Quais são os conceitos de custos?

Perguntado por: Rui Rodrigues Matias  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (50 avaliações)

Métodos de custeios
Custos fixos – são aqueles que não são afetados pelo volume de produção. ▶ Custos variáveis – são aqueles que se alteram em função do volume de produção da empresa. ▶ Custos indiretos – são aqueles para ser alocado aos produtos dependem de estimativas.

Quais são os conceitos de custos e despesas?

Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens, ou serviços. Já as despesas podem ser consideradas gastos relacionados à manutenção do negócio.

Quais são os tipos de custos?

Quatro tipos de custos na contabilidade
  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

Quais os conceitos fundamentais de custos despesas e perdas?

Os custos e despesas não devem ser vistos como algo negativo para a empresa, tratam-se de investimentos necessários para trazer receitas. Já as perdas, por outro lado, devem ser evitadas o máximo possível, pois estas geram prejuízos.

O que são custos das perdas?

As perdas são gastos imprevistos e que não trazem retorno algum para a empresa. Quando acontecem problemas nos computadores, acidentes de trabalho, produtos vencidos no estoque ou incêndios, por exemplo, sempre há desperdício de dinheiro.

39 - Conceitos de custos: diretos e indiretos - fixos e variáveis - total e unitário (Contabilidade)

20 questões relacionadas encontradas

Quando as perdas podem ser consideradas despesas ou custos?

Quando as perdas podem ser consideradas despesas ou custos? Perda: Qualquer gasto de produção ocorrido de forma anormal ou involuntária, devem ser considerados como despesas ou prejuízos da empresa.

Quais são os principais custos de uma empresa?

Principais custos de uma empresa: quais são e como otimizá-los
  • Recursos humanos. Infelizmente, em momentos em que a economia se apresenta instável, a estratégia que costuma ser usada para reduzir os principais custos de uma empresa é a demissão de profissionais. ...
  • Infraestrutura. ...
  • Aluguel e condomínio. ...
  • Gastos com fornecedores.

Quais são os custos de uma empresa?

O custo médio para abrir uma empresa e ter um CNPJ varia de acordo com o Estado. O gasto com documentação e contador pode variar de R$ 500,00 até R$ 1500,00. Uma vez aberta a empresa, há também os custos iniciais da operação que são: Aluguel, funcionários, conta de água, luz, telefone, contador e impostos.

Quais são os elementos de custo?

O custo de fabricação se compõe de três elementos de custo: o material direto, a mão-de-obra direta e o custo indireto de fabricação. Material direto é aquêle cuja transformação pela mão-de-obra direta leva ao produto acabado.

Qual é a diferença de custos e despesas?

O que é despesa? Enquanto o custo está relacionado com os gastos que a empresa precisa fazer para oferecer suas mercadorias, a despesa remete a todos os gastos que envolvem os bens ou serviços para manter a parte administrativa da empresa, como o setor comercial, de marketing, de desenvolvimento e financeiro.

Quais os elementos envolvidos no custo de produção?

Para calcular o custo de produção, o empreendedor deve considerar três grandes grupos de gastos: mão de obra, materiais e custos gerais de fabricação (depreciação, energia elétrica, manutenção).

Quais são os três elementos que compõem o custo industrial?

É composto por três elementos: materiais diretos, mão de obra direta e custos indiretos de fabricação. O Custo industrial é avaliado considerando os Custos Diretos, Custos Indiretos, Custos Fixos e Custos Variáveis.

Quais os elementos que concorrem para os custos de fabricação?

Os três elementos de custo básico desse sistema são: material direto, mão-de-obra direta e custos indiretos de fabricação que serão acumulados de acordo com os números atribuídos a cada ordem de produção.

O que é custo de um negócio?

Os custos podem ser definidos como todos os gastos relacionados à produção da empresa, isto é, tudo aquilo que é desembolsado para adquirir bens e serviços a fim de que o empreendimento consiga funcionar. Sendo assim, podemos dizer que custos são: matéria-prima, energia elétrica, mercadorias, equipamentos etc.

Qual a diferença entre perda é despesa?

_ Nota: os custos e despesas são gastos voluntários, necessários para a realização de proveitos, diferentemente das perdas, que são gastos involuntários, ou seja, não objectivam a realização de proveitos.

O que são perdas e como podem ocorrer e como podem ser consideradas dentro da classificação dos gastos?

Perda é um gasto involuntário – desperdício de materiais, produção de unidades defeituosas, produtos danificados – previsível ou não, decorrente de fatores externos ou inerentes ao processo produtivo da empresa.

Como contabilizar as perdas?

Os registros contábeis das perdas admitidas nos limites e condições impostas pela legislação tributária serão efetuados a débito de conta de resultado e a crédito:
  1. da conta que registra o crédito de que trata a letra "b.i" do capítulo 1;
  2. de conta redutora do crédito, nas demais hipóteses.

O que são custos de fabricação?

O custo de fabricação é a soma de todos os custos das matérias-primas que foram utilizadas para produzir determinado produto.

O que são os gastos gerais de fabricação?

CUSTOS GERAIS DE FABRICAÇÃO (CGF): também chamados “custos indiretos de fabricação” ou “gastos gerais de fabricação”, compreendem aqueles incorridos no processo de fabricação, mas não identificados diretamente a cada unidade produzida.

Como são classificados os custos em relação à quantidade produzida?

Quanto ao volume de produção os custos são classificados em fixos e variáveis. Esta classificação é muito utilizada para o cálculo do sistema de custos variável. Despesas ou Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção.

O que são custos diretos e indiretos?

Custo direto é aquele gasto determinado necessariamente pela produção, como compra de matéria-prima. Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.

São exemplos de custos indiretos?

Exemplos de custos indiretos
  • Depreciação das máquinas e ferramentas industriais;
  • Energia elétrica consumida pela fábrica;
  • Mão de obra indireta (demais funcionários da fábrica);
  • Materiais indiretos (lubrificantes, lixas, cola);
  • Demais custos fabris.

Como são conhecidos os custos indiretos de fabricação?

Os CIFs podem ser aplicados diária, semanal e mensalmente ou quando necessário. E podem receber, também, a denominação de Despesas Indiretas de Fabricação (DIFs), Gastos Gerais de Fabricação (GGFs) ou Despesas Gerais de Fabricação (DGFs).

Como é composto o custo de produção?

O custo de produção é definido com base na seguinte fórmula: CP = MP + MOD + CIF. Sendo que CP é o custo de produção e MP é a matéria prima, incluindo os valores gastos com frete e impostos. O MOD é a mão de obra direta, o que inclui os salários dos funcionários envolvidos na produção direta.

Quais os seis principais fatores de custo?

Confira, abaixo, os 06 principais aspectos relevantes quanto ao desenvolvimento do preço de comércio aplicado à produção industrial.
  1. Custos diretos de produção. ...
  2. Custos indiretos de produção. ...
  3. Despesas fixas. ...
  4. Margem de contribuição. ...
  5. Pesquisa de concorrência. ...
  6. Incentivos fiscais locais.

Artigo anterior
Quem tem direito ao depósito recursal?
Artigo seguinte
Qual é o trabalho de um ilustrador?