Quais são os ativo circulante?

Perguntado por: Eva Madalena de Garcia  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (25 avaliações)

Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.

Quais são os ativos circulantes e não circulantes?

Desse modo, o ativo circulante é aquele com maior grau de liquidez, ou seja, pode ser convertido em dinheiro em menos tempo. Já o ativo não circulante é aquele com menor grau de liquidez, ou seja, variam de médio a longo prazo para se converterem em dinheiro.

Como identificar o ativo circulante?

O ativo circulante aparece logo no topo do Balanço Patrimonial e representa valores de alta liquidez, ou seja, que facilmente se transformam em dinheiro. Ele inclui: o próprio dinheiro e seus equivalentes, conta em banco, contas a receber, estoques, aplicações financeiras e etc.

São exemplos de ativo não circulante?

Assim, o Ativo Não Circulante são bens de conservação duradoura, e não são destinados ao consumidor. Os maiores exemplos são os imobilizados: veículos, as máquinas e até mesmo os imóveis.
...
São elas:
  • Realizável a Longo Prazo;
  • Investimentos;
  • Imobilizável;
  • Intangível.

São ativos não circulante de uma empresa?

Os ativos não circulantes são os investimentos de longo prazode uma empresa cujo valor total não será realizado no período de um ano. Normalmente têm uma baixa liquidez, o que significa que esses recursos não podem ser facilmente convertidos em dinheiro.

ATIVO (CIRCULANTE E NÃO CIRC) / PASSIVO (CIRCULANTE E NÃO CIRC. ) BALANÇO PATRIMONIAL CONTABILIDADE

45 questões relacionadas encontradas

O que é o ativo não circulante de uma empresa?

O que é ativo não circulante? Ativos são os bens e direitos que uma empresa possui. Nesse sentido, o ativo não circulante é o conjunto de bens e direitos que possuem baixa liquidez. Em outras palavras, trata-se dos ativos que não podem ser liquidados no curto prazo.

O que é considerado ativo circulante?

O ativo circulante são os bens e direitos de uma empresa, que podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo. Sendo assim, dentre os ativos de uma empresa, os ativos circulantes são os que possuem maior liquidez e, por isso, são conhecidos como ativos realizáveis a curto prazo.

Qual a fórmula do CCL?

O cálculo para determinar o CCL é muito simples, e é realizado através da divisão do ativo circulante pelo passivo circulante. Vale lembrar que também é muito importante observar o índice de capital de giro.

Quais são os ativos circulantes no balanço patrimonial?

Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.

Quais são os ativos imobilizados?

Contas do Ativo Imobilizado
  1. Imóveis. Os imóveis são utilizados para desenvolver as atividades necessárias da empresa. ...
  2. Máquinas e Equipamentos. ...
  3. Móveis e utensílios. ...
  4. Veículos. ...
  5. Ferramentas. ...
  6. Equipamentos de informática. ...
  7. Imobilizado em andamento.

O que é passivo circulante exemplos?

Em outras palavras, todas as obrigações financeiras com prazo inferior a um ano, são consideradas passivo circulante. Alguns exemplos são: contas a pagar, matéria-prima, empréstimos e impostos.

O que é Ativo Não Circulante no Balanço Patrimonial?

ATIVO NAO CIRCULANTE. No grupo de contas contábeis denominado Ativo Não Circulante são registrados todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da entidade e do seu empreendimento, assim como os direitos exercidos com essa finalidade.

Quais são as contas do ativo circulante operacional?

Ativo Circulante Operacional: clientes, estoques, ICMS a recuperar, adiantamentos a fornecedores, despesas operacionais antecipadas, entre outros.

O que é CCL e como calcular?

CCL = AC (ativo circulante) – PC (passivo circulante).

Isso significa que a empresa possui capital circulante líquido suficiente para cobrir todos os gastos e despesas, havendo até um superávit – lucro excedente – considerando o período calculado.

Como se calcula a necessidade de capital de giro?

NCG = Contas a Receber + Estoque – Contas a pagar

Dessa maneira é possível identificar valores em moeda que estão faltando ou sobrando no período de tempo calculado. Assim, se o resultado desse cálculo for um valor negativo, há necessidade de buscar capital de giro fora da empresa.

Como calcular o índice de liquidez imediata?

A liquidez imediata é assim calculada: Liquidez imediata = Disponível / Passivo Circulante.

O que é considerado passivo circulante?

Passivo circulante são as obrigações a serem pagas por uma empresa no período de um ano, como matérias-prima, contas a pagar, empréstimos com vencimento menor que 360 dias, impostos a serem recolhidos e provisões.

O que é ativo e passivo circulante?

Ativos e passivos circulantes podem ser entendidos como o dinheiro que entra e sai diariamente da empresa. São direitos e obrigações a curto prazo. Ativo não circulante são todos os bens e direitos que a empresa não conseguirá converter em dinheiro no curto prazo, considerando normalmente um ano.

Quem são classificadas no ativo não circulante?

O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. São classificados neste grupo as contas de bens e direitos da empresa cujas realizações se darão no longo prazo (após o término do exercício seguinte).

Qual a composição do ativo não circulante?

Composição do Ativo Não Circulante

O ativo não circulante é composto por quatro subgrupos de ativos, agrupando-os em tipos de bens, dentre eles estão: Realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

O que é passivo não circulante exemplos?

Passivo não circulante: despesas, dívidas e obrigações financeiras cujo prazo de vencimento é superior a um ano, tais como empréstimos de longo prazo e aportes financeiros.

O que são contas operacionais?

São Ativos Circulantes de uma empresa: Caixa e Bancos, Aplicações Financeiras, Contas e Duplicatas a Receber e Estoques, ativos considerados de curto prazo, que se relacionam às atividades operacionais da empresa.

Quais são as contas do passivo circulante?

Podem ser classificados como passivos circulantes os pagamentos referentes aos funcionários, como férias, salários e benefícios. Além disso, outras contas cíclicas da empresa como impostos a recolher, aluguel e até mesmo o pagamento de fornecedores também entra na categoria.

Quais contas compõem o passivo circulante?

Podemos citar como contas da categoria passivo circulante as obrigações com funcionários (salários, 13º, férias e outros encargos trabalhistas), impostos (IPTU, IPVA, IRPJ), aluguel, pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e saldos devedores.

São exemplos de contas do passivo?

São considerados exemplos de passivo circulante:
  • Fornecedores ou duplicatas a pagar;
  • Empréstimos bancários;
  • Títulos a pagar;
  • Encargos sociais a pagar;
  • Salários a pagar;
  • Impostos a pagar.

Artigo anterior
Quais personagens têm habilidade ativa?
Artigo seguinte
Faz mal usar o ventilador?