Como explicar a memória?

Perguntado por: Camila Santos Rodrigues  |  Última atualização: 6. Februar 2022
Pontuação: 4.9/5 (3 avaliações)

A memória é o armazenamento de informações e fatos obtidos através de experiências ouvidas ou vividas. Relaciona-se fortemente à aprendizagem que é a obtenção de novos conhecimentos, pois utiliza a memória para reter tais informações no cérebro.

Qual é o conceito de memória?

A memória é compreendida, em diversos campos da Psicologia, como um local de armazenamento, em que as informações ficam guardadas e, quando há necessidade, recuperadas de forma quase literal.

Como o cérebro guarda a memória?

Hoje sabemos que a memória consciente fica inicialmente guardada no córtex pré-frontal, em seguida é convertida em memória de longo prazo no hipocampo e finalmente armazenada nas mesmas áreas do córtex que processaram a informação originalmente, por exemplo, as memórias das imagens visuais são armazenadas no córtex ...

Como se consolida a memória?

A consolidação é o processo pelo qual a informação adquirida é estabilizada para ser armazenada como uma memória de longa duração. ... Como tal, a consolidação é desencadeada pela codificação da memória (aquisição), mas, na realidade, este processo é mais complexo e inclui as fases de estabilização, reforço e integração.

Qual a parte do cérebro que armazena a memória?

As memórias são organizadas no hipocampo, que organiza com diversos padrões os acontecimentos pela data e local onde ocorreram. "Nós descobrimos que o hipocampo guarda ao menos um mês de memórias e imagens vistas a até 30 quilômetros de distância.

MEMÓRIA | Nerdologia

19 questões relacionadas encontradas

Como é formada a nossa memória?

A memória ocorre pela formação de conexões pelos neurônios ou células nervosas no cérebro. Tais conexões são ligadas por pontos chamados sinapses. ... A memória é a capacidade de armazenar informações de modo que essas possam ser recuperadas quando buscamos recordá-las.

Onde as células de memórias ficam armazenadas?

Atualmente, o consenso é de que as memórias são armazenadas em redes neurais presentes no cérebro, ou seja, em conexões que permitem que as informações possam ser transferidas de um neurônio a outro.

Como a memória é evocada?

A evocação (ou recuperação) envolve a organização dos traços de memória em uma sequência coerente no tempo (fenômeno chamado de integração temporal) e ocorre principalmente no córtex pré-frontal, através de um processo denominado memória de trabalho, o qual será detalhado mais adiante.

O que pode prejudicar a consolidação da memória?

Dormir pouco. ... E mais, conforme o cansaço, a falta de sono atrapalha mesmo a formação da memória de curto prazo, pois a pessoa privada de sono tem menos capacidade de atenção.

Como a memória pode ser classificada?

Analisando a memória quanto ao tempo de armazenamento das informações, pode-se classificá-la em memória de trabalho, memória de curto prazo e memória de longo prazo. ... A memória de trabalho pode, ainda, armazenar dados por via inconsciente.

Como são armazenadas todas as informações em nossa memória?

Eles descobriram que as memórias são armazenadas ao longo de estruturas cerebrais em muitas as conexões entre os neurônios. Esse armazenamento pode ocorrer de duas maneiras. ... O hipocampo também grava memórias simultâneas de diferentes regiões sensoriais do cérebro e as liga em um “episódio único” de memória.

Quantas informações o cérebro pode armazenar?

Cientistas do Salk Institute, da Califórnia, descobriram que a parte do cérebro humano que é reservada à memória tem muito mais capacidade do que se pensava, podendo armazenar qualquer coisa como 4,7 mil milhões de livros ou 670 milhões de páginas de internet.

Quais são as 3 etapas do processo de memorização?

De acordo com Michel Habib*, o processo de memória tem obrigatoriamente de passar por três fases: a memorização, o armazenamento e a rememoração. Entende-se por memorização a formação e construção de traços mnésicos, isto é, a aquisição de uma memória.

O que são memórias instantâneas?

Este tipo de memória é a que retém a informação por menos tempo, até que ela seja esquecida ou guardada.

O que são memórias literárias?

Memórias literárias são textos produzidos por escritores que dominam o ato de escrever como arte e revivem uma época por meio de suas lembranças pessoais.

Qual é a função da memória?

Em informática, memória são todos os dispositivos que permitem a um computador guardar dados, temporária ou permanentemente. Memória é um termo genérico para designar componentes de um sistema capazes de armazenar dados e programas.

Quando a consolidação da memória?

É durante o sono, sabe-se há algum tempo, que o cérebro consolida a memória de acontecimentos recentes e importantes. É preciso estar acordado e atento para registrar uma informação nova.

Qual a importância do hipocampo no processo de formação de memória?

O hipocampo está envolvido na formação de novas memórias e também está associado ao aprendizado e às emoções. O hipocampo desempenha um papel crítico na formação, organização e armazenamento de novas memórias, além de conectar certas sensações e emoções à essas memórias.

Como a amígdala pode influenciar na formação de novas memórias?

Estudos em humanos sugerem que a ativação da amígdala, embora fundamental nas repostas emocionais, não exerce um papel determinante para a formação da memória, o que não significa que não possa influenciar memórias com conteúdo emocional.

O que é reconsolidação da memória?

Algumas memórias entram em um período lábil após a evocação. Para persistir, devem passar por outro processo chamado reconsolidação. Uma das funções da reconsolidação da memória é a atualização de memórias existentes. ... Algumas memórias entram em um período lábil após a evocação.

Qual o mecanismo molecular do processo de aprendizagem e memória?

OS ESTÍMULOS REPETIDOS E SUAS VIAS ESPECÍFICAS DE ATIVAÇÃO

Essa sensibilização consiste em um mecanismo de base molecular no qual as alterações na conexão sináptica derivam da ativação de genes durante a passagem da memória em curto prazo para a de longo prazo e da síntese de proteínas.

Qual o tipo de memória está relacionado a resposta emocional?

Sobre as áreas cerebrais envolvidas na memória, há uma região em que ficam armazenadas as “memórias emocionais”. Essas memórias são armazenadas juntamente com a emoção vivenciada no momento. Esse fato explica porque costumamos lembrar episódios passados que foram marcantes (KANDEL, 2009).

Onde se encontra a memória?

Hoje sabe-se que diversas áreas do cérebro estão envolvidas com a memória, e que memórias recentes são “armazenadas” em uma região (temporal), enquanto memórias mais antigas ficam em outra (lobo frontal).

Quem produz as células de memória?

Algumas células que produziram os anticorpos ficam guardadas. São as ditas células de memória, armazenadas principalmente nos órgãos linfoides – como a medula óssea, os linfonodos e o baço.

Quais os agentes utilizados para a produção de células de memória?

Os seres humanos são capazes de estimular a produção de células de memória no corpo e, assim, prevenir-se contra algumas doenças. Os agentes utilizados para a produção de células de memória são: a) antitérmicos. b) vacinas.

Artigo anterior
Quais são as doenças que dão estabilidade no emprego?
Artigo seguinte
Qual a transportadora da Magazine Luiza 2020?