Que tipo de discurso predomina no texto cavalo e o burro?

Perguntado por: Luís Rafael de Jesus  |  Última atualização: 25. Juni 2024
Pontuação: 4.7/5 (33 avaliações)

Discurso indireto livre, pois apresenta intervenções do narrador nas falas dos personagens. O texto não apresenta nenhum tipo de discurso. O cavalo e o burro seguiam juntos para a cidade. O cavalo, contente da vida, folgando com uma carga de quatro arrobas apenas, e o burro — coitado!

Qual o gênero do texto o cavalo e o burro?

ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTO - GÊNERO: FÁBULA (6° e 7°) Cavalo e burro seguiam juntos para a cidade. O cavalo, contente da vida, folgando com a carga de quatro arrobas, e o burro – coitado!

Que tipo de discurso predominou para indicar a fala das personagens?

O discurso direto reproduz fielmente as falas das personagens. Verbos como dizer, falar, perguntar, entre outros, servem para que as falas das personagens sejam introduzidas e elas ganhem vida, como em uma peça teatral.

Que tipo de discurso foi empregado nas falas dos personagens?

Na fala das personagens, foi empregado o discurso direto. Explicação: O discurso direto é a reprodução literal da fala do personagem.

Como saber o tipo de discurso do texto?

O discurso direto pode ser entendido como a reprodução exata da fala de alguém. Já o discurso indireto ocorre quando o autor expressa com suas palavras a fala de outrem. Por fim, o discurso indireto livre é uma mescla entre o direto e o indireto.

"O Demônio e o Cavalo"

23 questões relacionadas encontradas

Que tipo de discurso é usado na narrativa?

Nos textos narrativos, é através da voz do narrador que conhecemos o desenrolar da história e as ações das personagens, mas é através da voz das personagens que conhecemos as suas ideias, opiniões e sentimentos. A forma como a voz das personagens é introduzida na voz do narrador é chamada de discurso.

O que é um discurso narrativo?

O discurso do texto narrativo é a forma como a voz das personagens aparece na voz do narrador. A depender do uso do discurso, a narrativa pode ser mais dinâmica ou mais estática, mais natural ou mais forçada, mais interessante ou mais desinteressante e mais objetiva ou mais subjetiva.

O que é discurso em um texto?

Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.

Como identificar um discurso direto?

O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem. Um discurso direto pode aparecer no meio do texto. Para isso, utiliza recursos de pontuação como uso das aspas, dois pontos ou travessão, para demonstrar que a fala é de outrem.

O que é discurso de personagem?

Trata-se de uma transcrição fiel da fala dos personagens, que, para introduzi-las, o narrador utiliza-se de alguns sinais de pontuação, aliados ao emprego de alguns verbos de elocução, tais como: dizer, perguntar, responder, indagar, exclamar, ordenar, entre outros.

Como saber se o discurso é direto ou indireto?

Quando utilizar cada um? Resumindo, podemos dizer que o discurso direto permite que os personagens falem em primeira pessoa, enquanto o indireto é caracterizado pela narração em terceira pessoa. No primeiro caso, o tempo verbal é aquele da ação como vista pelo personagem.

Como identificar o discurso indireto?

O discurso indireto acontece quando o próprio narrador diz o que outra pessoa ou personagem disse. O narrador utiliza suas palavras para transmitir a fala das personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa.

Qual o enredo do texto o cavalo e o burro?

O texto é uma fábula de Monteiro Lobato que narra o conflito entre um cavalo e um burro carregando cargas. O burro pede para dividirem a carga igualmente, mas o cavalo se recusa por egoísmo. Quando o burro cai exausto, o cavalo é forçado a carregar toda a carga sozinho, aprendendo tarde demais a lição da solidariedade.

Qual o desfecho da história O cavalo E o burro?

O burro tropeçou e a carga acabou sufocando o pobre animal, levando-o à morte.

Qual o enredo da fábula O cavalo e o burro?

Fábula de Esopo

O cavalo, egoísta e de má têmpera, negou-se a prestar aquela ajuda e o pobre burro daí a pouco caiu morto no caminho. O dono, então, ainda quis aliviá-lo da carga, mas já era tarde, e por isso teve que passar tudo para cima do cavalo, juntamente com a pele do burro morto.

Qual o sentido do discurso?

O discurso é definido não como um transmissor de in- formação, mas como efeito de sentido entre locutores. Assim, se considera que o que se diz não resulta só da intenção de um indivíduo em informar outro, mas da relação de sentidos estabelecida por eles num contexto social histórico.

Qual é a fala do narrador?

Em uma narrativa, o narrador pode apresentar a fala das personagens através do discurso direto ou do discurso indireto. No discurso direto, conhecemos a personagem através de suas próprias palavras.

Qual é a estrutura de um discurso?

Um discurso tem por norma três fases: introdução, desenvolvimento e conclusão. Em public speaking devem existir mais duas: abertura e impacto final.

O que é o discurso direto livre?

É aquele no qual reproduzimos fielmente nossas palavras e as do nosso interlocutor em um diálogo. Durante a construção desse tipo de discursos, é comum o uso de verbos declarativos, que podem ser: disse, respondeu, afirmou, ponderou, sugeriu, perguntou, indagou, etc.

Qual a diferença entre discurso e narrativa?

Narrativa é uma análise maior sobre determinado problema, que aponta diagnóstico e tratamento. É construída em textos maiores, com argumentações, citações, referências históricas. Discurso é a apresentação curta dessa narrativa em determinado momento.

Que tipo de texto é uma narrativa?

Os textos narrativos são aqueles que se caracterizam estruturalmente pela narração de acontecimentos reais ou ficcionais. Nos textos desse tipo, são narrados acontecimentos, histórias ou situações, fictícias ou verídicas, em ordem cronológica ou não.

Quais são os cinco elementos principais de uma narrativa?

Os elementos da narrativa são o enredo, os personagens, o espaço, o tempo e o principal o narrador. O enredo diz respeito a trama, o encadeamento dos fatos, é o esqueleto da narrativa, o desenrolar dos acontecimentos.

Artigo anterior
O que é pk em inglês?
Artigo seguinte
Qual tubo usar para exame de ureia?