Porque é importante estudar biologia molecular?

Perguntado por: Raúl Fábio Teixeira de Sá  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (2 avaliações)

A biologia molecular e as suas técnicas têm contribuído para identificação de agentes infecciosos, mutações específicas que levam a proteínas com funções prejudicadas ou predisposição a doenças oncológicas, estabelecer prognóstico de doenças ou elencar o melhor tratamento a ser seguido especificamente para um paciente.

Para que servem os estudos moleculares e o que precisamos para realizar estes estudos?

Os testes moleculares têm sido utilizados como uma das maneiras de se mapear doenças de natureza genética, tal como o câncer; na triagem pré-natal ou Teste Pré-Natal Não Invasivo (NIPT) que detecta, além do sexo do bebê, possíveis alterações cromossômicas e as trissomias mais comuns nos bebês.

Onde se aplica a biologia molecular?

A biologia molecular tem sido uma ferramenta aliada a medicina humana na pesquisa, diagnóstico e monitoramento de diferentes tipos de doenças. Por exemplo, em casos de câncer, medicina obstétrica, diagnósticos de doenças ligadas aos genes e até mesmo, na pesquisa de polimorfismos e aconselhamento nutricional.

Quais as vantagens dos estudos em biologia molecular para a patologia?

Dentre os principais benefícios trazidos pelas técnicas da biologia molecular para a área de exames, podemos citar:
  • Maior sensibilidade, especificidade e reprodutibilidade.
  • Menor tempo de execução.
  • Detecção de alterações cromossômicas pré-natal.
  • Monitoramento da eficácia de tratamentos.
  • Análise de predisposição de doenças.

O que é biologia molecular e qual é a sua função na área biológica?

A biologia molecular é a área da biologia que busca estudar os organismos do ponto de vista molecular, focando principalmente na base para todos organismos, os ácidos nucleicos, que formam RNAs e DNAs que posteriormente dão origem à proteínas.

Biologia Molecular - Introdução - Biologia Básica - Me Salva! Saúde

44 questões relacionadas encontradas

O que é a biologia molecular?

A biologia molecular é a área da biologia que estuda os organismos do ponto de vista molecular, focando principalmente na base de todos organismos, os ácidos nucleicos, RNA s e DNA s.

O que é molécula na biologia?

Molécula é um conjunto de átomos, iguais ou diferentes, unidos por ligações covalentes. Essas espécies químicas são eletricamente neutras e representam a unidade formadora de uma substância.

Quais os benefícios da genética molecular?

O avanço da genética molecular tem contribuído significantemente para o melhoramento animal, garantindo uma boa qualidade e um ótimo processo de reprodução. O mesmo pode-se observar no melhoramento genético vegetal, que torna a planta resistente a pragas, evitando o uso excessivo de agrotóxicos.

Qual a importância do conhecimento de biologia celular e molecular para a compreensão do câncer?

A utilização de técnicas de biologia celular/molecular e proteômica para a compreensão da biologia tumoral pode facilitar a classificação e diagnóstico dos tumores, fornecendo informações para a determinação de fatores prognósticos e evidências para o desenvolvimento de novas terapias.

Quais outras técnicas de biologia molecular podem ser utilizadas para diagnósticos dessa patologia?

Algumas das técnicas de biologia molecular mais comumente usadas são a eletroforese e a PCR. A eletroforese é um processo que separa moléculas como DNA ou proteínas de acordo com seu tamanho. Seu uso identifica determinadas moléculas ou fragmentos de moléculas.

O que é genética molecular e suas aplicações?

A genética molecular é a área da biologia que estuda a estrutura e a função dos genes a nível molecular. A genética molecular usa os métodos da genética e da biologia molecular. É chamada assim para se diferenciar de outros campos da genética como a genética ecológica e a genética populacional.

Como trabalhar com biologia molecular?

Além disso, o biólogo molecular pode trabalhar em pesquisa médica, biotecnologia, indústria farmacêutica, administração de patentes, alguns setores hospitalares, diagnósticos de doenças, indústria alimentícia, professor, entre outros.

