Quais são as provas periciais?

Perguntado por: Paulo Cruz de Araújo  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 5/5 (71 avaliações)

As modalidades da prova pericial previstas em lei são: exame, vistoria, arbitramento e avaliação.

Quais os quatro tipos de provas periciais?

Gabarito: As provas periciais podem ser de quatro tipos: (a) exame; (b) vistoria; (c) arbitramento; (d) avaliação.

O que são perícias quais suas espécies?

159) sobre perícia: Perícia – Meio de prova consistente no parecer técnico de pessoa habilitada. São espécies de perícia: o exame, a vistoria e a avaliação. ” . Conforme o conceito dado por Fernando Capez (2014, p.

O que é uma prova pericial?

A prova pericial é regulamentada pelos arts. 464/480 do CPC e consiste no meio de prova destinado a solucionar uma controvérsia técnica no processo. A sua denominação faz referência direta a quem produz a prova, que é o perito.

Quais são as espécies de perícias CPC?

De acordo com o novo CPC para perícias, há 3 tipos de perícias: exame, vistoria e avaliação. A prova pericial pode recair em pessoas físicas ou bens, sendo necessário ser analisada por um especialista.

Aula 19 - Provas em Espécie - Provas Periciais

33 questões relacionadas encontradas

O que é prova pericial novo CPC?

464, caput, do Novo CPC. (1) Prova pericial é a prova produzida por perito, ou seja, profissional capacitado para exame, vitoria ou avaliação do objeto de discussão na lide.

Como é feito um exame pericial?

Exame, feito em pessoas vivas e mortas, só pode ser realizado por médico legista e serve para esclarecer como a vítima foi agredida. Com um exame físico realizado por um médico do IML (Instituto Médico Legal). A finalidade é sempre encontrar vestígios que ajudem a provar que houve um crime material.

Qual a finalidade é importância da prova pericial?

Dentre todos os meios de prova do processo penal, em nosso entendimento, a prova pericial é a mais importante, ao garantir a maior veracidade dos fatos de forma científica e isenta, tendo em vista a sua materialidade.

Qual a natureza da prova pericial?

Prova é elemento hábil para o esclarecimento da verdade. Ou seja, Prova é o conjunto de atos praticados pelas partes, pelo juiz e por terceiros, por exemplo, peritos, destinados a levar ao magistrado a convicção acerca da existência ou inexistência de um fato, da falsidade ou veracidade de uma afirmação.

Quais são os três tipos de perícia?

Esta perícia pode ser dividida em três tipos, são eles:
  • Perícia arbitral;
  • Perícia no âmbito estatal;
  • Perícia voluntária.

Qual a natureza jurídica do depoimento do perito em juízo?

O perito não é testemunha, mas sim um profissional técnico e, como tal, não se submete à “inquirição” seja das partes, de qualquer interessado, do Ministério Público e muito menos do magistrado que preside a Audiência de Instrução e Julgamento, para fins de registro na assentada.

Quais são as provas inadmissíveis?

157, do CPP que dispõe que "São também inadmissíveis as provas derivadas das provas ilícitas, salvo quando não evidenciado o nexo de causalidade entre umas e outras, ou quando as derivadas puderem ser obtidas por uma fonte independente das primeiras".

Quem arca com a prova pericial?

Quando o autor requer produção de prova pericial, ele deve arcar com o ônus da produção, salvo quando beneficiário da Justiça Gratuita, hipótese em que cabe ao Estado a responsabilidade pelo pagamento dos honorários da parte hipossuficiente.

Qual a importância das perícias no convencimento do magistrado?

Os resultados encontrados demonstram que o papel do perito é de suma importância na tomada de decisões dos magistrados, permitindo maior segurança na resolução dos litígios; em contra partida a valoração do resultado da perícia é admitida ao magistrado, que ao proferir sua sentença deverá a indicar as razões que ...

Qual a importância da criminalística?

Disciplina que tem por objetivo o reconhecimento e interpretação dos indícios materiais extrínsecos relativos ao crime ou à identidade do criminoso. Os exames dos vestígios intrínsecos (na pessoa) são da alçada da medicina legal.

O que é prova pericial CPP?

A prova pericial é definida como sendo uma prova técnica, pois, representa algo que se objetiva certificar acerca da existência de fatos, a partir de conhecimentos específicos.

Quantos peritos devem fazer um exame pericial?

No Processo Penal é necessária apenas a indicação de dois peritos oficiais, não existindo a figura de perito assistente indicado pelas partes, conforme prevê o artigo 159 do Código de Processo Penal: Art. 159. Os exames de corpo de delito e as outras perícias serão feitos por dois peritos oficiais.

O que é preciso para ser um perito criminal?

Ser um perito criminal, tanto civil quanto federal, exige um diploma universitário e a aprovação em um concurso público. Quanto ao diploma, ele pode ser de várias áreas, dependendo da área da perícia em que você deseja trabalhar.

Pode o juiz desconsiderar a prova pericial?

Há sim a possibilidade legal de dispensa da prova pericial pelo juiz; é o que diz o art. 472 do CPC/15, que traz essa possibilidade desde que as partes apresentem sobre a questão de fato controvertida pareceres técnicos ou documentos elucidativos que o juiz entender como suficientes.

Quem paga a prova pericial no novo CPC?

Conforme o disposto no artigo 95, do CPC, a remuneração do perito será paga pela parte que houver requerido a prova, ou rateada entre as partes quando requerida por ambas ou determinada de ofício pelo Juiz.

Qual recurso para indeferimento de prova pericial?

1. Da decisão que indefere a produção de prova pericial não cabe insurgência por agravo de instrumento, devendo a questão ser suscitada em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões, conforme estabelece o artigo 1.009, § 1º, do Código de Processo Civil.

Quem deverá arcar com os honorários do perito judicial?

Nos termos dos artigos 19 e 33 do CPC e precedentes do STJ, a parte que requer a perícia é quem deve arcar com o pagamento dos honorários do perito.

Quem paga perícia determinada pelo juiz?

As despesas com a realização da perícia devem ser rateadas por ambas as partes quando for determinada de ofício pelo magistrado, consoante disposição expressa do art. 95 do CPC/2015.

Quem paga os honorários periciais?

A responsabilidade pelo pagamento dos honorários periciais é da parte sucumbente na pretensão objeto da perícia, ainda que beneficiária da justiça gratuita (Art. 790-B da CLT).

São inadmissíveis no processo?

Art. 157. São inadmissíveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilícitas, assim entendidas as obtidas em violação a normas constitucionais ou legais.

Artigo anterior
Quantos ivermectina tomar por peso?
Artigo seguinte
O que é bioma ensino fundamental?