Quais são os anestésicos locais?

Perguntado por: Vicente Joaquim Gonçalves Reis Neto  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (75 avaliações)

A classificação dos anestésicos locais é definida quanto à estrutura química e quanto à duração de ação, sendo os principais utilizados na Odontologia lidocaína, mepivacaína, articaína, prilocaína, cloridrato de bupivacaína.

Qual é o melhor anestésico local?

A solução anestésica mais utilizada no Brasil, segundo Almeida [2], é a prilocaína associada à felipressina (por exemplo, Citanest®). Essa preparação permite, em média, uma anestesia pulpar de 60 minutos e efeito nos tecidos moles de 180 a 300 minutos.

Quais os anestésicos?

Anestésicos Gerais
  • Agentes Inalatórios. Isoflurano (Quase em desuso) Enflurano. Sevoflurano (Atualmente o mais usado) ...
  • Gases anestésicos. Óxido nitroso (ainda usado) Xenônio ( Em estudo, uma esperança, mas nada comprovado).
  • Fármacos anestésicos intravenosos. 1 – Sedativos hipnóticos: Propofol.

Qual a função de anestésicos locais?

Anestésicos locais são substâncias que blo- queiam a condução nervosa de forma reversível, sendo seu uso seguido de recuperação completa da função do nervo. O local de ação dos anestésicos locais é a membrana celular, onde bloqueiam o pro- cesso de excitação-condução.

Qual a função dos anestésicos locais na Odontologia?

Os anestésicos locais são definidos como drogas que têm por função bloquear temporariamente a condução nervosa em parte do corpo, determinando perda das sensações sem ter perda da consciência.

Curso de Farmacologia: Aula 10 - Anestesicos locais - Mecanismo de ação

41 questões relacionadas encontradas

Como funciona o efeito da anestesia?

Na anestesia geral, o anestésico age no cérebro, bloqueando o estímulo doloroso. A indução (paciente perde a consciência em poucos segundos) é feita através da administração do anestésico intravenoso e, a seguir, pode ser feita ou o não o processo de entubação na dependência do porte cirúrgico ou local a ser operado.

Quais são os 2 tipos de anestésicos gerais?

Quais são os tipos de anestesia geral?
  • Anestesia inalatória. Neste caso, o paciente inala gases que contêm o medicamento anestésico. ...
  • Anestesia endovenosa. Esta técnica é realizada por meio da injeção do anestésico diretamente na veia do paciente. ...
  • Anestesia balanceada. ...
  • Medicação Pré-Anestésica. ...
  • Indução. ...
  • Manutenção. ...
  • Recuperação.

Quais as classes de anestésicos?

De maneira geral, os anestésicos são divididos em anestésicos gerais e anestésicos locais, que se diferem principalmente pela capacidade de induzir ou não perda da consciência.

Quais os anestésicos mais utilizados no centro cirúrgico?

Um dos medicamentos anestésicos mais utilizados na anestesia geral é o Propofol (Provive). Comercialmente conhecido por Diprivan, o fármaco é muito utilizado na realização de cirurgias e outros procedimentos dolorosos, deixandoo paciente inconsciente e sedado.

Quais os anestésicos mais fortes?

O fentanil é cerca de 100 vezes mais potente que a morfina.

Qual anestésico odontológico mais potente?

A lidocaína é o “padrão ouro” na odontologia. Esse sal anestésico possui início de ação rápida, 3 a 5 minutos, sendo que sua concentração eficaz é de 2%. A meia-vida da lidocaína é de aproximadamente 90 minutos.

Quando usar articaína?

A indicação do anestésico cloridrato de articaína + epinefrina é para a anestesia local, por bloqueio de nervo ou por infiltração, em procedimentos periodontais simples e complexos (3).

Qual sedativo é usado em cirurgias?

O midazolam é utilizado para sedação antes de procedimentos médicos diagnóticos e terapêuticos. O midazolam é um benzodiazepínico imidazólico que tem efeitos depressores no sistema nervoso central (SNC) com rápido início de ação e poucos efeitos adversos.

