Quais são as principais famílias lógicas de circuitos integrados digitais?

Perguntado por: Erica Carvalho  |  Última atualização: 16. April 2025
Pontuação: 4.3/5 (43 avaliações)

Duas principais famílias de circuitos integrados emergem neste contexto: A família TTL (Transistor-Transistor Logic) e a família CMOS (Complemetary Metal-Oxid Semiconductor).

Quais são as principais famílias lógicas?

As famílias TTL e ECL utilizam transistores como elemento principal. Já as famílias PMOS, NMOS e CMOS utilizam MOSFET como elemento principal. Estudaremos as principais características de cada uma dessas famílias.

O que são famílias TTL e CMOS?

Família TTL: principal familia de CIs bipolares (utilizam transistores bipolares NPN e PNP) nos ultimos 30 anos. Família CMOS: faz parte de uma classe de CIs unipolares (utilizam transistores unipolares MOSFET canal P ou canal N).

Quais são os grupos de circuitos integrados?

  • Classificação dos circuitos integrados quanto ao tipo de transístores. utilizados: Bipolar e Mos-Fet. ...
  • CMOS – Complemantary MOS – MOS de pares complementares NMOS/PMOS NMOS – Utiliza só transístores MOS-FET canal N. PMOS - Utiliza só transístores MOS-FET canal P.
  • Aleta metálica. Dissipador.

Quanto à família TTL podemos afirmar que?

A família TTL significa lógica do transistor e transistor. Ela, originalmente, vem como uma descendente de outras linhas mais antigas que já estão obsoletas como, por exemplo, a família RTL e a DTL. São famílias que, tradicionalmente, utilizavam, além de transistores, resistores.

TTL e C-MOS - Famílias Lógicas - Principais características

22 questões relacionadas encontradas

Qual a principal vantagem da família TTL sobre a família CMOS?

De qualquer forma, as famílias normais de circuitos integrados CMOS possuem velocidades que no máximo alcançam 10 MHz diferentemente de algumas subfamílias TTL que podem alcançar mais de 100 MHz.

Quais características de um circuito integrado podem identificar uma família lógica?

Produto Velocidade-Potência: Historicamente, as famílias de circuitos integrados têm como características marcantes a sua velocidade de operação e a potência consumida. Em geral, o projeto de tais circuitos busca um retardo de propagação baixo (alta velocidade de operação) e valores baixos de potência dissipada.

Quantos tipos de circuitos integrados existem?

Ainda, não somente basta saber como se usam os CIs: existem tipos de circuitos indicados para cada tipo de projeto, e eles podem ser divididos em circuitos integrados analógicos e circuitos integrados digitais.

Quais são os principais componentes de um circuito integrado?

Basicamente, um circuito integrado é um circuito eletrônico funcional que integra miniaturas de vários componentes eletrônicos, como resistores, capacitores, diodos e transistores.

Quais são os 3 circuitos elétricos?

Existem vários tipos de circuitos sendo os principais o circuito em série, circuito paralelo e circuito misto.

O que e um circuito CMOS?

O CMOS é uma tecnologia muito usada em microprocessadores, microcontroladores, memórias RAM, entre outros circuitos digitais, em circuitos analógicos são usados como sensores de imagem, conversores de dados e transceptores para muitos tipos de comunicação, a única desvantagem dos componentes CMOS são pelo fato de ...

O que e o Sistema CMOS?

O que é CMOS? O semicondutor de óxido metálico complementar (CMOS — Complementary metal-oxide-semiconductor) é uma pequena quantidade de memória em uma motherboard do computador que armazena as configurações do BIOS (Basic Input/Output System — Sistema Básico de Entrada/Saída).

Como e representado os níveis lógicos 1 e 0 em um circuito digital?

As tensões usadas para representar 1 e 0 são denominados níveis lógicos. Teoricamente, um nível de tensão representa um nível ALTO e o outro representa um nível BAIXO. Entretanto, em um circuito digital prático, um nível ALTO pode ser qualquer tensão entre um valor mínimo e um valor máximo especificados.

Quais são as funções lógicas básicas?

2.2 Funções Lógicas Básicas

Um sistema lógico pode ser implementado utilizando-se funções lógicas básicas. Pode-se citar: NÃO (NOT), E (AND), OU (OR), NÃO-E (NAND), NÃO-OU (NOR), OU EXCLUSIVO (XOR) e flip-flop.

Como funciona um flip-flop JK?

O flip-flop J-K na Figura 5(a) é disparado por borda de subida do sinal de clock e possui as entradas J e K que controlam o estado lógico do FF. O modo de comutação (toggle mode) ocorre quando J = K = 1, fazendo com que o FF mude para o estado lógico oposto no instante da borda de subida do sinal de clock.

Quais são os níveis CMOS de tensão de entrada aceitos como 0 e 1 e os níveis de tensão de saída aceitos como 0 e 1?

A saída deve ser de no máximo 0,05V para o nível 0 (baixo) em tecnologia CMOS, e entre 4,95 e 5V para o nível 1 (alto).

O que é circuito integrado exemplos?

Um circuito integrado(CI), também conhecido por chip, é um dispositivo microeletrônico que consiste de muitos transístores e outros componentes fabricados, isto é, integrados sobre a mesma pastilha de silício, os quais são interligados capazes de desempenhar muitas funções.

Como se faz um circuito integrado?

Os circuitos integrados são constituídos por um conjunto de transístores, díodos, resistências e condensadores, fabricados num mesmo processo. Trata-se de um processo complexo e tecnológico, desde o design até a produção em massa dos chips.

Onde posso utilizar um circuito integrado?

O Circuito Integrado ou CI são circuitos utilizados nas mais diversas aplicações, desde simples brinquedos até sofisticados equipamentos médicos e computadores da indústria aeroespacial.

Qual a constituição básica de um CI?

No circuito integrado completo ficam presentes os transístores, condutores de interligação, componentes de polarização, e as camadas e regiões isolantes ou condutoras obedecendo ao seu projeto de arquitetura.

Quantos transistores tem um circuito integrado?

Os transistores estão presentes nos circuitos integrados, que compõem as portas lógicas utilizadas em circuitos elétricos de diversas máquinas, eletrodomésticos, computadores, celulares etc. Os chips de computador mais modernos podem conter até 30 bilhões de transistores.

Como é chamada a tecnologia usada para a criação de circuitos integrados?

Desde o final da década de 1970, a produção de circuitos integrados é feita por meio de um processo chamado de fotolitografia, que consiste na transferência de padrões geométricos para um substrato por meio da incidência de luz.

Quais são os tipos de circuitos lógicos?

Os circuitos lógicos dos sistemas digitais podem ser de dois tipos: circuitos combinacionais ou circuitos seqüenciais.

Quais as 3 principais características de um circuito série?

1= Resistência equivalente. 2= Corrente elétrica. 3= Tensão elétrica de cada resistência.

Para que serve um circuito lógico?

Os Circuitos Lógicos são componentes que apresentam a forma lógica mais simples e de baixo nível na eletrônica, onde o seu entendimento se faz necessário para o aprendizado de diversas áreas, como programação, eletrônica, comandos elétricos e até mesmo em programações de CLP's.

Artigo anterior
Quantas calorias tem 150 gramas de feijão?
Artigo seguinte
Qual é o plural de guarda?