Quais são os tipos de litisconsórcio?

Perguntado por: Érika Beatriz Castro  |  Última atualização: 24. Juli 2024
Pontuação: 4.6/5 (7 avaliações)

O litisconsórcio pode ser classificado sob diversos aspectos. Quanto à posição das partes, o litisconsórcio pode ser ativo, passivo ou misto. Ativo quando a pluralidade for de autores; passivo quando a pluralidade for de réus; e misto quando a pluralidade for de autores e réus.

O que é litisconsórcio tipos?

Litisconsórcio é quando várias pessoas participam do mesmo processo, seja como autoras ou rés, compartilhando o mesmo lado ou lados opostos. Em uma primeira análise, o tema litisconsórcio pode aparentar ser simples, pois está disciplinado e possui poucos artigos.

Como se classifica o litisconsórcio?

Para Humberto Theodoro Jr.,7 a classificação é ensinada como:“(i) unitário (especial): que ocorre quando a decisão da causa deva ser uniforme em relação a todos os litisconsortes; e (ii) não unitário (comum): que se dá quando a decisão, embora proferida no mesmo processo, pode ser diferente para cada um dos ...

Qual é a diferença entre litisconsórcio necessário é facultativo?

Facultativo: O litisconsórcio será facultativo quando sua formação depender da opção do autor ou do réu. Necessário: Será necessário quando a formação não decorrer da vontade do autor ou do réu e, sim, de disposição da lei, sendo obrigatória sua formação.

Quais são os casos de litisconsórcio necessário?

I - entre elas houver comunhão de direitos ou de obrigações relativamente à lide; II - os direitos ou as obrigações derivarem do mesmo fundamento de fato ou de direito; III - entre as causas houver conexão pelo objeto ou pela causa de pedir; IV - ocorrer afinidade de questões por um ponto comum de fato ou de direito.

Litisconsórcio - Conceito e Classificações

38 questões relacionadas encontradas

Quando cabe litisconsórcio?

Como vimos anteriormente no artigo 113, o inciso I do artigo em questão aponta que haverá litisconsórcio quando houver comunhão de direitos ou de obrigações relativamente à lide entre as pessoas que farão parte do grupo.

Quando tem litisconsórcio?

De forma geral, o litisconsórcio pode ser ativo, quando houver mais de um autor, ou passivo, quando houver mais de um réu, e ainda bilateral, quando há mais de um autor e mais de um réu.

O que é litisconsórcio necessário simples?

§ O litisconsórcio será necessário, quando for obrigatória a presença, no processo, de todos os envolvidos na relação jurídica. § O litisconsórcio será facultativo, em contraposição ao necessário. As pessoas podem, ou não, se reunir em uma causa.

O que é um litisconsórcio ativo?

O litisconsórcio se dá quando duas partes ocupam o mesmo polo em uma relação processual, podendo ser ativo ou passivo conforme o polo que ocupa. Além disso, o litisconsórcio é necessário quando a citação de todos os litisconsortes for imprescindível à eficácia da sentença e é facultativo nos demais casos[1].

O que é litisconsórcio impróprio?

O que se entende por litisconsórcio facultativo impróprio? - Fabrício Carregosa Albanesi. Litisconsórcio facultativo impróprio, fenômeno inicialmente tratado no Código de Processo Civil de 1939, é considerado o direito do réu recusar o litisconsórcio facultativo nas causas por afinidade.

Qual a diferença entre litisconsórcio ativo e passivo?

Quanto à posição das partes, o litisconsórcio pode ser ativo, passivo ou misto. Ativo quando a pluralidade for de autores; passivo quando a pluralidade for de réus; e misto quando a pluralidade for de autores e réus. Quanto ao momento de sua formação, o litisconsórcio pode ser inicial ou incidental (ulterior).

O que é o litisconsórcio facultativo?

1.549), marido e mulher devem ser citados (litisconsórcio necessário) e o casamento, caso o pedido seja julgado procedente, será nulo para ambos os cônjuges. O litisconsórcio será unitário facultativo quando a sua formação não for obrigatória, mas a decisão tiver que ser uniforme para todos os integrantes.

