Quais são as situações em que o consumidor é ou foi desrespeitado?

Perguntado por: Rebeca Antunes  |  Última atualização: 6. April 2022
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Exemplos são muitos: i) suspensão do fornecimento do serviço, mesmo inexistindo débito, ii) inclusão do nome da pessoa junto ao “rol dos maus pagadores”, mesmo sem a ocorrência de contrato firmado; iii) falta de qualidade do serviço, etc.

Quando o direito do consumidor e violado?

Quando a entrega de um móvel planejado ultrapassa o prazo em mais de 6 meses, ou o móvel apresenta defeitos, ocorre a violação dos Direitos do Consumidor.

Qual o direito básico do consumidor foi desrespeitado?

Conheça alguns dos direitos do consumidor que frequentemente são desrespeitados: Meia-entrada: Há empresas que vendem ingressos de eventos com valor fixo para todos os clientes. Porém, estudantes, idosos e até doadores de sangue regulares têm direito a pagar metade do valor do ingresso.

Que atitudes devem ser tomadas quando algum direito do consumidor não é respeitado?

Se tiver problemas com produtos ou serviços, reclame. Tente resolver a questão com a empresa e, se não conseguir, procure os órgãos de defesa do consumidor. O consumidor pode procurar ainda a ouvidoria da empresa, uma delegacia do consumidor, entre outros.

Quais são os direitos mais violados dos consumidores?

Em relação aos direitos mais violados durante a pandemia, 40% dos consumidores consideram que foi o não cumprimento das normas e medidas sanitárias de segurança, colocando em risco sua saúde, 35% afirmam que não foram ouvidos quando apresentaram sua reclamação e pedido de indenização, enquanto outros 32% dos ...

10 DIREITOS DO CONSUMIDOR para não ficar no PREJUÍZO!

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Quais são os direitos do consumidor?

No art. 6º, o CDC traz os direitos básicos do consumidor, que são: Direito à vida, saúde e segurança, que assegura que produtos e serviços não trazem riscos dessa ordem aos consumidores; ... Direito ao serviço público adequado e eficaz, pois esse tipo de serviço deve ser garantido pelos órgãos públicos.

O que é direito básico do consumidor?

Conforme prevê o art. 6º, inciso II do CDC, é um direito básico do consumidor: "a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações". O dever de informar é principio fundamental da Lei 8.078/90.

Como garantir direitos do consumidor?

  1. Prezar pela transparência nas informações. ...
  2. Garantir a entrega dos produtos nas condições prometidas. ...
  3. Contar com uma ferramenta de pagamento de qualidade. ...
  4. Ter uma plataforma que garanta a segurança na troca de informações. ...
  5. Utilizar uma plataforma que evite erros.

Quais as ações que devemos realizar para exercer nosso direito enquanto consumidor?

Direitos do Consumidor que você precisa conhecer
  • 1 – Proteção da vida e da saúde. ...
  • 2 – Educação para o consumo. ...
  • 3 – Liberdade de escolha. ...
  • 4 – Informação. ...
  • 5 – Proteção contra a publicidade enganosa ou abusiva: ...
  • 7 – Indenização: ...
  • 8 – Acesso à Justiça. ...
  • 9 – Facilitação da defesa dos seus direitos.

Quais são os direitos básicos do consumidor e os deveres?

Liberdade de escolha e igualdade nas contratações

Estabelece o art. 6º, inciso II, do CDC que são direitos básicos do consumidor “a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações”.

Quais são os direitos do consumidor no Procon?

O consumidor tem o direito de exigir que tudo o que for anunciado seja cumprido. Se o que foi prometido no anúncio não for cumprido, o consumidor tem direito de cancelar o contrato e receber a devolução da quantia que havia pago. A publicidade enganosa e a abusiva são proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?

I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

O que é direito de arrependimento do consumidor?

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.

Como reclamar de uma violação do direito do consumidor?

O consumidor que sinta que seu direito foi violado pode, primeiramente, procurar o estabelecimento e tentar uma negociação. Caso não consiga chegar a um acordo, o consumidor pode procurar o Instituto de Defesa do Consumidor – Procon-DF e fazer uma reclamação.

