Quais as partes de uma contestação?

Perguntado por: Frederico Pires  |  Última atualização: 1. September 2024
Pontuação: 5/5 (11 avaliações)

Há duas regras primordiais a serem observadas ao se fazer uma contestação: a eventualidade, ou concentração da defesa, e a impugnação específica.

Quem são as partes na contestação?

Partes Tratamento: autor e réu.

Quem é o requerido na contestação?

Trata-se de termo genérico, sendo que, tanto o autor quanto o réu, se tornam requerentes quando interpõem pedidos no processo. O requerido, por sua vez, é a parte para a qual o requerimento é destinado. Requerido é também a qualidade de uma solicitação, do pedido feito por meio de um requerimento.

Como se faz uma contestação passo a passo?

Checklist de passos para elaborar uma Contestação de sucesso
  1. 1 Analise minuciosamente a petição inicial a ser contestada: Fatos e pedidos.
  2. 2 Atente-se ao prazo para apresentar a contestação.
  3. 3 Liste os argumentos da inicial.
  4. 4 Liste os argumentos para a contestação.
  5. 5 Verifique se é caso de reconvenção.

Qual o nome da peça que responde a contestação?

A réplica é o articulado ou peça processual pela qual o autor responde à contestação do réu quando nela tenha sido formulado um pedido reconvencional, isto é, um pedido formulado pelo réu contra o autor.

COMO FAZER UMA CONTESTAÇÃO CÍVEL | Explicado do INÍCIO AO FIM

44 questões relacionadas encontradas

Qual peça apresentar após contestação?

A réplica, por sua vez, acontece após a contestação do réu. É tratada como se fosse a “contestação da contestação”, que é redigida pelo autor da petição inicial como forma de debater os pontos expostos pela contestação do réu.

O que vem depois de uma contestação?

A réplica, por sua vez, acontece após a contestação do réu. É tratada como se fosse a “contestação da contestação”, que é redigida pelo autor da petição inicial como forma de debater os pontos expostos pela contestação do réu.

O que não pode faltar em uma contestação?

O que não pode faltar em uma contestação? Há duas regras primordiais a serem observadas ao se fazer uma contestação: a eventualidade, ou concentração da defesa, e a impugnação específica.

Quando a contestação é inepta?

330, §1°, do Código de Processo Civil, que “considera-se inepta a petição inicial quando: I – lhe faltar pedido ou causa de pedir; II – a parte for manifestamente ilegítima; III – da narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão; IV – contiver pedidos incompatíveis entre si”.

O que pode ser alegado em contestação?

Incumbe ao réu alegar, na contestação, toda a matéria de defesa, expondo as razões de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir.

Quanto tempo o juiz tem para analisar uma contestação?

Apresentada a contestação, o juiz adotará as providências preliminares, que poderão ser: O juiz intimar o autor para se manifestar em réplica no prazo de 15 dias; Determinar a correção em até 30 dias eventuais vícios sanáveis do processo.

Qual o objetivo da contestação?

A contestação contribui para a busca pela verdade real no processo. Ao permitir que o réu apresente seu ponto de vista e contraponha a narrativa do autor, a contestação enriquece o conjunto probatório do processo, auxiliando o julgador a formar uma visão mais completa e justa do caso.

É obrigatório apresentar réplica?

A réplica é obrigatória? A réplica não é obrigatória e não altera a posição do autor e do réu no processo. Ela é uma chance que a parte autora recebe para se manifestar em relação aos fatos narrados pelo réu na peça contestatória e precisa ser apresentada dentro do prazo legal, que é de apenas 15 dias.

Quais tipos de contestação?

Quais tipos de contestação? Essa defesa pode ser direta ou indireta. É direta quando o réu nega o fato constitutivo ou as consequências jurídicas objetivadas pelo autor. E é indireta quando o réu não nega os fatos trazidos pelo autor, mas apresenta um fato novo impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

O que acontece se não impugnar a contestação?

Logo, a ausência de impugnação à contestação não caracteriza confissão ficta, não torna o fato incontroverso, nem inverte o ônus da prova, apenas induz presunção relativa de veracidade, perfeitamente passível de prova em contrário.

Quais são as preliminares de uma contestação?

Como já mencionado, as preliminares de contestação são defesas do tipo processual, que são divididas em: dilatórias, peremptórias e dilatórias potencialmente peremptórias.

Tem que pagar custas para contestar?

CONTESTAÇÃO – sem custas.

O que pode ser alegado na impugnação a contestação?

São elas: Alegação de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

O que gera à revelia?

Revelia: quando o réu é comunicado oficialmente do processo e não se defende. O artigo 344 do Código de Processo Civil, descreve a revelia como o ato de o réu deixar de se defender, mesmo tendo sido citado, ou oficialmente informado, por ato da justiça, da existência de um processo judicial contra ele.

Como fazer uma resposta à contestação?

Como responder a uma contestação?
  1. Analise o que foi escrito pela empresa e quais documentos estão apresentados;
  2. Manifeste-se em relação a todos os pontos;
  3. Caso a empresa tenha apresentado uma defesa de fato modificativo, extintivo ou impeditivo, avise o juiz.
  4. Responda todos os documentos que discordar.

O que quer dizer contestação em um processo?

Entende-se por contestação a peça processual (ou articulado) na qual o réu de uma ação, chamado a juízo para se defender, responde à petição inicial apresentada pelo autor. A palavra contestação pode apresentar diversos sentidos.

Como saber o resultado de uma contestação?

O resultado da contestação deve ser acompanhado pelo aplicativo ou site da CAIXA.

É possível fazer pedido na contestação?

“É lícito ao réu, NA CONTESTAÇÃO, formular pedido em seu favor, desde que fundado nos mesmos fatos referidos na inicial”. Conclui-se, assim, que há uma autorização expressa do CPC no sentido de permitir ao réu em sede de contestação elaborar pedidos.

Quando se usa contestação?

A contestação é uma das formas do Réu de um processo se defender das acusações e dos pedidos realizados na petiçãp inicial. Também é o momento de responder as alegações, impugnar as afirmações do autor e responder aos argumentos de forma escrita ou oral.

Artigo anterior
Quanto tempo o brasileiro passa na internet 2021?
Artigo seguinte
Quanto ganha um professor concursado?