Quais são os 3 tipos conhecidos de cartilagem?

Perguntado por: Teresa Gabriela Brito Correia  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (12 avaliações)

Dessa forma, existem três tipos de cartilagem: hialina, elástica e fibrosa (ou fibrocartilagem).

Quais são os três tipos de cartilagem?

Existem três tipos de cartilagem, são elas: a cartilagem hialina, a cartilagem elástica e a cartilagem fibrosa.

Quais as diferenças histológicas entre os 3 tipos de cartilagem?

Conforme as diversas necessidades funcionais do organismo, as cartilagens se diferenciam em três tipos histológicos: hialina, elástica e fibrosa. A cartilagem elástica possui poucas fibrilas de colágeno tipo II e abundantes fibras elásticas, sendo mais flexíveis.

Quais os tipos de cartilagens encontradas?

É classificado em três tipos: cartilagem hialina, elástica e fibrosa.

Qual o tipo de cartilagem do joelho?

Cartilagem Fibrosa: Também chamada de fibrocartilagem, apresenta grande quantidade de colágeno I e não possui pericôndrio. É encontrada na mandíbula, coluna vertebral (entre as vértebras nos discos intervertebrais), menisco (joelho) e na articulação do púbis.

Tipos de Cartilagem - Classificação do Tecido Cartilaginoso - Histologia Animal

26 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre cartilagem hialina e Fibrocartilagem?

Em todas essas localizações, a cartilagem é circundada por um pericôndrio semelhante ao encontrado ao redor da maior parte das cartilagens hialinas, responsável pela nutrição desse tecido. A cartilagem fibrosa, ou fibrocartilagem, é uma combinação de tecido conjuntivo denso e de cartilagem hialina.

O que diferencia a cartilagem hialina da elástica?

Cartilagem hialina → possui uma concentração moderada de fibras colágenas, sendo a mais comum estrutura cartilaginosa encontrada no corpo. ... Cartilagem fibrosa → Possui grande quantidade de fibras colágenas, ocupando quase que a totalidade dos espaços intercelulares, assemelhando-se ao tecido conjuntivo denso.

O que são as cartilagens?

A cartilagem é um tecido amortecedor que reveste a superfície do osso ao nível das articulações, protegendo-as. Tem uma enorme capacidade de resistência à carga e permite o amortecimento e o fácil deslizamento, sem contacto das superfícies ósseas.

Onde é encontrada a cartilagem no nosso corpo?

A cartilagem pode ser encontrada em diversas partes do corpo, tais como nariz, orelhas e discos intervertebrais. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O tecido cartilaginoso, também chamado de cartilagem, apresenta células distribuídas na matriz cartilaginosa.

São exemplos de tipos de cartilagem a alternativa?

Alternativa “d”. A cartilagem hialina geralmente apresenta pericôndrio, um tipo de tecido conjuntivo que envolve a grande maioria das cartilagens.

O que diferencia as cartilagens?

Esse tecido apresenta ausência de vasos sangüineos, ausência de vasos linfáticos e ausência de nervos. De acordo com os seus constituíntes o tecido cartilaginoso é dividido em: cartilagem hialina, cartilagem elástica e cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem.

Quais as principais diferenças histológicas visualizadas nas micrografias entre os tecidos adiposo e cartilaginoso?

3) Quais as principais diferenças histológicas visualizadas nas micrografias entre o tecido adiposo e o cartilaginoso? No tecido adiposo as células geram algumas vesículas de gordura no citoplasma das células, afastando o núcleo da célula para a região circundante.

Qual a diferença entre matriz territorial e interterritorial?

A concentração um pouco menor em torno de grupos celulares é denominada matriz territorial. As áreas da matriz mais distantes das células têm menor concentração de proteoglicanas sulfatadas e são denominadas matriz interterritorial.

Para que serve a cartilagem hialina?

A matriz extracelular da cartilagem hialina tem a função de amortecer os impactos sofridos pelo corpo e fornece lubrificação para as articulações móveis, produzida pelo revestimento sinovial da cápsula de articulação.

Qual é a cartilagem das articulações?

A cartilagem articular - ou hialina - é um tecido rígido, mas flexível e elástico, formado por fibras de colágeno, água e proteína2, que envolve a superfície das articulações3.

O que é cartilagem da orelha?

Cartilagem elástica – possui alto teor de fibras elásticas (elastina) em sua matriz, mas também pouca quantidade de colágeno. Esse tipo é encontrado no aparelho auditivo, formando o pavilhão externo da orelha, na laringe e na válvula epiglote.

Porque a cartilagem não se regenera?

Basicamente, a cartilagem tem como função a absorção e redistribuição de impacto. Por estes motivos, este tecido tem pouca “reconstrução” natural (potencial regenerativo). Além disso, o fato de as cartilagens estarem ligadas ao amortecimento de impacto, torna mais difícil o isolamento de sua função.

O que fazer quando se perde a cartilagem do joelho?

Tratamento não cirúrgico para lesões de cartilagem do joelho
  1. Reabilitação com fisioterapia.
  2. Condicionamento físico e exercícios de fortalecimento.
  3. Atividades físicas (com intensidade adequada para o quadro)
  4. Adequação de fatores de sobrecarga.
  5. Controle de peso.
  6. Medicamentos para o alívio dos sintomas.

Qual o remédio para cartilagem?

Glucosamina e condroitina

Suplementos para as cartilagens com glucosamina e condroitina (Condroflex) são utilizados para ajudar a regenerar e manter a elasticidade e lubrificação das articulações, tendo bons resultados em algumas pessoas. Entenda melhor para que serve e quando a glucosamina e condroitina é indicada.

O que é cartilagem e qual sua função?

De acordo com a reumatologista Licia Mota, a cartilagem funciona como uma espécie de proteção às articulações ósseas. “Podemos imaginá-la, de uma forma bem simplificada, como uma camada de silicone ou de borracha que protege o contato de um osso com o outro”, afirma a especialista.

O que é cartilagem para que serve?

As cartilagens possuem função essencial nas articulações, pois garantem a estas equilíbrio, estabilidade, proteção e sustentação. Elas revestem as extremidades dos ossos, impedindo que estes se choquem uns com os outros durante os movimentos.

Para que serve colágeno tipo 2?

Colágeno Tipo II é específico para saúde das articulações, ossos e cartilagens, com propriedades anti-inflamatórias, reduzindo e prevenindo dores e inflamações.

Por que a cartilagem hialina não é contínua?

Em relação à histologia, tem-se que a cartilagem hialina da traqueia não é contínua, pois essa cartilagem é avascular, de modo a receber nutrição somente do pericôndrio, que trata-se do tecido conectivo que está ao redor da cartilagem.

Qual a diferença da matriz extracelular do tecido conjuntivo e do tecido cartilaginoso?

O tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo constituído por células denominadas condrócitos e por grande quantidade de matriz extracelular. A matriz do tecido cartilaginoso tem consistência mais rígida que a do tecido conjuntivo propriamente dito. ... Na cartilagem fibrosa o colágeno é principalmente do tipo I.

Como ocorre a nutrição da fibrocartilagem?

A cartilagem é avascular, por isso a nutrição é feita através do pericôndrio. PERICÔNDRIO: membrana do tecido conjuntivo, este pericôndrio reveste o tecido cartilaginoso OBS: A cartilagem fibrosa não apresenta pericôndrio por isso a nutrição é feita através da difusão do líquido sinovial.

Artigo anterior
Qual a diferença entre casamento e união?
Artigo seguinte
Quanto pode consumir de acerola por dia?