Quais são os 3 principais locais de excreção dos fármacos?

Perguntado por: Erica Neuza Gaspar de Pinto  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (29 avaliações)

Os órgãos de excreção de fármacos são denominados vias de excreção ou emunctórios e incluem os rins, pulmões, suor, glândulas lacrimais e salivares, mama (leite materno) e tubo digestivo (fezes e secreção biliar); destes o rim se destaca nesta função e, os demais, afora os pulmões para as substâncias voláteis, são ...

Quais são as vias de excreção dos fármacos?

A excreção dos fármacos do organismo geralmente se dá por via renal ou biliar e é facilitada devido à metabolização dos fármacos nas fases de oxidação/redução e conjugação/hidrólise, já que podem aumentar a hidrossolubilidade dos fármacos.

Qual é o principal órgão responsável pela excreção de fármacos?

Os rins são os principais órgãos que excretam as substâncias hidrossolúveis. O sistema biliar contribui para a excreção até o ponto em que o fármaco não é reabsorvido do trato gastrintestinal.

Qual a principal via de eliminação dos fármacos passei direto?

Pela urina são excretados fármacos na sua forma original e fármacos que sofreram alterações metabólicas (metabólitos).

Quais os principais processos de excreção renal das drogas?

Na excreção renal, temos três importantes e distintos processos fisiológicos, conhecidos como filtração glomerular, reabsorção tubular passiva e secreção tubular ativa.

Farmacocinética Excreção

25 questões relacionadas encontradas

Quais as vias de excreção existentes identifique a principal?

O ser humano apresenta como excreta principal a uréia, excretando amônia e ácido úrico em menor quantidade. A uréia é formada no fígado e lançada no sangue. O sistema excretor realiza a filtração do sangue e elimina a uréia através da urina. É importante ressaltar a diferença entre evacuação e excreção.

O que é o processo de excreção?

Excreção é o processo pelo qual os produtos residuais do metabolismo e outros materiais sem utilidade são eliminados do organismo. Este processo é realizado pelos pulmões, rins e pele. Não confundir com secreção, quando a substância eliminada pela célula pode ter um fim específico.

Quais são os principais órgãos de excreção dos fármacos e seus metabólitos?

Os órgãos de excreção de fármacos são denominados vias de excreção ou emunctórios e incluem os rins, pulmões, suor, glândulas lacrimais e salivares, mama (leite materno) e tubo digestivo (fezes e secreção biliar); destes o rim se destaca nesta função e, os demais, afora os pulmões para as substâncias voláteis, são ...

O que é a excreção dos fármacos?

A excreção é a eliminação dos resíduos da medicação do organismo. Os resquícios de medicamentos podem ser eliminados por urina, fezes, saliva, suor, fígado, rins, e outros.

Quais são os principais alvos farmacológicos dos fármacos?

ALVOS PARA A AÇÃO DE FÁRMACOS

3.1 ) que são descritos neste capítulo podem ser, no geral, divididos em: receptores; • canais iônicos; • enzimas; • transportadores (moléculas carregadoras). A maioria dos fármacos importantes age sobre um ou outro desses tipos de proteína, mas existem exceções.

Como é a absorção distribuição e excreção?

A farmacocinética é o estudo do destino dos fármacos no organismo após sua administração. Abrange os processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Ou então a movimentação dos fármacos pelos diferentes sítios orgânicos.

Quais os tipos de vias de excreção dos xenobióticos?

O organismo remove os xenobióticos através do denominado metabolismo ou desintoxicação de xenobióticos. Este consiste na neutralização e excreção de xenobióticos; a neutralização ocorre principalmente no fígado e as principais vias de excreção são a urina, as fezes, a respiração e o suor.

Quais vias sofrem metabolismo de primeira passagem?

A maioria dos fármacos administrados pela via oral e em menor proporção pela via retal sofre o efeito de primeira passagem. Isso significa que parte do fármaco é metabolizado, principalmente pelo fígado, antes de chegar à circulação sistêmica.

Quais são as etapas da farmacodinâmica?

A farmacodinâmica, por sua vez, possui três etapas distintas: local de ação, mecanismo de ação e efeito terapêutico.

Quais as fases do metabolismo de um fármaco?

Os fármacos podem ser biotransformados por oxidação, redução, hidrólise, hidratação, conjugação, condensação ou isomerização; mas, qualquer que seja o processo, o objetivo é de facilitar sua excreção. As enzimas envolvidas na biotransformação encontram-se em muitos tecidos, mas, em geral, concentram-se no fígado.

Como a absorção e o metabolismo do fármaco se relaciona com a excreção?

De modo geral, as interações dinâmicas entre a absorção, a distribuição, o metabolismo e a excreção de um fármaco determinam a sua concentração plasmática e estabelecem a capacidade do fármaco de alcançar o seu órgão-alvo numa concentração efetiva.

Onde é metabolizado os medicamentos?

A maioria dos medicamentos deve passar pelo fígado, que é principal local para seu metabolismo. Uma vez no fígado, as enzimas convertem os pró-medicamentos em metabólitos ativos ou convertem os medicamentos ativos em formas inativas.

Quais os principais motivos que levam o organismo humano a metabolizar os fármacos?

Entre os fatores que podem influenciar o metabolismo dos fármacos estão as características da espécie animal, a idade, a raça e fatores genéticos, além da indução e da inibição enzimáticas. É a retirada do fármaco do organismo, seja na forma inalterada ou na de metabólitos ativos e/ou inativos.

Como é o processo de excreção?

Os resíduos formados a partir das reações químicas que ocorrem no interior das células podem ser eliminados através:
  • do sistema respiratório (gás carbônico)
  • da pele (suor)
  • do sistema urinário (urina)

Quais as etapas da excreção?

O processo de formação da urina ocorre em três etapas básicas: filtração, reabsorção e secreção.

O que é excreta exemplos?

Excretas é a designação biológica empregada aos resíduos nitrogenados produzidos pelo metabolismo, devendo ser eliminados a fim de permitir um estado de equilíbrio interno (homeostase) do organismo, sendo os tipos de excretas nos diferentes grupos de animais: a amônia, a uréia ou o ácido úrico.

Quais são as vias secretoras e excretoras do nosso corpo?

QUAIS SÃO AS VIAS EXCRETORAS DO NOSSO CORPO? Os resíduos formados a partir das reações químicas que ocorrem no interior das células podem ser eliminados através do sistema respiratório, da pele e do sistema urinário.

O que é metabolismo de fase 1?

O metabolismo de fase I compreende também reações hidrolíticas que podem ocorrer no fígado e no plasma. Estas reações são catalisadas por hidrolases que transformam amidas, ésteres e outras funções derivadas dos ácidos carboxílicos (ácidos hidroxâmicos, hidrazidas, nitrilas e carbamatos) em metabólitos polares.

Em qual das vias apresentadas o efeito de primeira passagem pode ser significativo é reduzir a biodisponibilidade dos fármacos?

Em qual das vias apresentadas, o efeito de primeira passagem pode ser significativo e reduzir a biodisponibilidade dos fármacos? Oral.

Qual a via de administração têm maior probabilidade de submeter uma droga ao efeito de primeira passagem?

1 - Que via de administração tem maior probabilidade de submeter uma droga a um efeito de primeira passagem? Alternativa correta letra C, pois pela via oral se faz a metabolização de primeira passagem.

Artigo anterior
Quem tem toxoplasmose ocular pode se aposentar?
Artigo seguinte
Quem faz academia pode tomar achocolatado?