Quais são os 5 grupos de processos do PMBOK?

Perguntado por: Jéssica Letícia Pires  |  Última atualização: 7. April 2022
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  • Grupo de processos de iniciação.
  • Grupo de processos de planejamento.
  • Grupo de processos de execução.
  • Grupo de processos de monitoramento e controle.
  • Grupo de processos de encerramento.

Quais são os 5 grupos de processos do Guia PMBOK?

Os Grupos de Processos são: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento.

Quais são os grupos de processos citados pelo PMBOK?

O PMBOK® utiliza cinco grupos de processos (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento), que são usados para categorizar as operações de gerenciamento de projetos necessárias para administrar uma empresa ou supervisionar um projeto.

Quantos e quais sãos os processos PMBOK?

O fluxo apresenta todos os 49 processos e, para ajudar a entendê-los, apresenta as ferramentas, técnicas e as saídas mais marcantes. As cores ajudam a identificar as áreas de conhecimento.

Quantos são os processos segundo o Guia PMBOK 5 edição?

Em gestão de projetos, explica, há cinco grupos de processos: iniciação, planejamento, execução, controle e monitoramento.

2 - Grupos de processos de gerenciamento de projetos e fases de um projeto - PMBOK

17 questões relacionadas encontradas

Quantos processos existem no gerenciamento do escopo do projeto?

Os processos que fazem parte desse conjunto são: 1) planejar o gerenciamento de escopo; 2) coletar os requisitos; 3) definir o escopo; 4) criar a EAP; 5) validar o escopo; e 6) controlar o escopo.

Quais são os processos de gerenciamento de portfólio?

Além disso, é preciso que, no mínimo, qualquer abordagem abrangente de PPM inclua os seguintes processos:
  • seleção do projeto;
  • priorização/repriorização do projeto;
  • monitoramento de portfólio;
  • avaliação da carteira;
  • gerenciamento de ações corretivas;
  • finalização e remoção do projeto.

Quais são os cinco grupos de processos?

Os grupos de processos de gerenciamento de projetos se dividem em cinco:
  • Grupo de processos de iniciação.
  • Grupo de processos de planejamento.
  • Grupo de processos de execução.
  • Grupo de processos de monitoramento e controle.
  • Grupo de processos de encerramento.

Quais as fases do processo de gerenciamento de projetos segundo o PMBOK?

Segundo o PMBOK ─ Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, do Project Management Institute (PMI) ─, um projeto é constituído não só do planejamento, mas de cinco fases: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.

O que são processos PMBOK?

O PMBOK, publicado pelo PMI (Project Management Institute), é um guia baseado em processos que devem ser realizados durante todo o ciclo de vida de um projeto. O PMBOK reúne as melhores práticas utilizadas na gestão de diversos projetos ao redor do mundo.

Quais são os grupos de processos de um projeto?

Existem cinco grupos de processos de gestão de projetos: (1) iniciação, (2) planejamento, (3) execução, (4) monitoramento e controle, (5) encerramento.

O que são grupos de processos?

Um grupo de processo é um conjunto de processos que suportam o desenvolvimento do projeto. Os grupos de processos se relacionam com os passos do Ciclo PDCA da melhoria contínua. Veja a tabela abaixo com suas relações e com o principal objetivo de cada grupo de processo.

Qual dos processos faz parte do grupo de iniciação do PMBOK?

24 - Qual dos processos faz parte do grupo de iniciação do PMBoK? Desenvolver termo de abertura e identificar as partes interessadas.

O que são os processos de gerenciamento de interdependências?

PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE INTERDEPENDÊNCIAS

2.1 Iniciação do Projeto e desenvolvimento do plano de Projeto: Avaliação dos requisitos dos clientes e outras partes interessadas, preparando um plano do Projeto e iniciando outros processos.

Quais as 4 fases do projeto?

É possível dividir o ciclo de vida de um projeto em quatro fases genéricas:
  • Iniciação;
  • Planejamento;
  • Execução;
  • Encerramento.

Quais são as 5 etapas de um projeto?

A gestão de projetos possui cinco etapas fundamentais que podem ajudar a otimizar o seu próximo projeto e proporcionar um plano organizado à sua equipe. Estas etapas incluem o início, planejamento, execução, desempenho e encerramento.

Quais são os principais passos do processo de controle do projetos?

Como controlar projetos em 5 passos
  • Defina etapas de acompanhamento. ...
  • Planeje o controle do projeto. ...
  • Tenha bons indicadores de performance. ...
  • Corrija eventuais desvios no projeto. ...
  • Utilize ferramentas de gerenciamento de projetos. ...
  • Termo de Abertura do Projeto. ...
  • Plano de Gerenciamento do Projeto. ...
  • Linhas de base do projeto.

Quais são as fases dos grupos de processo?

3. Grupos de Processos. Existem basicamente cinco Grupos de Processos, são eles: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, e Encerramento.

O que é a tripla restrição?

O termo “restrição tripla” é uma frase muito conhecida em gerenciamento de projetos, que se refere às demandas de escopo, tempo e custo. O modo pelo qual essas três demandas são equilibradas afeta a qualidade. Se um desses fatores é afetado, pelo menos um dos outros fatores também será afetado.

O que é gerenciamento de portfólios?

A gestão de portfólio de projetos consiste na definição de quais projetos são prioritários para empresa, na ordenação de sua execução, definição das equipes responsáveis e acompanhamento de seus resultados e de seu andamento, para garantir que estão caminhando no rumo determinado e que seus integrantes estão engajados ...

O que contempla o gerenciamento de portfólio?

Muito além de executar diversos projetos, o gerenciamento de portfólio é o uso dos conhecimentos, estratégias e técnicas de gestão no trabalho integrado de diversos projetos, que compõem uma carteira (portfólio), no intuito de maximizar o retorno sobre o investimento realizado em seu desenvolvimento, de forma eficiente ...

O que é portfólio em gerenciamento de projetos?

Mas em gestão de projetos, qual é a definição de portfólio? Pode-se dizer que é a lista de projetos e programas que a empresa está implementando para atingir os objetivos estratégicos definidos.

São processos de planejamento de escopo?

O planejamento do escopo é o processo de elaborar e documentar progressivamente o trabalho do projeto (escopo do projeto) produzindo o produto do projeto. O planejamento do escopo começa com as entradas iniciais da descrição do produto, project charter, e a definição inicial das restrições e premissas.

Quais são os componentes existentes na declaração do escopo?

A declaração do escopo também indica o que está FORA do projeto, ou seja, o tão famoso “fora do escopo”. As entradas para este processo incluem o plano de gerenciamento do escopo, o termo de abertura do projeto, documentação de requisitos e ativos de processos organizacionais.

São processos da área de conhecimento escopo?

Área de Conhecimento - Escopo

Os processos de planejamento criam um plano para o gerenciamento de escopo. Os processos de controle e monitoramento controlam se que o escopo está sendo cumprido conforme foi definido nos processos de planejamento e a verificação confirma com o cliente que está tudo correto.

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