É necessário inoculante na silagem de milho?

Perguntado por: Renato Guilherme Mendes  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.4/5 (40 avaliações)

E a resposta correta para essa pergunta é: NENHUM. A planta de milho, como já dito anteriormente, alia todos os fatores desejáveis para uma fermentação adequada.

Quando usar inoculante na silagem?

O uso de inoculantes só se justifica quando todo o processo de ensilagem tiver sido feito com qualidade. Um dos grandes segredos para garantir ótima qualidade é a utilização de forrageiras com alto teor nutritivo.

Para que serve o inoculante na silagem de milho?

O inoculante é um aditivo à base de bactérias que auxilia no processo de fermentação da silagem, tornando esse processo mais rápido e eficiente. Além disso, promove uma maior estabilidade da silagem após abertura do silo, podendo também atuar como agente antifúngico.

Para que serve o inoculante no milho?

Além do ganho econômico, a inoculação com Azospirillum brasiliense no milho traz benefícios ambientais com a redução na emissão de gases de efeito estufa, ao substituir o uso de fertilizantes químicos nitrogenados.

Qual inoculante para silagem?

O Silomax Milho é um inoculante que permite rápida acidificação da silagem, reduzindo os riscos de formação de ácido butírico que compromete a qualidade da silagem.

Tire suas Dúvidas - É preciso usar inoculante para silagem?

45 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor inoculante para silagem de capim?

O Inoculante para Capim Silomax Centurium é desenvolvido pela Matsuda para melhorar a fermentação das ensilagens de capins. As duas cêpas bacterianas sinérgicas garantem à silagem uma acidificação rápida e eficaz que ajudam a obter um pH baixo rapidamente, permitindo uma melhor qualidade sanitária.

O que usar para fazer silagem?

Os principais aditivos utilizados na confecção de silagem no nosso país são os inoculantes bacterianos, os químicos (uréia, cal virgem, ácidos tamponados) e os absorventes (polpa cítrica e farelos de cereais).

Como aplicar inoculante na semente de milho?

Como deve ser feita a inoculação das sementes com Azospirillum?
  1. A distribuição do inoculante líquido nas sementes deve ser uniforme;
  2. Sempre verifique a temperatura na hora da semeadura, checando também a temperatura no depósito de sementes da máquina;
  3. Evite deixar as sementes expostas ao sol;

Como aplicar o inoculante?

Para um melhor resultado, o inoculante biológico deve ser pulverizado ou aspergido no material a ser ensilado. Pode-se fazer isso usando uma bomba costal ou aplicador com bomba dosadora acoplada a máquina de ensilar.

Como diluir o inoculante?

Para cada 500g de inoculante devem ser adicionados de 300 a 400 ml de solução açucarada (9 a 7 colheres de sopa de açúcar cristal em um litro de água. A seguir essa pasta deve ser adicionada às sementes.

Quando posso abrir o silo de milho?

- Abrir o silo somente 30 dias após o fechamento. A silagem está pronta depois de completar o processo de fermentação, que leva em torno de três semanas e, por segurança, abre-se em um mês. Antes disso, ela apodrece.

Por que a silagem esquenta?

A terceira avaliação que deve ser feita na abertura do silo é da temperatura da silagem. Embora haja aquecimento da silagem durante a fermentação, ela diminui após a estabilização e permanece inalterada até a abertura do silo. Ao abrir o silo toque a silagem e sinta a temperatura. A silagem deve estar fria.

Como usar a silagem?

A borda deve estar bem enterrada, para evitar a entrada do ar, e deve-se colocar peso sobre a lona para ela ficar bem aderida ao silo. “O maior inimigo da silagem é o ar. Um furinho já pode dar problema. Fazendo uma boa vedação, o produtor garante que a fermentação seja a melhor possível”, diz Reis.

Qual inoculante para milho?

AzoTotal é um inoculante líquido para a cultura do milho e o primeiro inoculante que obteve registro para o trigo do Brasil. Contém as estirpes Ab-V5 e Ab-V6 de Azospirillum brasilense e é uma nova opção em inoculante com bactérias promotoras do crescimento de plantas.

Para que serve o inoculante na semente?

O uso de inoculantes resulta em uma considerável melhoria na resistência aos estresses ambientais e maior eficiência na absorção de água e de outros nutrientes.

Como é realizada a inoculação?

Inoculação é o processo por meio do qual bactérias fixadoras de nitrogênio, selecionadas pela pesquisa, são adicionadas às sementes das plantas antes da semeadura. A inoculação é feita com um produto chamado de inoculante ou biofertilizante.

Como usar Azospirillum?

Conforme mencionado por Thomas, há várias formas possíveis de uso do Azospirillum brasilense, podendo ser utilizado na inoculação de sementes, aplicado no sulco de semeadura ou até mesmo por meio de pulverizações.

Como aplicar inoculante para soja?

Aplicação do inoculante

A inoculação deve ser feita à sombra, pois esses micro-organismos não suportam altas temperaturas e nem a luz solar. Para aplicá-los basta espalhar o insumo uniformemente na superfície da semente, dessa maneira é possível se obter maior fixação biológica do nitrogênio.

O que é co inoculação?

A coinoculação é uma tecnologia em sintonia com a abordagem atual da agricultura, que respeita as demandas de altos rendimentos, mas com sustentabilidade agrícola, econômica, social e ambiental.

Quais os tipos de aditivos para silagem?

(1991) classificam os aditivos para silagem em cinco principais grupos: estimulantes de fermentação (culturas bacterianas e fontes de carboidratos); inibidores de fermentação (ácidos e outros); inibidores de deterioração aeróbia; nutrientes; e absorventes.

O que são aditivos para silagem?

Um aditivo para silagem eficaz ajuda a proporcionar uma fermentação adequada, impedindo que microrganismos indesejáveis consumam fontes importantes de proteína e energia da forragem ensilada. Nem mesmo a melhor seleção de aditivos para silagem pode substituir um processo correto de ensilagem.

Como é feita a silagem de milho?

A produção de uma silagem de milho de boa qualidade passa por três fases importantes: Plantio e condução agronômica; Colheita e ensilagem; Desensilagem e fornecimento.
...
O processo de ensilagem é constituído de quatro fases:
  1. Fase anterior ao fechamento do silo;
  2. Fermentação ativa;
  3. Fase estável;
  4. Pós-abertura.

Como usar o Silosolve MC?

instruções de uso: Um frasco de 100 gramas trata 50 toneladas de silagem. Misturar vigorosamente o inoculante de silagem a uma quantidade de água apropriada para seu aplicador. Aplicar, homogeneamente, a solução a 50 toneladas de silagem durante a colheita ou ensilagem.

Artigo anterior
Como criar um cartão postal no canva?
Artigo seguinte
Quem ganhou mais seguidores no BBB 22?