Quais os 4 tipos de melanoma?

Perguntado por: Laura Pereira de Domingues  |  Última atualização: 9. Mai 2025
Pontuação: 5/5 (19 avaliações)

Há quatro tipos principais de melanoma: extensivo superficial, nodular, lentigo maligno e acral-lentiginoso.

Qual melanoma é mais perigoso?

O melanoma cutâneo é o tipo mais raro e mais perigoso câncer de pele. Ele é caracterizado pela formação de células malignas a partir dos melanócitos, as células produtoras de melanina que dão cor à pele, e pode evoluir com metástases e letalidade.

Como saber o tipo de melanoma?

Como é feito o diagnóstico do melanoma?
  1. A é para forma Assimétrica. Procure sinais com formas irregulares, como duas metades de aparência muito diferente;
  2. B é para Borda irregular. Procure verrugas ou pintas com bordas irregulares, entalhadas ou recortadas;
  3. C é para mudanças de Cor. ...
  4. D é para Diâmetro. ...
  5. E é para Evolução.

Quando o melanoma é grave?

Entre os principais sinais do melanoma maligno, podemos chamar a atenção para: lesão pigmentada — manchas na pele onde há aumento na coloração, tamanho e forma da lesão. Neste caso, com a presença de bordas irregulares; pinta escura — surge em uma região com pele aparentemente normal.

Onde o melanoma costuma aparecer?

O câncer de pele melanoma tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele) e é mais frequente em adultos brancos. O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais.

Câncer de Pele Melanoma: Tratamento (Estágio IV)

43 questões relacionadas encontradas

Como saber se o melanoma está avançado?

Melanomas avançados

A espessura não desempenha mais um papel de palco. Se os gânglios linfáticos locais forem palpáveis, o que significa que parecem aumentados quando examinados por um médico, o tumor os atingiu e eles são removidos. Às vezes, o melanoma está presente mesmo em linfonodos que não são palpáveis.

Quais os primeiros sinais de melanoma?

Pintas que mudam de cor, tamanho ou formato, passam a coçar ou a sangrar ou apresentam qualquer alteração ao longo do tempo são suspeitas de melanoma.

Quanto tempo melanoma mata?

O melanoma pode se espalhar rapidamente e causar morte em apenas alguns meses após o diagnóstico. Quanto menos o melanoma crescer dentro da pele, maior é a probabilidade de ser resolvido com cirurgia.

Qual a probabilidade de cura do melanoma?

Melanoma:tipo menos frequente dentre todos os cânceres da pele, o melanoma tem o pior prognóstico e o mais alto índice de mortalidade. Embora o diagnóstico de melanoma normalmente traga medo e apreensão aos pacientes, as chances de cura são de mais de 90%, quando há detecção precoce da doença.

Quem tem melanoma sente dor?

Já no tipo melanoma pode ser mais comum que uma lesão apresente coceira ou outro incômodo. Mas em nenhum caso deve-se chegar ao ponto de sentir dor ou coceira para procurar um médico.

Como é o melanoma benigno?

Consistência na coloração: A cor de um melanoma benigno costuma ser uniforme. Bordas regulares: As bordas são normalmente lisas e bem definidas. Diâmetro estável: Essas lesões tipicamente têm um diâmetro menor que 6mm e mantêm tamanho consistente ao longo do tempo.

Qual Exame de sangue detecta melanoma?

Os exames de sangue não são utilizados para diagnosticar o melanoma, mas alguns testes podem ser realizados antes ou durante o tratamento, especialmente para melanomas avançados. Os médicos muitas vezes solicitam um exame de sangue para diagnosticar o nível sanguíneo do lactato desidrogenase (LDH), antes do tratamento.

O que pode ser confundido com melanoma?

Melanoma pode ser confundido com melasma.

Qual o tempo de vida de um paciente com melanoma maligno?

– Quanto tempo de vida tem uma pessoa com câncer de pele? De modo geral, em torno de 92% dos pacientes com câncer de pele melanoma vivem mais de 5 anos após o diagnóstico da doença (essa taxa é chamada de “sobrevida”).

Como é a metástase do melanoma?

Em alguns casos raros, o melanoma se espalha (metástase) para os gânglios linfáticos, os pulmões, o cérebro ou outros órgãos enquanto a lesão na pele ainda é muito pequena. Quando isso ocorre, o melanoma metastático pode ser confundido com um câncer que teve início nesses órgãos.

Quanto tempo uma pessoa vive com melanoma?

Por exemplo, uma taxa de sobrevida de 90% em 5 anos significa que cerca de 90 em cada 100 pacientes com esse tipo de câncer ainda estarão vivas 5 anos após serem diagnosticadas. Mas, saiba que muitas dessas pacientes vivem mais do que 5 anos após o diagnóstico.

Quanto tempo demora para um melanoma evoluir?

Embora seja um câncer agressivo, o melanoma costuma demorar algum tempo até provocar estrago. "O período varia muito, mas ele costuma evoluir em dois ou três anos, ou seja, tempo suficiente para que as pessoas notem algo estranho e procurem um médico", afirma Duprat.

Quantos estágios têm o melanoma?

O melanoma está divido nos estágio 0, 1, 2 3 e 4.

Porquê o melanoma mata?

O melanoma é um tipo de câncer de pele que atinge os melanócitos, células produtoras de melanina, e pode levar à morte devido à grande possibilidade de metástase.

Quem tem melanoma morre?

Considerando a incidência, poderia se entender que o melanoma não seria motivo para preocupação. No entanto, ao se olhar a mortalidade, foram 1.923 óbitos em 2020 no Brasil pela doença, enquanto a mortalidade pelos tumores não melanoma não superou 2.500 casos.

O que acontece se cauterizar um melanoma?

Eletrocauterização. O método, também conhecido como cauterização de tumor, é um procedimento cirúrgico que destrói as lesões causadas pelo câncer de pele. O primeiro passo para realização da remoção é a limpeza da área e aplicação do anestésico.

Quanto tempo demora para aparecer uma metástase?

O processo de metástase pode se dar meses ou mesmo anos após o diagnóstico inicial. Além disso, ela pode ocorrer mesmo em recidivas, que é quando a doença volta a se manifestar após um período de remissão devido ao sucesso do tratamento.

O que é melanoma grau 1?

No estágio I, o melanoma é tratado por excisão ampla. A quantidade de pele normal a ser retirada dependerá da localização do melanoma. Se o melanoma é estágio IB ou tem outras características que o tornam mais propenso a se disseminar para os linfonodos, pode ser recomendada a biópsia do linfonodo sentinela.

Como tirar o melanoma?

A cirurgia é o tratamento mais comum para o melanoma. O cirurgião remove o tumor e algum tecido saudável em volta, para ter margens de "segurança".

Qual o tipo de câncer de pele mais perigoso?

Já o melanoma, é um tipo de câncer de pele mais raro, causando cerca de 8,4 mil casos todos os anos, é uma doença mais grave devido seu maior risco de causar metástases (disseminação do câncer de pele para outros órgãos).

Artigo anterior
Como parcelar licenciamento atrasado GO?
Artigo seguinte
Quantos dias depois da última menstruação vem a próxima?