Quando há conexão de processos?

Perguntado por: Isaac Leonardo Brito Ribeiro  |  Última atualização: 17. Mai 2024
Pontuação: 5/5 (39 avaliações)

Há conexão própria quando há semelhança entre processos e imprópria, quando existem dois ou mais processos diferentes, mas que dependem total ou parcialmente da resolução de questões idênticas.

Quando um processo é conexo a outro?

O legislador brasileiro optou por conceituar conexão no art. 55 do CPC: “Reputam-se conexas 2 (duas) ou mais ações, quando lhes for comum pedido ou a causa de pedir.” Há, ainda, a previsão expressa de uma regra aberta de conexão em razão do vínculo entre os objetos litigiosos de dois ou mais processos.

Quando ocorre a conexão?

Há conexão entre duas demandas não apenas se elas têm a mesma causa ou o mesmo objeto, mas de uma feição geral, se existe entre elas um liame semelhante de interesse por uma boa justiça, decorrente da instrução e julgamento ao mesmo tempo.

Quando há conexão entre ações?

Reputam-se conexas 2 (duas) ou mais ações quando lhes for comum o pedido ou a causa de pedir. Da sua leitura, extrai-se que o requisito básico da conexão é a identidade de pedido ou causa de pedir. Não se exige, ao mesmo neste momento, que as partes sejam comuns. Todavia, ainda segundo Gonçalves (2020, p.

Quando posso alegar conexão?

A conexão pode ser alegada por qualquer das partes ou ser reconhecida de ofício pelo juízo. É hipótese comum sua alegação pelo autor na petição inicial, momento em que já solicita a distribuição por dependência prevista no art. 253 , I , do CPC .

Conexão e continência no Processo Civil e no Processo Penal.

20 questões relacionadas encontradas

Quais as hipóteses de conexão?

A conexão pode ser classificada conforme as suas diversas hipóteses elencadas no dispositivo: intersubjetiva, objetiva e instrumental.

O que diz a Súmula 235 do STJ?

A conexão não implica na reunião de processos, quando não se tratar de competência relativa - art. 102 do CPC. A competência absoluta da Justiça Federal, fixada na Constituição, é improrrogável por conexão, não podendo abranger causa em que a União, autarquia, fundação ou Empresa Pública Federal não for parte.

O que diz o artigo 286 do CPC?

Havendo intervenção de terceiro, reconvenção ou outra hipótese de ampliação objetiva do processo, o juiz, de ofício, mandará proceder à respectiva anotação pelo distribuidor.

O que diz o artigo 53 CPC?

Caso não haja filho incapaz será o último domicilio do casal e as partes não residirem no antigo domicílio, será competente o domicílio do réu. Anteriormente, a regra de competência se baseava na residência da mulher.

Qual a diferença entre conexão e continência?

Constatada a conexão, a reunião dos processos é recomendada, para evitar a prolação de decisões contraditórias_ ” (MONTENEGRO FILHO, 2019). Já a continência se verifica não tanto uma identidade entre os pedidos de ações diversas, mas sim uma situação na qual um é mais amplo, abrangendo os demais (art.

Quais são os 3 tipos de conexão?

Fibra, cabo, satélite: entenda os diferentes tipos de conexão à internet.

Quais as três formas de conexão?

Quais são os 3 tipos de conexão? Fibra, cabo, satélite: entenda os diferentes tipos de conexão à internet - 20/11/2021 - UOL TILT.

Quais são os tipos de conexão?

Apesar de soar como algo bastante antiquado, esses tipos de conexões ainda são amplamente utilizados, principalmente devido à alta velocidade obtida por alguns.
  • Dial Modem.
  • xDSL.
  • Cabo.
  • Wi-Fi.
  • Redes ad-hoc.
  • Rádio.
  • Satélite.

Quais os efeitos da conexão de processos?

A conexão é fato jurídico processual que normalmente produz o efeito jurídico de determinar a modificação da competência relativa, de modo a que um único juízo tenha competência para processar e julgar todas as causas conexas. A conexão tem por objetivo promover a economia processual.

Quando há continência?

Há continência quando ocorre perfeita harmonia entre as partes e a causa de pedir, a diferença é que uma das causas - chamada "causa continente" - tem seu objeto mais amplo e abrange o objeto de uma ou mais ações - conhecidas como "causas contidas".

É possível haver conexão quando uma das ações já tiver sido julgadas?

A conexão não implica em reunião de processos quando um deles já foi julgado. Inteligência do § 1º do artigo 55 do Código de Processo Civil .

O que diz o artigo 731 do CPC?

1. O art. 731 do CPC prevê que devem constar da petição inicial de homologação do divórcio consensual, dentre outros, o acordo relativo à guarda dos filhos incapazes e ao regime de visitas, além do valor da contribuição para criar e educar os filhos, inexistindo demais demandas para a efetivação de tal homologação. 2.

O que diz a Súmula 383 STJ?

A competência para processar e julgar as ações conexas de interesse de menor é, em princípio, do foro do domicílio do detentor de sua guarda.

O que diz o artigo 489 do CPC?

Está assim redigido o texto legal: “ Não se considera fundamentada qualquer decisão judicial, seja ela interlocutória, sentença ou acórdão, que: [...] não enfrentar todos os argumentos deduzidos no processo capazes de, em tese, infirmar a conclusão adotada pelo julgador ”.

O que diz o artigo 485 do Código de Processo Civil?

485 inciso I do Novo CPC; Abandono da causa - quando o processo ficar parado por mais de 1 ano por desinteresse das partes, ou quando o autor abandonar a causa, não promovendo as diligências determinadas por mais de 30 dias - conforme incisos II e III do Art.

O que é conexão e continência no Processo Civil?

Ou seja, na conexão há "algo em comum", algo que "conecta" duas ou mais ações. Já a continência, prima-irmã da conexão, pode causar equívocos. O principal deles, por sinal o mais engraçado, é o que dá como seu significado a saudação militar, como se uma ação "batesse continência" para a outra...

O que diz o artigo 1.015 do CPC?

1.015 do CPC/15 e verificar a possibilidade de sua interpretação extensiva, analógica ou exemplificativa, a fim de admitir a interposição de agravo de instrumento contra decisão interlocutória que verse sobre hipóteses não expressamente previstas nos incisos do referido dispositivo legal.

O que diz a Súmula 608 do STJ?

608/STJ. Assegura-se ao usuário, ex-empregado, o direito de manutenção previsto no art. 30 da Lei n. 9.656/1998, na hipótese de plano coletivo contratado por uma associação, em benefício de seus associados, mas custeado parcialmente pela empregadora.

O que diz a Súmula 160 do STJ?

Incidência da Súmula 160⁄STJ: "é defeso, ao município, atualizar o IPTU, mediante decreto, em percentual superior ao índice oficial de correção monetária."

O que diz a Súmula 17 do STJ?

Quando o falso se exaure no estelionato, sem mais potencialidade lesiva, é por este absorvido.

Artigo anterior
Quem inventou a moradia?
Artigo seguinte
Faz e fazem anos?