O que o CDC fala sobre troca de mercadorias?

– saiba que pode solicitar a troca diretamente à loja, ao fabricante ou à assistência técnica. De acordo com o CDC, os prazos para reclamação dos defeitos aparentes e de fácil constatação são de (art. 26 do CDC): a) 30 dias para produtos não duráveis. Ex.: produtos alimentícios; b) 90 dias para produtos duráveis.

Como evitar a violação dos direitos humanos?

10 medidas para prevenir os crimes contra os direitos humanos
  • Controle do comércio de armas. ...
  • Educação para os direitos humanos. ...
  • Fortalecimento de instituições democráticas. ...
  • Proteção universal dos direitos sociais. ...
  • Garantia dos direitos dos grupos minorizados.

Quantos são os direitos básicos do consumidor?

Quais são os principais direitos básicos do consumidor? São ao total 9 os direitos básicos do consumidor, eles funcionam como um programa de defesa ao consumidor e estão presentes no Art 6º do Código de Defesa do Consumidor.

Quais são os direitos básicos?

A Constituição Federal de 1988, trouxe em seu Título II, os Direitos e Garantias Fundamentais, subdivididos em cinco capítulos: ... Esses direitos são referentes à educação, saúde, trabalho, previdência social, lazer, segurança, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados.

O que são direitos básicos?

Direitos fundamentais são os direitos básicos individuais, sociais, políticos e jurídicos que são previstos na Constituição Federal de uma nação. Por norma, os direitos fundamentais são baseados nos princípios dos direitos humanos, garantindo a liberdade, a vida, a igualdade, a educação, a segurança e etc.

Qual o direito do consumidor para devolver uma mercadoria?

No artigo 49 do CDC, a devolução indica uma situação especial. ... Nessas situações, de acordo com o Direito do Consumidor, o cliente pode se arrepender da compra e fazer a devolução no prazo de sete dias. Esse período começa a valer a partir do momento em que o item foi recebido.

Quando posso pedir a devolução do dinheiro?

Basicamente, é preciso que o consumidor desista no prazo de até 7 dias, a partir da assinatura do contrato ou do recebimento do produto ou serviço. Caso contrário, se o negócio for fechado em um ambiente físico ou se a desistência ocorrer depois desse prazo, o fornecedor não precisa devolver o dinheiro.

Como funciona a devolução por arrependimento?

O que é o Direito de Arrependimento? O direito de arrependimento está disposto no artigo 49 do CDC, garante o consumidor a possibilidade de devolver o produto que adquiriu, sem a necessidade de qualquer justificativa para tanto, mas desde que a compra tenha sido realizada fora do estabelecimento comercial.

Pode devolver o produto por arrependimento?

Tenho direito de devolver o produto e receber meu dinheiro de volta? Se você comprou o produto ou o serviço fora do estabelecimento comercial físico (como pela internet ou por telefone), a resposta é sim! O CDC garante ao consumidor o prazo de 7 (sete) dias para exercer seu direito ao arrependimento.

Quando não se aplica o direito de arrependimento?

Conforme já mencionado, o direito de arrependimento não se aplica amplamente em favor do consumidor. Quando a compra é realizada no próprio estabelecimento, por exemplo, o cliente só terá direito à devolução do dinheiro se o produto apresentar defeito e se o problema não for resolvido em até 30 dias.

Qual o princípio está presente nos artigos 30 e 35 do Código de Defesa do Consumidor?

PRINCÍPIO DA VINCULAÇÃO. APLICAÇÃO DOS ARTIGOS 30 E 35 DO CDC . ... EM UMA RELAÇÃO JURÍDICA, OS CONTRATANTES DEVEM PAUTAR-SE EM CERTO PADRÃO ÉTICO DE CONFIANÇA E LEALDADE, EM ATENÇÃO AO PRINCÍPIO DA BOA-FÉ, QUE ORIENTA AS ATUAIS RELAÇÕES NEGOCIAIS PELA PROBIDADE, MORALIDADE E HONRADEZ.

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