Para que serve o ultrassom fisioterapia?

Perguntado por: Lara Matias Pinheiro  |  Última atualização: 7. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (28 avaliações)

A fisioterapia com ultrassom é feita com o objetivo de aumentar o fluxo sanguíneo local e assim favorecer a cascata inflamatória, reduzindo o inchaço e estimulando as células inflamatórias, promovendo assim a cicatrização, remodelação do tecido e diminuindo o edema, dores e os espasmos musculares.

Qual é o efeito do ultrassom?

Os efeitos térmicos seriam o aumento de mobilidade da articulação, aumento da circulação sanguínea, efeito sobre os nervos periféricos, aumento da extensibilidade em tecidos ricos em colágeno, redução de espasmos musculares, alívio da dor, resolução de processos inflamatórios crônicos.

Como funciona o ultrassom terapêutico?

O ultrassom terapêutico corresponde ao uso da energia ultrassônica para produção de vibrações mecânicas emitidas por um transdutor. Essas vibrações são capazes de produzir efeitos terapêuticos diversos nos tecidos orgânicos, decorrentes do movimento de agitação (efeitos mecânicos) ou do calor gerado (efeitos térmicos).

Quando usar ultrassom pulsado?

As ondas do ultrassom podem ser aplicadas na fisioterapia de forma pulsada ou contínua.
...
As principais incluem:
  1. processos inflamatórios agudos e crônicos;
  2. distensões e luxações;
  3. fraturas e contraturas;
  4. espasmos musculares;
  5. traumatismos de articulações e músculos;
  6. reparo de lesões;
  7. cicatrização de feridas.

Como calcular o tempo do ultrassom terapeutico?

Por exemplo:
  1. Largura= 5 cm.
  2. Comprimento = 8 cm.
  3. Então a área é igual a 40 cm².
  4. ERA = 4cm²
  5. O tempo é de 40 minutos, então 40/4 = 10 minutos de aplicação.

ULTRASSOM COMO USAR...

42 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre o ultrassom de 1MHz e 3MHz?

O ultrassom possui duas frequências: 1MHz, que é utilizado para o tratamento de tecidos mais profundos, e 3MHz, que é utilizado para o tratamento de tecidos superficiais.

Quando o ultrassom pulsado pode ser mais apropriado do que o ultrassom contínuo?

Exemplos de tratamentos com melhores resultados com este modo são: tratamento de lesões crônicas, remodelação tecidual, gordura localizada e contorno corporal. Porém, se o intuito for usar o US sem gerar aquecimento nos tecidos, o modo pulsado será o escolhido.

Quais são os efeitos fisiológicos do ultrassom no modo o contínuo e pulsado?

Os efeitos térmicos produzidos pelo ultrassom contínuo ocorrem pela vibração mecânica constante dos tecidos incididos. Fato que não ocorre no modo pulsado, pois a emissão é interrompida intercalando pausas, proporcionando assim que o calor seja dissipado (AGNE, 2004).

Quais os parâmetros do ultrassom?

O aparelho de Ultra Som permite a regulagem de todos os parâmetros utilizados como: a frequência que pode ser de 1MHZ para tratar lesões profundas ou 3 MHZ para lesões superficiais, modo pulsado para lesões em fase aguda e contínuo para lesões em fase crônica; intensidade que varia de 0,2 w/cm2 a 2.0 w/cm2; tempo de ...

Quais os efeitos fisiológicos do ultrassom convencional sobre o tecido?

O ultrassom produz 3 tipos de efeitos: térmico, químico e mecânico. O efeito térmico provoca aumento da vascularização do tecido e melhora da oxigenação local. O efeito químico provoca produção de colágeno e de fibras elásticas melhorando a firmeza da pele.

Como usar o ultrassom no pós operatorio?

Observar um tempo máximo de quinze minutos de aplicação da técnica (FREITAS, 2011) As intenções da utilização do ultrassom na pós-cirurgia plástica é a aceleração da cicatrização, alcançar força tênsil normal e até mesmo a prevenção de cicatrizes hipertróficas e quelóides.

Quais os efeitos do ultrassom na estética?

Ultrassom na estética é uma tecnologia para tratamento da gordura localizada e modelação corporal. O aparelho emite ondas de som acima da frequência audível que produzem microvibrações capazes de romper os adipócitos. Outras aplicações da técnica na estética incluem estímulo de colágeno e tratamento da celulite.

O que é a era e qual sua importância para o uso do US terapêutico?

Outro ponto a ser considerado no uso do ultrassom é a área de radiação efetiva, conhecida como ARE ou ERA, que significa a porção da superfície do transdutor que produz a onda sonora efetivamente. Teoricamente, é equivalente ao diâmetro da área de contato com o transdutor.

Quais são os dois principais princípios benefícios da terapia por ultrassom?

O ultrassom tem efeitos térmicos no qual proporciona aumento da permeabilidade da membrana, difusão de íons e síntese do colágeno que ajuda na recuperação dos tecidos e pode ser utilizado na fase inflamatória, proliferativa e de remodelagem visando á melhora da dor, redução da inflamação e espasmos musculares do ...

Pode usar ultrassom no pós operatorio?

O ultrassom é indicado no pós operatório para eliminar fibrose e reduzir edema (inchaço), acelerando na recuperação.

O que é a Sonoforese?

A fonoforese é o transporte de fármacos através da pele utilizando ondas sonoras produzidas por ultrassom: combinando a terapia de ultrassom com a terapia tópica para a obtenção de doses terapêuticas em locais da pele (ANSEL HC et al., 2000).

Qual a diferença entre ultrassom e ultrassom de alta potência?

Ultrassom de Baixa ou Alta Potência? “O Ultrassom de baixa potência tem somente 01 cristal emissor, enquanto o US de alta potência possui 03 cristais, aumentando os efeitos e diminuindo o tempo do tratamento.

Quando usar ultrassom contínuo e pulsado?

Tipo de emissão:
  1. Contínuo: para lesões crônicas, onde o calor é indicado.
  2. Pulsátil: para lesões agudas, onde o calor é contraindicado.

Por que os tratamentos estéticos utilizam estes equipamentos de ultrassom na frequência de 3MHz?

Os efeitos da aplicação do ultrassom de 3MHz no tratamento de lipodistrofia genoide promovem a pressão de radiação e a cavitação estável exercerem nas membranas e no interior dos tecidos possibilitando o aumento da permeabilidade da membrana aumentando a circulação local.

Qual a frequência do ultrassom estético?

Segundo Bioset (2001), o ultrassom é indicado para tratamentos estéticos o modo contínuo onde abrangem só tecidos superficiais com frequência de 3 Mhz, para proporcionar alterações circulatórias e mecânicas do tecido, proporcionando então alteração da pressão e a micro massagem.

Qual a diferença entre ultrassom e radiofrequência?

2- Ultrassom: chamado de lipocavitação, esse procedimento age quebrando as células de gordura e melhorando a oxigenação da pele acometida. ... 4- Radiofrequência: é um tratamento a laser mais indicados pelos dermatologistas que melhora a flacidez da pele e a circulação de sangue no local.

Como funciona o ultrassom 3mhz?

As ondas sonoras emitidas pelo ultrassom 3mhz causam vibrações nos tecidos aumentando assim, a circulação do local e alterando a permeabilidade da membrana das células de gordura fazendo com que sejam reabsorvidas e depois eliminadas pelo corpo.

Artigo anterior
Quantas gramas tem um lata de cerveja?
Artigo seguinte
Qual a transportadora da Shopee?