O que é variação situacional ou diafásica?

Perguntado por: Lucas David Gonçalves Pereira Paiva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (18 avaliações)

4. Variação situacional ou diafásica. Ocorre de acordo com o contexto, por exemplo, situações formais e informais. As gírias são expressões populares utilizadas por determinado grupo social.

O que é linguagem situacional?

Situacional é neologismo que parece aplicar-se à linguagem de cada situação, como a gíria médica, a académica e outras, ou ainda com amigos íntimos, colegas, etc.

O que é linguagem diafásica?

1. Variação linguística diafásica. A variação diafásica é a variação que acontece de acordo com o contexto comunicativo. Quando você está com seus amigos, em um ambiente relaxado, geralmente, utiliza uma linguagem informal, sem a pressão de falar de uma maneira muito séria ou solene.

Quais são os 4 tipos de variação linguística?

As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas). Para aqueles que se preparam para o Enem, trata-se de um dos assuntos com maior incidência nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

O que é variação exemplos?

São aquelas variações que ocorrem em virtude da convivência entre os grupos sociais. Como exemplo podemos citar a linguagem dos advogados, dos surfistas, da classe médica, entre outras.

Variação Linguística Situacional (Diafásica)

33 questões relacionadas encontradas

O que é variação Social exemplos?

Variação social ou diastrática

É percebida segundo os grupos (ou classes) sociais envolvidos, tal como uma conversa entre um orador jurídico e um morador de rua. Exemplo desse tipo de variação são os socioletos.

O que é variedade geográfica?

Variação geográfica (diatópica)

Trata-se da variação linguística relacionada à localização geográfica: diferentes cidades, estados ou regiões podem ter particularidades que vão desde o sotaque e o léxico às construções sintáticas.

Quais os tipos de variação linguística exemplos?

Tipos de variações linguísticas

Geográficas ou diatópicas: englobam o local em que ocorre a variação. Exemplos: inglês americano e britânico, português brasileiro e de Portugal. Históricas: englobam a transição do idioma com base no contexto histórico. Exemplos: português medieval e português atual.

O que são as variações linguísticas?

⇒ O que é variação linguística? A variação linguística é um fenômeno natural que ocorre pela diversificação dos sistemas de uma língua em realção às possibilidades de mudança de seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe).

Quais são os tipos de linguagem?

Tipos de linguagem
  • Linguagem verbal. É aquela formada por palavras, seja na escrita ou na fala. ...
  • Linguagem não-verbal. É o tipo de linguagem que não contém palavras, mas possui recursos visuais. ...
  • Linguagem mista ou híbrida. ...
  • Função referencial. ...
  • Função emotiva. ...
  • Função conativa ou apelativa. ...
  • Função metalinguística. ...
  • Função fática.

O que é uma linguagem formal e informal?

A linguagem formal e informal são variações da língua. A linguagem informal é usada em momentos com a família e amigos. Já com superiores hierárquicos devemos usar a linguagem formal. Dessa forma, concluímos que a linguagem formal e informal é aplicada em diferentes contextos.

O que é Diatopico?

[ Linguística ] Que se distribui ou se diferencia de forma geográfica (ex.: variação diatópica).

O que é variação Sincronica?

2.º - Variação sincrónica (do grego sy'n = simultaneidade): as variações num mesmo período de tempo.

Quando usar a linguagem culta?

Língua culta:
  1. Usada em situações formais e em documentos oficiais;
  2. Maior preocupação com a pronúncia das palavras;
  3. Uso da norma culta;
  4. Ausência do uso de gírias;
  5. Variante prestigiada.

O que é norma padrão exemplo?

Provavelmente você usaria uma roupa mais adequada à situação, como calça comprida e camisa, teria uma postura mais firme e decidida para transmitir seriedade e compromisso e sua linguagem seguiria a norma padrão e seria mais monitorada, isto é, você cuidaria da sua linguagem para evitar gírias e vícios.

O que é variedade linguística no texto?

A variação linguística é o conjunto de diferentes formas linguísticas, chamadas de “variantes”, que exprimem o mesmo sentido. Isso significa que, como falantes de uma mesma língua, podemos nos referir as mesmas coisas, mas de modos diferentes.

Quais os fatores da variação linguística?

As variações surgem devido a diversos fatores, como as diferenças de grupos etários , de região, de gênero, de status socioeconômico, de grau de escolarização, de situação de comunicação, etc. É fácil observar diferenças na linguagem usada pelas diferentes gerações.

O que é variação linguística PDF?

O que é a variação linguística? É o modo pelo qual a língua se diferencia dentro do seu próprio sistema. Esta diferença pode ser histórica, geográfica ou sociocultural. Vemos que a língua não é única, que o sistema linguístico abriga diversos ângulos na realização linguística.

O que é preconceito linguístico de exemplos?

Exemplos de preconceito linguístico no Brasil

dizer que uma pessoa fala “errado” porque não segue as regras da gramática; julgar que é mais certo falar “você” ao invés de “tu” (são apenas diferenças regionais); debochar dos nomes diferentes que as coisas têm em cada região (como mandioca, macaxeira e aipim);

O que significa variação cultural?

Variação linguística social/cultural: é o tipo de linguagem utilizada por determinado grupo social, que por preferências, atividades e ou nível socioeconômico adota um linguajar próprio. Podemos exemplificar com os grupos de profissionais como advogados ou surfistas.

O que é regionalismo exemplos?

O regionalismo é uma variação linguística ligada ao vocabulário que consiste na criação e no uso de palavras ou expressões típicas de determinada região. Como “macaxeira”, usada no Nordeste, que no Sudeste vira “mandioca” e, no Sul, “aipim”!

Quais os dois tipos de variação sincrônica?

Sincronia e diacronia são conceitos distintos, mas complementares, usados na linguística para indicar diferentes perspectivas de estudo da língua: o estudo na língua num momento específico (sincronia) e o estudo da língua através do tempo (diacronia).

O que é uma análise Sincronica?

A análise sincrônica serve para reconhecer o universo do produto em questão e para evitar reinvenções. A comparação e a crítica dos produtos requerem a formulação de critérios comuns (BONSIEPE et al., 1984). Essa análise pode também ser entendida como um levanta- mento dos produtos do sistema eleito (BOMFIM, 1977).

O que é perspectiva sincrônica?

A perspectiva sincrônica, por sua vez, vê a gramaticalização como primariamente um fenômeno sintático, discursivo-pragmático, a ser estudado do ponto de vista de modelos fluidos de uso linguístico.

O que é linguagem Diastrática?

Consideram-se variações diastráticas aquelas variações que se referem aos grupos sociais, cujos fatores, relacionados à faixa etária, profissão, estrato social, entre outros, imperam de forma preponderante.

Artigo anterior
Quantos pontos que ganha na Tele Sena?
Artigo seguinte
Como a Rin morreu?