São elementos de um plano de ensino?

Perguntado por: Pedro Miranda de Gomes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (3 avaliações)

Os elementos de um plano de aula são: tema/assunto; público-alvo; objetivo(s), cronograma; conteúdos; atividades/estratégias; recursos; avaliação; registro das atividades.

Quais são os principais elementos do plano de ensino?

Principais elementos de um plano de ensino eficiente
  1. Título da disciplina. A construção de um plano de ensino começa com as informações básicas de identificação da matéria. ...
  2. Carga horária. ...
  3. Ementa. ...
  4. Objetivos gerais e específicos. ...
  5. Justificativa. ...
  6. Metodologia. ...
  7. Conteúdo programático. ...
  8. Critérios de avaliação.

Quais são os elementos de um plano de aula?

O plano de aula é um documento elaborado pelo professor para definir o tema da aula, seu objetivo, o que exatamente será ensinado, a metodologia a ser utilizada e a avaliação a ser utilizada para analisar a assimilação do que foi ensinado, dentre outras coisas.

Quais são as etapas de um plano de ensino?

As etapas necessárias para um bom planejamento são o conhecimento da realidade, a elaboração, a execução, a avaliação e o aperfeiçoamento do plano. Os componentes básicos de um plano são objetivos educacionais e instrucionais, conteúdos, procedimentos de ensino, recursos de ensino e avaliação.

Qual a importância das etapas do planejamento de ensino?

Em primeiro lugar, o planejamento serve para questionar e precisar o que será ensinado e por quais motivos. Assim, ele esboça as intenções da instituição de ensino, explicitando o que cada turma ou professor espera atingir ao final do período letivo contemplado no plano.

Didática - Elementos Plano de Aula - videoaula 02 - Profª Elismara Zaias

29 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de planejamento de ensino?

Existem 2 tipos de planejamento escolar: o estratégico e o participativo.
...
Realidade interna escolar
  • infraestrutura;
  • qualificação;
  • número de funcionários;
  • os resultados dos alunos no último Enem e demais vestibulares;
  • as dificuldades enfrentadas pela gestão pedagógica.

O que não pode faltar em um plano de aula?

Por isso, compartilho algumas dicas para garantir a boa elaboração desse instrumento:
  • Use as informações e reflexões sobre sua turma. ...
  • Articule o planejamento. ...
  • Estruture o plano. ...
  • Tenha objetivos claros. ...
  • Seja flexível. ...
  • Ao reutilizar o plano, faça uma revisão profunda.

Quais são os objetivos de um plano de aula?

Os objetivos descritos no seu plano de aula devem ter as seguintes características:
  1. Devem ser realistas: O professor não deve somente imaginar os objetivos sem levar em conta se eles são possíveis de serem alcançados. ...
  2. Devem ser viáveis: Os objetivos devem ser viáveis dentro da realidade de tempo e materiais disponíveis.

Quanto aos elementos constitutivos do plano de aula há um deles?

São elementos constitutivos do plano de aula: práxis interativa, método, significação, visão de processo avaliativo. objetivos (para quê), conteúdos (o quê), metodologia (como) e avaliação aprendizado de matérias, o livro didático e a ciência.

O que é o plano de ensino?

O Plano de Ensino é um plano de ação; é o registro do planejamento das ações pedagógicas para o componente curricular1 durante o período letivo. É um instrumento didático-pedagógico e administrativo de elaboração e uso obrigatórios.

Quais os elementos de um plano de aula ou sequência didática?

Exemplo de sequência didática pronta

Tema a ser trabalhado (definido de acordo com o currículo escolar e o projeto político-pedagógico (PPP) da instituição) Objetivo da sequência didática. Conteúdos a serem trabalhados. Habilidades da BNCC a serem desenvolvidas.

Quais são os objetivos de aprendizagem?

Os objetivos de aprendizagem são descrições concisas, claramente articuladas do que os alunos devem saber e compreender, e do que sejam capazes de fazer numa fase específica de sua escolaridade.

O que é objeto do conhecimento no plano de aula?

Para cada unidade, são os conteúdos, conceitos e processos abordados nas habilidades, onde aparecem como o complemento do verbo. Por exemplo, em Ciências, a habilidade "nomear e representar graficamente partes do corpo humano" trabalha o objeto de conhecimento "corpo humano".

Quais itens deve contemplar um bom plano de aula?

Em geral, um bom plano de atividades, deve contemplar os seguintes itens:
  • Objetivo geral a ser alcançando com o plano de ações;
  • Lista de ações e atividades a serem executadas;
  • Data de início e fim previsto para cada ação ou atividade;
  • Orçamento alocado para cada ação ou atividade;
  • Responsável pela execução de cada ação;

Quais tópicos importantes não podem faltar na elaboração dos aprofundamentos curriculares?

Conheça os oito pontos que não podem faltar numa discussão sobre educação integral e currículo.
  1. Integrar diferentes áreas do conhecimento. ...
  2. Problematizar a hierarquização das disciplinas. ...
  3. Trabalhar em espaços de planejamento conjunto, com estímulo à formação dos professores.

Quais são as características de um plano de aula?

O plano de aula é um documento feito pelo professor contendo o tema da aula, o objetivo dela, a metodologia, formas de avaliação, referências bibliográficas e outras informações.

Quais são os 3 tipos de planejamento de ensino?

O planejamento de ensino é dividido em três tipos, diferenciados por seu grau de especificidade crescente: planejamento do curso; planejamento da unidade e planejamento de aula.

Quais os tipos e níveis de planejamento?

No contexto das organizações, são três os níveis de planejamento, isto é, planejamento estratégico, tático e operacional.

Quais são as três formas de planejamento existentes em uma escola?

De acordo com Celso Vasconcelos, o planejamento escolar deve ser estruturado e articulado através de três níveis: o planejamento da escola, o plano de ensino ou plano curricular e o plano de aula.

O que é o objeto do conhecimento?

Portanto, os objetos de conhecimento são os conteúdos, conceitos e processos organizados em diferentes unidades temáticas que possibilitam o trabalho multidisciplinar, e são aplicados a partir do desenvolvimento de um conjunto de habilidades.

O que é objeto de aprendizagem na Bncc?

Os objetos de aprendizagem podem ser entendidos como formas diferentes de apresentar conteúdos com estímulos distintos para proporcionar melhor assimilação. A missão de proporcionar uma experiência de aprendizagem que promova de forma eficaz competências e / ou habilidades é bem desafiadora.

Como escrever objetivos de aprendizagem?

Como definir objetivos de aprendizagem
  1. Identificar o período de tempo e público-alvo.
  2. Usar um verbo de ação.
  3. Descrever a tarefa específica que o aluno terá que realizar.

Quais são os objetivos do processo de ensino e aprendizagem?

Os objectivos de ensino-aprendizagem expressam intenções, propósitos definidos, explícitos quanto ao desenvolvimento das qualidades humanas. Dizem respeito ao que os alunos devem desenvolver ao longo da escolaridade (cognitiva, física, afectiva, estética e ética) e, especialmente, em cada aula.

Quais são os principais objetivos do ensino fundamental?

32, determina como objetivo do Ensino Fundamental a formação do cidadão, mediante: I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores ...

Quais são os elementos da ação didática?

Os elementos da ação didática são:
  • o professor.
  • o aluno.
  • a disciplina (matéria ou conteúdo)
  • o contexto da aprendizagem.
  • as estratégias metodológicas.

Artigo anterior
Quais são os cinco passos didáticos apontados por Libâneo 1994 para o bom desenvolvimento da aula?
Artigo seguinte
Como é a qualidade do ar que respiramos?