Quanto ganha um biólogo molecular?

O salário médio nacional de um Especialista De Biologia Molecular é de R$ 4.661 por mês em Brasil. Filtre por localização para ver quanto ganha um Especialista De Biologia Molecular na sua região.

O que é diagnóstico molecular e qual a sua finalidade?

O que é o diagnóstico molecular? O diagnóstico molecular baseia-se em técnicas consagradas da biologia molecular como a PCR (reação de cadeia em polimerase) e suas variações visando a investigação de alvos de interesse a partir da análise do material genético, o DNA e o RNA.

Como o estudo molecular contribui para o estudo da evolução?

A Evolução Molecular permite revelar a natureza das mudanças no material genético e nos produtos codificados por ele, além de determinar por métodos estatísticos o curso histórico-evolutivo dessas mudanças em uma determinada linhagem, ou entre linhagens diferentes.

Quais são as técnicas moleculares?

As técnicas de biologia molecular são aquelas que utilizam os ácidos nucleicos – ácido desoxirribonucleico (DNA) ou ácido ribonucleico (RNA) – provenientes de amostras biológicas como matéria-prima para a realização dos mais variados procedimentos.

Qual a importância do estudo da biologia celular?

Importância da biologia celular

A biologia celular, pelo estudo da estrutura e do funcionamento das células, assim como da interação entre elas, permite maior compreensão do funcionamento dos organismos.

Como Conhecimentos em genética e biologia molecular auxiliam na compreensão do câncer e prevenção?

Do ponto de vista prático, o estudo dos genes tem permitido o diagnóstico molecular para um número crescente de patologias, o que é fundamental para evitar outros exames invasivos, identificar casais em risco, e prevenir o nascimento de novos afetados.

Como o conhecimento em biologia molecular e genética podem auxiliar na compreensão e tratamento do câncer?

Nosso genoma tem centenas de genes ligados ao câncer e cada um deles pode sofrer muitas alterações. O número e a combinação de alterações genéticas tornam cada câncer único. Certas alterações genéticas respondem melhor a determinados tratamentos, o que torna muito importante saber quais são elas.

Qual a importância da genética molecular para o ser humano moderno?

A genética molecular pode ser utilizada para fazer com que genes estranhos sejam expressos em bactérias e leveduras ou mesmo em outras células superiores. As indústrias química, farmacêutica e agrária passaram a investir milhares de dólares no desenvolvimento desta tecnologia.

Quais os benefícios da mutação?

Por garantir variabilidade genética, ou seja, garantir que indivíduos apresentem DNA diferentes, as mutações são consideradas um ponto importante para o processo de evolução dos seres vivos. É por meio delas que características adaptativas importantes surgem, o que garante a seleção de espécies mais adaptadas.

Quais as vantagens e desvantagens da manipulação genética em seres humanos?

Vantagens e desvantagens da engenharia genética

Novas espécies com alta resistência a doenças e pragas. Aprimoramento das propriedades nutritivas. Maior tolerância às condições ambientais. Possibilidade de espécies com novas características.

O que é uma molécula?

A molécula é formada por um grupamento de dois ou mais átomos, unidos por ligações covalentes. Ela ainda apresenta duas características básicas: estabilidade (ligações difíceis de serem desfeitas) e neutralidade elétrica (mesmo número de prótons e elétrons).

O que é uma molécula exemplos?

Uma molécula é um grupo de átomos de um mesmo elemento ou de elementos diferentes. Veja alguns exemplos: H2O – molécula formada por dois elementos diferentes (dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Oxigênio);

É molécula?

Molécula é um grupo de átomos, iguais ou diferentes, que se mantêm unidos e que não podem ser separados sem afetar ou destruir as propriedades das substâncias. Existe um conceito antigo que diz que a molécula é a menor parte de uma substância que mantém suas características de composição e propriedades químicas.

Artigo anterior
Porque a massa não cresce?
Artigo seguinte
Quantas vezes por ano a Taesa paga dividendos?