Qual a diferença entre litisconsórcio e litisconsorte?

Litisconsórcio é a reunião de várias pessoas interessadas num mesmo processo, na qualidade de autores ou réus, para a defesa de interesses comuns. Os diversos litigantes, que se colocam do mesmo lado da relação processual chamam-se litisconsortes.

Quando o juiz pode limitar o litisconsórcio?

O juiz poderá limitar o litisconsórcio facultativo quanto ao número de litigantes na fase de conhecimento, na liquidação de sentença ou na execução, quando este comprometer a rápida solução do litígio ou dificultar a defesa ou o cumprimento da sentença.”

Qual o prazo para litisconsortes?

O artigo 523 estabelece que o devedor é intimado a cumprir a sentença pelo Diário da Justiça na pessoa de seu advogado constituído nos autos, e na fase de cumprimento de sentença a efetuar pagamento no prazo de 15 dias.

Quanto ao litisconsórcio é correto afirmar?

Quanto ao litisconsórcio, é correto afirmar que: No litisconsórcio unitário, os atos e omissões de um não prejudicarão os demais, mas poderão beneficiá-los. O ato praticado por um litisconsorte não poderá prejudicar, mas poderá beneficiar o outro litisconsorte.

Para que serve o litisconsórcio?

Cuida-se o litisconsórcio do fenômeno de pluralidade de partes, ou seja, da presença de duas ou mais pessoas na posição de demandante ou de demandado. O que forma esse elo entre os sujeitos é a relação jurídica envolvida.

Qual a diferença entre litisconsórcio necessário e unitario?

“O litisconsórcio será necessário quando a lei determinar ou quando for unitário” ( REsp 1.721.472/SP, 3ª Turma, DJe 25/6/2021). O litisconsórcio será necessário se a natureza da relação jurídica assim exigir ou quando a lei assim determinar. Em sendo necessário deverá sempre formar-se sob pena de nulidade.

Qual o prazo em caso de litisconsórcio passivo?

Tratando-se de litisconsórcio passivo, o prazo para contestar deve ser computado a partir da última citação ( CPC , artigo 231 , § 1º ), de modo que, na hipótese, ainda nem foi aberto.

O que é litisconsórcio misto?

· Litisconsórcio misto: quando acontece em ambos os polos. 2ª – Litisconsórcio inicial ou ulterior ou superveniente. · Litisconsórcio inicial: é quando nasce com um litisconsórcio.

É possível falar em litisconsórcio ativo necessário?

Não existe litisconsórcio necessário ativo, por ser esta uma figura que atenta contra a lógica do sistema processual brasileiro. Isto se diz porque o direito processual civil brasileiro está construído sobre dois pilares de sustentação: o direito de acesso ao Judiciário e a garantia da liberdade de demandar”.

O que acontece se um dos réus não for citado?

PROCESSUAL CIVIL. AUSÊNCIA DE CITAÇÃO DE UM DOS RÉUS. NULIDADE ABSOLUTA. A ausência de citação de um dos réus gera a nulidade absoluta do processo pelo manifesto prejuízo à defesa, impondo-se desconstituir a sentença e anular o feito desde o momento em que o ato processual deveria ter sido realizado.

O que poderá ser alegado pelo réu na contestação?

Incumbe ao réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir.

Quando ocorre litisconsórcio unitário?

O litisconsórcio será unitário facultativo quando a sua formação não for obrigatória mas a decisão tiver que ser uniforme para todos os integrantes.

Quando inicia o prazo para contestar litisconsórcio passivo?

De acordo com o disposto no artigo 231 , § 1º do CPC , em se tratando de litisconsórcio passivo, o prazo para contestar só se inicia após todos os réus terem sido citados. Dispõe o art.

Artigo anterior
Quais são os tipos de bicarbonato?
Artigo seguinte
Quem toma colágeno pode tomar cerveja?