O que é fieira mecânica?

Perguntado por: Vítor Pinheiro Tavares  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (4 avaliações)

O QUE SÃO AS FIEIRAS NO PROCESSO TREFILAÇÃO DE AÇO? As fieiras são responsáveis por exercer a força de compressão. Para que seu núcleo apresente a rigidez necessária, são produzidos de materiais bastante resistentes como componentes de tungstênio ou diamante industrial.

O que é uma fieira?

As fieiras, ou trefilas, utilizadas na trefilação são compostas de uma carcaça de aço e um núcleo feito de material bastante duro. O núcleo é geralmente feito de Carbeto de tungstênio ou diamante industrial.

Como funciona uma fieira?

A fieira, ou ferramenta de trefilar, é constituída de quatro regiões distintas, ao longo do furo interno. O cone de entrada tem a finalidade de guiar o fio em direção ao cone de trabalho e permitir que o lubrificante acompanhe o fio e contribua na redução do coeficiente de atrito.

O que é fieira de que material é fabricado?

As fieiras, que são os materiais utilizados para a trefilagem, são peças constituídas de uma carcaça composta por aço e por um núcleo central feito de um material dotado de bastante dureza.

O que é uma fieira trefilação?

A trefilação é uma operação em que a matéria- prima é estirada através de uma matriz em forma de canal convergente (FIEIRA ou TREFILA) por meio de uma força tracionadora aplicada do lado de saída da matriz.

Conformação Mecânica - Trefilação

31 questões relacionadas encontradas

Qual a importância do ângulo da fieira?

Com este trabalho foi possível verificar que o ângulo da fieira exerce forte influência na geometria final das barras trefiladas, sendo que fieiras com maior ângulo de entrada (30º e 40º) resultaram em melhores valores de retilineidade em comparação às fieiras com ângulos menores (12º e 18º).

Quais as 4 regiões que definem a geometria de uma fieira?

A geometria da fieira é dividida em quatro zonas (ver figura abaixo): (1) de entrada; (2) de redução ( = ângulo de abordagem); (3) guia de calibração ou zona de acabamento; (4) de saída. Os materiais de construção dependem das exigências do processo (dimensões, esforços) e do material a ser trefilado.

Qual é o processo de laminação?

É um processo de conformação que consiste na deformação de um metal pela passagem entre dois cilindros rotatórios que giram em sentidos opostos, designados por cilindros de laminação. A força de atrito entre o material e o cilindro provoca a deformação.

Quais são os tipos de trefilação?

Processos
  • Trefilação úmida: as fieiras e o fio ficam completamente imersos no lubrificante.
  • Trefilação seca: o fio ou barra passa entre um reservatório de lubrificante em pó normalmente à base de cálcio ou sódio que é arrastado pelo fio ou barra para dentro da fieira, promovendo sua lubrificação durante a trefilação.

Quais são os tipos de extrusão?

  • - Extrusão Direta/Indireta.
  • - Extrusão Forward/Backward.
  • -a frio.
  • -a quente.
  • -Extrusão horizontal e Vertical.

O que são as fieiras Quais as características necessárias?

As fieiras são responsáveis por exercer a força de compressão. Para que seu núcleo apresente a rigidez necessária, são produzidos de materiais bastante resistentes como componentes de tungstênio ou diamante industrial.

Como é feito o processo de extrusão?

Largamente utilizado na Indústria do Plástico, o processo de extrusão consiste em derreter os grânulos da resina termoplástica e em seguida processar esse material, para ser utilizado na produção de produtos contínuos como filmes plástico, tubos, perfis, entre outros.

Como é chamada a barra a ser Trefilada?

Barra Redonda Trefilada Gerdau

Utilizada em diversas aplicações como implementos agrícolas, autopeças, implementos rodoviários máquinas e equipamentos entre outras. Saiba a principal composição dos materiais que acompanham os produtos para uma adequada destinação aqui.

Como Trefilar?

