O que é fase permanente?
Perguntado por: Tomé Cunha | Última atualização: 19. März 2022Pontuação: 4.7/5 (10 avaliações)
1.2.3 Terceira Idade ou Fase Permanente (inativa): É constituída pelo conjunto de documentos, que em função do seu valor de pesquisa, probatório e informativo são preservados definitivamente. Nesta fase não há restrição de acesso. Também é chamado de Arquivo Histórico.
São exemplos de documentos permanentes?
Contratos que já expiraram e documentos baseados em uma legislação que se tornou obsoleta são considerados exemplos de arquivo permanente.
Para que serve o arquivo permanente?
A função primordial dos arquivos permanentes é de recolher e tratar os documentos públicos depois de cumprirem as razões para qual ele foi criado. Os arquivos administrativos guardam os documentos produzidos ou recebidos pelas organizações durante o exercício governamental.
Qual o prazo de permanência de um documento?
Qual é o prazo de guarda dos documentos? O tempo de arquivamento, conforme determina a lei, não vai além de cinco anos. Essa medida evita o acúmulo de papel e de espaço por um tempo longo demais. Esse prazo se refere, na maioria das vezes, apenas à fase corrente, ou seja, aquela em que o documento ainda vigora.
Como podem ser definidos os prazos de guarda dos documentos?
O prazo para guarda dos documentos vai variar e deve ser definido por uma Tabela de Temporalidade que atenda à legislação vigente. "A Gestão de Documentos é uma área da Arquivologia que trata dos documentos desde a sua criação, passando pelas fases de utilização, incluindo possíveis descartes.
Significado da palavra Permanente
Onde devem ser guardados os arquivos permanentes?
Geralmente, os arquivos intermediários ou permanentes são guardados fisicamente em uma sala do arquivo.
Quais são os três tipos de arquivos?
Arquivo ativo, arquivo inativo e arquivo morto:
Existem classificações também que indicam a frequência de uso dos arquivos.
Quantos e quais são os grupos de arquivo permanente?
De acordo com Marilena Leite Paes, em Arquivo: teoria e prática, as atividades do arquivo permanente classificam-se em quatro grupos. São eles: A - Classificação; Descrição e publicação; Restauração; Acesso. ... C - Classificação; Descrição e publicação; Conservação; Restauração.
São materiais considerados permanentes na organização dos arquivos?
Os livros e demais materiais bibliográficos apresentam características de material permanente (durabilidade superior a dois anos, não é quebradiço, não é perecível, não é incorporável a outro bem, não se destina a transformação).
Quais as atividades que são desenvolvidas no arquivo permanente?
Acabei de citar para você todas as atividades que são desenvolvidas no arquivo permanente: arranjo, conservação/preservação/restauração e acesso. O arranjo é o modo de organização dos documentos de valor secundário no arquivo permanente.
Quais são os ciclos dos arquivos?
- Fase corrente. A primeira fase do ciclo de vida de documentos, a fase corrente, é quando o documento tem a sua maior importância. ...
- Fase intermediária. ...
- Fase permanente.
Quais são as classificações dos arquivos?
Os arquivos possuem inúmeras características. ... Quanto à extensão de sua atuação, os arquivos podem ser classificados em setoriais, centrais ou distritais. Quanto à entidade mantenedora, os arquivos podem ser classificados em: públicos, institucionais, comerciais e pessoais.
Quais os tipos arquivos?
- TXT. O TXT também é uma extensão de arquivos de texto, mas, diferente do . ...
- DOC. DOC é outro formato de arquivos muito conhecido, próprio do programa Word, da Microsoft. ...
- PDF. ...
- PPT. ...
- JPEG. ...
- PNG. ...
- EPS. ...
- PSD, CDR e AI.
Quais são os tipos de arquivos na administração?
- PSD: gerado pelo Photoshop;
- CDR: gerado pelo Corel Draw;
- XML: arquivo gerado para documentos usados na internet;
- SQL: arquivo específico para administração e dados;
- TXT e WORD: arquivos de texto;
- EXE: arquivo de execução;
- ZIP e RAR: arquivos compactados;
- JPG e PNG: arquivos de imagens.
Quais os tipos de arquivos e suas funções?
- TXT: são arquivos de texto, normalmente criado no bloco de notas.
- EXE: tipo de arquivo que indica aplicativo.
- DLL: é complementar ao arquivo tipo EXE.
- ZIP: também conhecido como arquivo “zipado”. ...
- PDF: com certeza esse nome é do conhecimento de todos que mexem em computadores.
Quais são os tipos de arquivos e sua aplicabilidade?
- Arquivo corrente: documentos relacionados aos objetivos imediatos de sua produção ou recepção. ...
- Arquivo intermediário: documentos cujo uso é pouco frequente e que, por isso, são destinados a um depósito de armazenamento temporário até que seja dada sua destinação final.
Quem efetua o recolhimento ao Arquivo Permanente?
O Arquivo Público do Estado, órgão central do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo é responsável pela formulação e implementação da política estadual de arquivos, por meio da gestão, do recolhimento, da preservação e da difusão do patrimônio documental do Estado, garantido pleno acesso à informação.
Como armazenar arquivo morto?
Sua empresa pode muito bem manter seu arquivo morto em pastas dentro de caixas e armários, só que na sua administração é você quem manda. Primeiro o mais importante: papéis se desgastam com o tempo, por isso é bom digitalizar todos os documentos antes de ordená-los.
Qual a diferença entre um arquivo corrente e um arquivo permanente?
Arquivo Corrente:
A formados por documentos com valor secundário. ... C transferidos, após o final de sua utilização, aos arquivos permanentes, onde aguardam a destinação final. D formados por documentos com prazos precaucionais esgotados.
Qual o conceito de tabela de temporalidade documental?
Uma tabela de temporalidade é uma ferramenta auxiliar da gestão de documentos. Ela evita perdas e extravios, assim como indica o período de armazenamento de cada arquivo, de acordo com o que a legislação determina. Devido a suas características, um dos benefícios é a facilidade de busca de documentos.
O que é temporalidade dos documentos?
Segundo o glossário de termos arquivísticos, a Tabela de Temporalidade Documental é definida como “Instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos de transferência, recolhimento, eliminação e mudança de suporte de documentos”. E esses prazos devem ser avaliados com frequência.
O que é a classificação de documentos?
A classificação de documentos é o processo aplicado para organizar informações por grupos de assuntos e facilitar a localização dos documentos, estejam eles em papel ou em formato digital. ... Confira a seguir os padrões de classificação de documentos mais utilizados no mundo empresarial.
Quais são as três idades dos arquivos?
- Três idades do arquivo. ...
- Corrente (1ª idade) ...
- Intermediário (2ª idade) ...
- Permanente (3ª idade) ...
- Fases da gestão de documentos. ...
- Tabela de temporalidade. ...
- A destinação final dos documentos.
Porque devemos classificar os arquivos?
Ao classificar documentos de arquivo, o que se pretende é reestabelecer estas conexões que nascem na produção do documento, durante o processo de gestão administrativa, mas que podem ficar ocultas em virtude das características dos processos administrativos ou de problemas em seu gerenciamento.
O que significa QTH do sossego?
Como desbloquear o aparelho pelo Google?