspectos sintético, analítico e descritivo.

Artigo anterior
Que animal começa com a letra B?
Artigo seguinte
Quais os níveis de tensão aceitáveis de distribuição?