Pode usar crase antes de nome próprio feminino?

Perguntado por: Ivan Mendes  |  Última atualização: 26. Januar 2025
Pontuação: 4.6/5 (23 avaliações)

Antes de nomes próprios femininos Nessas ocasiões, o uso do acento grave indicativo de crase será facultativo porque o artigo definido “a” também é. Acompanhe com os exemplos abaixo: “Obedeça a Maria” ou “Obedeça à Maria.” “Peça isso a Gabriela” ou Peça isso À Gabriela.”

Pode usar crase antes de nome próprio?

A crase não deve ser empregada junto a nomes próprios. Os nomes próprios indicam um nome específico, em geral destinado a um ser em particular em oposição a um ser genérico – nome comum (ex: cidade: ser genérico = nome comum; Campo Grande: ser específico = nome próprio).

Pode ter crase antes de pronome pessoal?

Atenção: Antes dos pronomes pessoais, como eu, tu, ele, ela, nós, vós, mim (pronome pessoal oblíquo) etc., não ocorre crase, já que não são antecedidos de artigos. Nessas situações haverá apenas a preposição “a”. Observe: Certo: Eu pedi a ela que me esperasse para irmos embora juntos.

Quando a crase não é obrigatória?

Se depois da preposição “até” houver uma palavra feminina que admita artigo, a crase será opcional. Observe: Os amigos foram até à praça General Osório. Os amigos foram até a praça General Osório.

Pode usar crase antes de ela?

Não há crase antes dos pronome pessoais, inclusive os femininos. Motivo: esses pronomes rejeitam a anteposição de artigo. Não se diz “A ela é bonita”, mas simplesmente “Ela é bonita”. Assim, “O diretor se referiu a ela”.

NOME DE MULHER: CRASE FACULTATIVA ou OBRIGATÓRIA?

20 questões relacionadas encontradas

Tem crase em a ela?

É só não usar crase antes dos pronomes ela , ele , elas e eles .

Tem crase em a sua?

* O uso da crase antes de pronomes possessivos no singular, desde que antecedam um substantivo (pronome adjetivo), é facultativo. Vejamos o exemplo em questão: Fiz elogios a (à) sua prima.

Foi a casa tem crase?

Detalhe importante: Se a palavra “casa” vier determinada por adjunto adnominal,ou seja, caso esteja especificada, aceita-se a crase: Fui à casa de meus avós ou Voltei à casa de meus pais. ​​​​​​​ Após viajarmos muito pelos mares, voltamos a terra. Porém, quando possuir o sentido de planeta, ocorrerá a crase.

O que é crase proibida?

Casos proibidos: a) Diante de palavras de sentido indefinido. Exemplo: Falou a qualquer pessoa. b) Diante dos pronomes relativos “que”, “quem”, “cuja”.

Onde a crase é proibida?

NÃO USAMOS A CRASE:

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Tem crase em nome próprio?

Somente quando modificados por algum elemento restritivo ou qualificativo é que os nomes de cidade podem receber o artigo feminino e, portanto, a crase.

Tem crase em nomes?

O acento indicativo de crase antes de nomes próprios de mulheres é tido como facultativo, pois se escreve “à” diante de alguns nomes femininos, mas não diante de outros.

Quando usar crase em nomes?

Se se tratar de nome de mulher, poderá ocorrer a crase. Assim: "Referia-se a Marta Suplicy" (tratamento formal), "Referia-se à Marta" (tratamento informal). O artigo pode ser obrigatório antes de nomes de pessoas (independentemente de o tratamento ser formal ou informal), mas isso ocorre em apenas uma situação.

Foi A padaria tem crase?

Portanto, nesse caso, o “a” antes de padaria é com acento grave: Estou indo à padaria. Por quê? Porque há o “a” – exigido pelo verbo ir (ir a algum lugar) + outro “a” – que acompanha “padaria” – a padaria. Então a + a = à ( usamos só uma letra” a”, e a outra representamos pelo acento.

Foi A Roma tem crase?

Se você quer saber com mais rapidez se deve IR À ou A algum lugar (com ou sem o acento da crase), use o seguinte “macete”: Antes de IR, VOLTE. Se você volta “DA”, significa que há artigo: você vai “À”; Se você volta “DE”, significa que não há artigo: você vai “A”.

Foi A escola tem crase?

Em gramática, basicamente a crase se refere à fusão da preposição 'a' com o artigo feminino a: Vou à escola. O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola. A ocorrência de crase é marcada com o acento grave (`).

Faz bem a saúde tem crase?

Há contração entre preposição exigida por regência verbal e artigo definido feminino. É obrigatório o emprego da crase em locuções adverbiais como, por exemplo, “à saúde”. É obrigatório o emprego da crase em locuções prepositivas como, por exemplo, “à saúde”.

Como saber se a crase está errada?

11 erros comuns no uso da crase
  1. Antes de palavras no masculino. Uma das regras da crase é que ela não deve ser utilizada antes de palavras no masculino. ...
  2. Antes de verbos. ...
  3. Nomes de lugares. ...
  4. Antes de palavras no plural. ...
  5. Antes de pronomes indefinidos. ...
  6. Entre palavras repetidas. ...
  7. Com a locução “a partir de” ...
  8. Na indicação das horas.

Foi às compras tem crase?

Primeira - Substitua a palavra antes da qual aparece o a ou as por um termo masculino. Se o a ou as se transformar em ao ou aos, existe crase; do contrário, não.

Sou grata a minha mãe tem crase?

Neste caso, escreve-se com o acento indicativo de crase: Disse à minha mãe que voltaria cedo. Conclusão sabida e regra repetida: o uso da crase antes do pronome possessivo é facultativo. Quer dizer, pode-se omitir o acento que não fica errado.

Vai a aula tem crase?

Sendo assim, se você quiser dizer que compareceu à aula, que acompanhou e viu tudinho = você deve usar sim a crase. Agora, se você está mandando tão bem que preparou o material, auxiliou os outros alunos durante a aula e deu assistência = nesse caso você escreve sem a crase mesmo.

Artigo anterior
Quais são os tipos de relação de trabalho?
Artigo seguinte
Quais os cremes que contêm DMAE?