O que é estudo transversal em epidemiologia?
Perguntado por: Alexandra Macedo | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 5/5 (4 avaliações)
O estudo analítico de corte ou transversal é um tipo de estudo onde a relação exposição-doença em uma população é investigada em um momento particular, fornecendo um retrato da situação naquele momento.
O que é um estudo transversal?
Estudo transversal é um tipo de estudo observacional em que o pesquisador não interage com a população amostral de modo direto senão por análise e avaliação conseguidas através da observação.
O que é um estudo transversal artigo?
Os estudos transversais descrevem uma situação ou fenômeno em um momento não definido, apenas representado pela presença de uma doença ou transtorno, como, por exemplo, um estudo das alterações na cicatrização cutânea em pessoas portadoras de doenças crônicas, como o diabetes.
Quais tipos de estudos epidemiológicos?
Os estudos epidemiológicos podem ser classificados em observacionais e experimentais. Os estudos experimentais fogem ao escopo deste trabalho e não serão comentados. De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos.
O que é um estudo de delineamento transversal?
ESTUDO TRANSVERSAL
É um modelo de pesquisa simples no seu delineamento, empregado para determinar incidências, prevalências, associação entre variáveis e até mesmo a acurácia de método de diagnóstico ou de rastreamento.
Epi Estudos Epidemiológicos Estudos Transversais
O que é o delineamento de um estudo?
Em outras palavras, o delineamento é a fase do estudo na qual o autor considera a aplicação de métodos discretos para a sua investigação. Ao invés de ficar preso a lógica e a teoria, ele traça um plano geral.
O que é um estudo transversal e longitudinal?
Caso especial: Dados Longitudinais: são medidas ao longo do tempo em uma mesma unidade/indivíduo. Transversal: uma única resposta é medida em cada unidade em um certo instante de tempo. Longitudinal: unidades são, geralmente, medidas repetidamente ao longo do tempo.
Quais são os tipos de estudos?
As pesquisas observacionais podem ser conduzidas sob a forma de quatro tipos de estudo, conforme o delineamento. São eles: série de casos, estudo de corte transversal, estudo de coorte e estudo caso-controle (FONTELLES, 2009).
Qual é a função dos estudos epidemiológicos?
A realização de estudos epidemiológicos é muito importante para que sejam identificadas as causas ou a etiologia das doenças e seus fatores de risco. Assim, é possível desenvolver estratégias preventivas que reduzam ou mesmo eliminem a exposição aos fatores de risco.
O que é um estudo descritivo e analítico?
De uma maneira geral, os estudos epidemiológicos observacionais podem ser classificados em descritivos e analíticos. Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos.
Como se faz um estudo transversal?
Para levar a cabo um estudo transversal o investigador tem que, primeiro, definir a questão a responder, depois, definir a população a estudar e um método de escolha da amostra e, por último, definir os fenómenos a estudar e os métodos de medição das variáveis de interesse.
O que é estudo transversal Uniasselvi?
O Estudo Transversal é uma disciplina 100% on-line e você poderá estudar de acordo com seu cronograma de estudos. Estas disciplinas foram criadas visando desenvolver habilidades e competências que contribuirão para a sua formação pessoal e profissional, preparando-o para o mercado de trabalho.
Quais as limitações de um estudo transversal?
Em contrapartida, os estudos transversais apresentam também algumas limitações im- portantes como, por exemplo, a dificuldade para investigar condições de baixa prevalência, já que isto implicaria o estudo de uma amostra relativamente grande.
O que é transversal e longitudinal?
Mas o que é um motor longitudinal? Basicamente, é quando ele fica posicionado paralelamente ao comprimento do veículo. Por sua vez, o motor transversal é instalado de maneira perpendicular à carroceria, atravessando-a lateralmente.
Quais as principais funções da epidemiologia?
Relatar a disseminação e a importância do agente causador da doença em relação com as dificuldades da saúde entre as populações humanas. Gerar informações que sirvam de base para a prevenção, moderação e tratamento das doenças, estabelecendo prioridades. Identificar a causa e origem da doença.
Qual a importância do estudo da epidemiologia?
No âmbito da promoção da saúde, a epidemiologia exerce importante papel ao se preocupar não apenas com o controle de doenças e de seus vetores, mas, sobretudo, com a melhoria da saúde da população. ... É assim que se constrói um ramo epidemiológico denominado por alguns estudiosos como epidemiologia social.
Qual a importância dos estudos epidemiológicos para a Saúde Pública?
Fabíola Fiaccadori - Os estudos epidemiológicos são determinantes no acompanhamento de situações como esta com o Covid-19, pois fornecem dados para os Órgãos de saúde, permitindo caracterizar as doenças e ainda realizar associações com o perfil de transmissão.
O que é estudo prospectivo e retrospectivo?
No estudo retrospectivo o pesquisador colhe informação pregressa dos fatores de exposição e acompanhar por um período de tempo os indivíduos. Já no estudo prospectivo o pesquisador está presente no momento da exposição de um ou mais fatores e acompanham por um período de tempo para observar um ou mais desfechos.
Quais os tipos de estudos observacionais?
Os estudos observacionais podem ser feitos em quatro abordagens diferentes: o Estudo de Casos, de Coorte, de Caso-Controle e Transversal. Eles diferem principalmente pelo tempo de avaliação, abrangência e relação temporal entre o desfecho (p.e. manifestação da doença) e exposição (p.e. fator de risco).
Quais são os tipos de estudos experimentais?
Os principais delineamentos experimentais são os seguintes: ensaios clínicos randomizados, cujos participantes são os pacientes; • ensaios de campo em que os participantes são pessoas saudáveis; e • ensaios comunitários, onde os participantes são os próprios membros da co- munidade.
Quais são os estudos longitudinais?
A investigação longitudinal é um estudo observacional que coleta dados qualitativos e quantitativos e é responsável pelo uso de medidas contínuas ou repetidas para rastrear indivíduos por um período prolongado de tempo, geralmente anos ou décadas.
Quais os tipos de estudos longitudinais?
Os estudos longitudinais podem ser prospectivos ou retrospectivos. São estudos em que a exposição ao fator ou causa está presente ao efeito no mesmo momento ou intervalo de tempo analisado.
O que é análise longitudinal?
Estudo longitudinal é um método de pesquisa que visa analisar as variações nas caraterísticas dos mesmos elementos amostrais (indivíduos, empresas, organizações, etc.) ao longo de um longo período de tempo - frequentemente vários anos.
O que é delineamento do ensaio?
O delineamento provê uma estrutura para a realização do estudo, um arcabouço de métodos e técnicas apropriados para o seu desenvolvimento. Na primeira parte do nosso guia, esclarecemos alguns conceitos fundamentais para a compreensão das características desses ensaios.
O que é o delineamento metodológico de uma pesquisa?
O Delineamento Metodológico consiste no planejamento das diferentes fases das atividades de pesquisa e consultoria em relação ao Projeto e aos demais Produtos a serem entregues à contratante, bem como ao estabelecimento dos procedimentos metodológicos, de seleção e justificação das fontes de dados (bibliográficas, ...
Qual a carga horária de um doutorado?
Como se usar FGTS para amortizar financiamento?