Quais medicamentos usados na anestesia regional?

Benzodiazepínicos são usados para sedação intravenosa durante realização de anestesias regionais ou locais e procedimentos diagnósticos. Seus representantes tem variedade de início e duração de efeito. O início de ação é usualmente mais rápido com midazolam, seguido por diazepam.

Qual o nome da anestesia geral?

Anestesia geral endovenosa: é aplicada por meio de uma injeção na veia, como o nome sugere. Ao ser introduzida diretamente na corrente sanguínea, a substância rapidamente circula pelo corpo, por meio do sangue, e ao atingir o cérebro, promove o mesmo bloqueio das sensações dolorosas e da consciência.

Quais as características dos anestésicos gerais?

São depressores do sistema nervoso central que determinam abolição das sensações, acompanhada de perda de consciência. Anestesia geral envolve combinação dos seguintes elementos: inconsciência, amnésia, analgesia, relaxamento muscular e bloqueio de respostas neuro-humorais ao estresse anestésico-cirúrgico.

Quantas horas passa o efeito da anestesia?

Essa sensação de “dormência” pode durar de 2 até 12 horas, porém, existem algumas formas e métodos que podem ser usados para reduzir esse tempo para voltar à normalidade.

Quanto tempo demora o efeito de uma anestesia geral?

Prezado Internauta, o efeito da anestesia geral numa grande parte passa imediatamente após a cirurgia mas por umas 3 a 4 horas o paciente fica em observação na recuperação do centro cirúrgico.

Como é acordar da anestesia geral?

De forma geral, o paciente acorda em alguns minutos ou poucas horas após o término da cirurgia. Quais são as complicações possíveis de uma Anestesia Geral? Como qualquer outra anestesia, a Anestesia Geral pode apresentar efeitos colaterais, como enjoo, vômitos, dor de cabeça e reações alérgicas.

Quais os tipos de medicamentos utilizados na pré anestesia?

As drogas morfina, meperidina, dolantina, fentanil, alfentanil produzem analgesia em pacientes com dores pré-operatórias.

Quais os medicamentos mais utilizados na enfermagem?

  • Epinefrina 1mg/mL ampola 1mL – sol.injetável. ...
  • ANALGÉSICO NARCÓTICO. ...
  • Ácido acetilsalicílico 100mg -comprimido. ...
  • Paracetamol 200mg/mL frasco-gotas 20mL – sol.oral. ...
  • Lidocaína 20mg/mL (2%) sem vasoconstrictor frasco-ampola 20mL – sol.injetável. ...
  • Midazolam 5mg/mL ampola 3mL – sol.injetável. ...
  • Ácido acetilsalicílico 100mg - comprimido.

Quais os medicamentos mais utilizados nos hospitais?

Características dos medicamentos
  • Manitol: diurético osmótico para tratamento de edema cerebral. ...
  • Noradrenalina: droga vasopressora indicada em casos de choque séptico e situações de baixa resistência periférica. ...
  • Tramadol: hipnoanalgésico que atua nos receptores localizados no tálamo, hipotálamo e sistema límbico.

Quando não usar articaína?

O uso do produto é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida aos anestésicos locais do grupo amida, a sulfitos ou a qualquer outra substância presente na fórmula e em pacientes sendo tratados com fármacos que produzem alterações na pressão arterial, como os inibidores da MAO, antidepressivos ...

Pode usar articaína em Diabeticos?

Já para pacientes diabéticos controlados, a prilocaína com o vasoconstritor felipressina é o anestésico mais indicado(3). A prilocaína e articaína não devem ser usadas em gestantes por poderem levar à metamoglobinemia, tanto na mãe quanto no feto(1,2).

Artigo anterior
Qual o poder do Duende Verde?
Artigo seguinte
Qual a idade certa para iniciar a alfabetização?