O que é radiação de onde vem?

Perguntado por: Luísa Rodrigues de Abreu  |  Última atualização: 7. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (16 avaliações)

A radiação é a propagação de ondas eletromagnéticas ou partículas, emitidas por fontes naturais, como o Sol, ou artificiais, quando são emitidas por aparelhos construídos pelo homem, como os equipamentos de raios-X.

Qual é a origem da radiação?

As radiações têm origem nos ajustes que ocorrem no núcleo atômico ou nas camadas eletrônicas do átomo, ou através da interação de outras radiações ou partículas com o núcleo ou átomo. As radiações alfa, beta e gama são originadas a partir de “ajustes” que ocorrem no núcleo.

Como é feita a radiação?

A radiação de partículas ocorre quando um átomo instável (ou radioativo) se desintegra. A radiação eletromagnética (EM), por outro lado, não tem massa e viaja pelas ondas. A radiação EM pode variar de energia muito baixa para energia muito alta, e chamamos esse espaço de espectro eletromagnético.

Onde tem radiação?

Radioatividade nos alimentos
  • Castanha-do-pará A castanha-do-pará é o alimento com maior quantidade de radioatividade no mundo. ...
  • Banana. Como a castanha-do-pará, as bananas também produzem pequenas quantidades radônio-226 e potássio-40. ...
  • Batata e cenoura. ...
  • Carne vermelha. ...
  • Feijão.

Quais tipos de radiação fazem mal?

As radiações penetrantes como os raios X e gama induzem danos em profundidades diferentes do organismo humano causando a morte de células. E isso é bom, quando utilizado como tratamento.

O que é a radioatividade? Como ela funciona?

33 questões relacionadas encontradas

Quando a radiação faz mal?

A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.

Qual tipo de radiação causa câncer?

Radiações de certos comprimentos de onda, chamadas de radiações ionizantes, têm energia suficiente para danificar o DNA das células e causar câncer. Elas podem ser classificadas com não evitáveis (naturais) e evitáveis (não naturais).

Onde a radiação é usada no nosso cotidiano?

Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.

Quais objetos possuem radiação?

7 objetos que usamos todos os dias e emitem radiação
  1. 1 - Exames médicos de imagem.
  2. 2 - Redes Wi-Fi. ...
  3. 3 - Telefones sem-fio. ...
  4. 4 - Televisão. ...
  5. Lâmpadas fluorescentes. ...
  6. 6 - Microondas. ...
  7. 7 - Cigarro. Achava que a nicotina e o alcatrão eram os únicos elemento perigosos dos cigarros? ...

Quais alimentos possuem radiação?

De qualquer forma, alguns alimentos emitem muito mais radiação que outros. A seguir são listados 10 alimentos natuaralmente radioativos: castanha do pará, feijão de lima, banana, cenoura, bata, sal com baixo teor de sódio, carne vermelha, cerveja, água e pasta de amendoim.

Como a radiação pode matar?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.

Como a radiação se propaga?

Radiação eletromagnética, que se propaga através de um campo elétrico e magnético, na forma de uma onda eletromagnética, caracterizada por seu comprimento de onda ou sua frequência que caracterizam as diferentes faixas do espectro eletromagnético.

Como a radiação é transmitida?

A radiação emitida ao incidir sobre a superfície de outra matéria pode ser refletida, absorvida ou transmitida. Quando absorvida, a energia é geralmente reemitida, em diferentes comprimentos de onda.

Qual a natureza das radiações?

Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contêm energia, carga eléctrica e magnética. Podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados.

Qual a origem da radiação a a radiação Origina-se dos átomos B a radiação Origina-se das moléculas C a radiação Origina-se das ondas d a radiação Origina-se dos fótons?

A radiação se origina dos átomos, um átomo não estável perde energia emitindo radiação. Isso é o que acontece com materiais radioativos como o urânio. ... A radiação é uma energia que se propaga no espaço a partir de uma fonte (meios de partículas ou ondas eletromagnéticas ).

O que é a radioatividade?

Radioatividade é a liberação de uma energia invisível chamada de radiação ionizante, que atravessa o ar e as paredes, partindo de um material radioativo. No nosso planeta existem vinte e oito elementos radioativos naturais dispersos em todos os meios.

Quais os aparelhos que possuem radioatividade?

8 objetos "inofensivos" que foram produzidos com material...
  • Brinquedos. ...
  • Pasta de dente. ...
  • Louça. ...
  • Tintas. ...
  • Bolas de golfe. ...
  • Água. ...
  • Cosméticos. ...
  • Chocolate.

O que tem radiação em casa?

Podemos citar algumas, como as torres de microondas próximas de residências, os aparelhos celulares, as redes wireless, wi-fi, Bluetooth que mesmo com radiações baixas são de emissão contínua e podem causar algum tipo de conseqüência.

Onde é encontrado material radioativo?

O urânio é encontrado, principalmente no Estado de Minas Gerais – no Quadrilátero Ferrífero e em Poços de Caldas – e, também pode ser extraído no Ceará e no Pará – em uma grande reserva recém-descoberta na região da cidade de Santarém. Estima-se que a jazida descoberta em 2008 no Estado do Pará seja a maior do mundo!

Que tipo de radiação é mais perigosa?

Os raios gama são os mais perigosos porque atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer. Primeiro, o terremoto. Depois, o tsunami devastador e ainda, o medo do que não dá pra ver: a radiação nuclear.

Qual radiação é usada no tratamento do câncer?

A radioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raios-x, por exemplo), que são um tipo de energia para destruir as células do tumor ou impedir que elas se multipliquem. Essas radiações não são vistas durante a aplicação e o paciente não sente nada durante a aplicação.

O que é radiação alfa beta e gama?

As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).

Quais são os sintomas da radiação?

Exposição a níveis moderados de radiação - acima de um gray (a medida padrão da dose absorvida pelo corpo) - podem resultar em náusea e vômitos, seguidos de diarreia, dores de cabeça e febre.

Quais são os efeitos da radiação no corpo humano?

Pele: ocorrem vermelhidão e queimaduras, mas a pessoa não sente calor ou um aumento repentino da temperatura. Medula óssea: há o rico de aniquilar a fábrica de células do sangue e de defesa. Isso abre alas para infecções oportunistas.

Quanto tempo a radiação fica no corpo?

As pessoas que estarão em contato com o paciente em tratamento não estarão expostas a nenhum tipo de radiação. A radiação permanece no corpo apenas durante o tempo em que o paciente fica no aparelho (de 7 a 15 minutos).

Artigo anterior
Quanto tempo depois da semi definitiva posso lavar o cabelo?
Artigo seguinte
Como consertar lascas na madeira?