A trefilação ocorre pelo pelo racionamento de uma barra , fio ou tubo através de uma matriz com perfil semelhante ao mostrado na Figura 1. Desde que a seção transversal da matriz seja sempre menor que a peça trabalhada, o processo de trefilação ocasionara uma redução em área e um aumento no comprimento.

Quais os principais defeitos na trefilação?

Os principais defeitos de trefilação são relacionados abaixo: • Quebras por tração (fratura em taça-cone); Quebras internas (ponta de lápis); • Quebras na solda; • Quebras iniciadas na superfície do material (pé de corvo ou Chevron). A grande maioria das quebras na trefilação ocorre a partir da superfície do material.

Quais as características e defeitos dos produtos trefilados?

Produtos trefilados com boa qualidade exigem um controle adequado de variáveis de processamento como a qualidade da matéria-prima que deve apresentar-se isenta de defeitos internos e superficiais; a lubrificação que deve ser eficiente e livre de impurezas; a fieira que deve se apresentar calibrada e com bom acabamento ...

Qual a diferença de laminação e trefilação?

Tanto o aço laminado a frio quanto o aço trefilado é processado à temperatura ambiente. No entanto, enquanto a laminação a frio produz um produto plano, a trefilação produz um formato fino, como uma haste ou fio. O aço trefilado tem benefícios semelhantes aos do aço laminado a frio.

Quais os materiais extrudados?

Extrusão e materiais de extrusão
  • Alumínio – este material é o mais extrudado em toda a indústria. ...
  • Aço – o tipo de aço plano de carbono é usado mais frequentemente do que qualquer outro tipo de aço. ...
  • Cobre – pode ser submetido à pressão que é cerca de 100 ksi.

Qual a diferença da trefilação para a extrusão?

A extrusão é um processo de produção de componentes mecânicos de forma semi-contínua onde o material é forçado através de uma matriz adquirindo assim a forma desejada pelo projetista. ... Trefilação é o processo de fabricação de arame e barras finas de metal.

Quais são os tipos de laminação?

Principais Tipos de Laminação
  • Verniz high gloss;
  • Relevo;
  • Texturizado;
  • Verniz glitter;
  • Verniz com aroma;
  • BOPP Fosco;
  • BOPP Brilho;
  • Holográfico.

Qual o objetivo do processo de laminação?

O Processo de Laminação de Aço é a atividade de conformação mecânica de chapas, tiras ou folhas de aço, com o objetivo de obter um novo perfil dimensional, bem como de refinar suas microestruturas, o que permite o alcance de propriedades mecânicas mais adequadas às diferentes aplicações para cada tipo de produto.

Qual o objetivo da laminação?

O objetivo é produzir chapas de determinada espessura a partir de chapas mais grossas, ou de blocos ou lingotes. A redução é progressiva, em vários passos e sempre num mesmo plano, cada passo reduz a espessura num certo percentual. Os esforços chegam a milhares de toneladas devido às grandes áreas envolvidas.

Quais são as principais operações na estampagem?

Basicamente, a estampagem compreende as seguintes operações: corte, dobramento e encurvamento, estampagem profunda e prensagem. A prensagem pode ser plena ou compacta, quando o material é levado à fluência (prensagem entre moldes, como acabamento de peças já prensadas); ou prensagem côncava de peças em chapas (placas).

Por que a fieira é de extrema importância para o processo de trefilação?

A passagem do fio pela fieira provoca a redução de sua seção transversal. Como a operação é comumente realizada a frio, ocorre o encruamento com alteração das propriedades mecânicas do material do fio. Essa alteração se dá no sentido da redução da ductilidade e do aumento da resistência mecânica.

Quais os principais processos de conformação mecânica?

Para a produção de peças, a conformação mecânica inclui um grande número de processos: laminação, forjamento, trefilação, extrusão e conformação de chapas.

Artigo anterior
Como fazer leads de vendas?
Artigo seguinte
Quantos quilômetros faz com um litro de gasolina o Astra 2011?