Qual o caso clássico de alelos múltiplos que ocorre na espécie humana?

Perguntado por: Clara Érica Nunes Teixeira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (10 avaliações)

O sistema ABO é um exemplo clássico de alelos múltiplos. Nesse caso, os tipos sanguíneos são determinados por três alelos diferentes IA, IB e i.

Como aparecem os casos de alelos múltiplos em seres humanos?

Um dos exemplos de formação de alelos múltiplos nos humanos são os grupos sanguíneos do sistema ABO, visto que a espécie humana possui sangue A, sangue B, sangue AB e sangue O. Os tipos sanguíneos são determinados por três alelos múltiplos diferentes para um único gene: IA, IB e i.

O que é alelos múltiplos exemplos?

A pelagem de coelhos, um caso de polialelia. Alelos múltiplos ou polialelia é a situação em que um gene (genótipo) apresenta três ou mais alelos, e não apenas dois, para um mesmo lócus cromossômico (endereço do gene), determinando uma característica (fenótipo).

Como ocorre os alelos múltiplos?

O gene A e o gene a podem sofrer uma, duas, três ou várias mutações, originando uma série de múltiplos alelos que controlam o mesmo caráter. Dessa forma, podemos dizer que os alelos múltiplos se originam por mutações de genes preexistentes. Esse fenômeno também pode ser chamado de poliaelia.

O que é um alelo múltiplo?

Alelos múltiplos ou polialelia é o fenômeno em que um gene possui mais de duas formas alélicas. Ao estudar as características das ervilhas analisadas por Mendel, observamos a presença de apenas dois alelos para uma determinada característica.

ALELOS LETAIS: O QUE SÃO, EXEMPLOS NA ESPÉCIE HUMANA (GENÉTICA) | Resumo de Biologia para o Enem

15 questões relacionadas encontradas

O que são alelos múltiplos e como surgem na população?

Os alelos múltiplos ou polialelia ocorrem quando os genes apresentam mais de duas formas alélicas. No caso dos alelos múltiplos, três ou mais alelos estão presentes na determinação de um caráter da população.

Qual a diferença de alelo múltiplo para alelo letais?

Alelos letais são genes que podem levar seu portador à morte. Existem alelos letais que se comportam de maneira recessiva e aqueles que se comportam de maneira dominante. Denominamos de alelos letais os genes que causam a morte de seu portador.

O que pode causar o surgimento de alelos múltiplos?

O surgimento dos alelos múltiplos (polialelia) deve-se a uma das propriedades do material genético, que é a de sofrer mutações. Assim, acredita-se que a partir do gene C (aguti), por um erro acidental na duplicação do DNA, originou-se o gene Cch (chinchila).

Como os cientistas esclarecem o surgimento dos alelos múltiplos?

Os alelos múltiplos são resultantes de sucessivas mutações ocorridas em um determinado lócus nos genes,produzindo séries alélicas selecionadas e adaptadas ao ambiente. Cada mutação que surge gera uma nova condição para o aparecimento de mais um novo fenotípico (característica) na espécie.

O que é um heredograma exemplos?

O heredograma é constituído por símbolos que podem indicar, por exemplo, o sexo dos indivíduos, graus de parentesco, presença de um caráter afetado por determinada anomalia, e outras informações importantes.

O que são genes letais exemplos?

Denominamos de letais completos aqueles genes que matam antes que os indivíduos que os possuem atinjam a idade reprodutiva. Um exemplo é a fibrose cística, uma doença que afeta as glândulas exócrinas, que produzem secreções espessas que impedem o funcionamento adequado do organismo.

O que é dominância completa exemplos?

A dominância completa é aquela mais simples, em que um alelo suprime a manifestação de outro quando em heterozigose. Isso faz com que o fenótipo de um indivíduo em heterozigose seja igual ao fenótipo de um indivíduo homozigoto dominante.

Como surgem os diferentes tipos de alelos em casos de polialelia?

Polialelia ou alelos múltiplos significa que existem três ou mais tipos de alelos distintos para os mesmos locus cromossômicos. Em outras palavras, cada indivíduo tem apenas um par desses genes, mas as combinações possíveis entre elas são várias.

Quais são os tipos sanguíneos dos seres humanos?

No sistema ABO observa-se quatro tipos de sangue distintos: A, B, AB e O. Eles se caracterizam pela presença ou ausência de aglutinogênios e de aglutininas no plasma.

Qual a importância dos alelos?

Os genes alelos são aqueles que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos e estão envolvidos na determinação de um mesmo caráter. Os genes alelos podem ou não determinar o mesmo aspecto.

Quais os tipos de interação entre os alelos?

Na interação gênica, percebe-se que mais de um gene influencia uma dada característica. Essas interações podem ser do tipo epistática ou não epistática. Quando estudamos Genética, sempre nos deparamos com conceitos errôneos que nos fazem crer que cada característica é determinada por um único gene.

Como se constrói um heredograma?

Construir um heredograma consiste em representar, usando símbolos, as relações de parentesco entre os indivíduos de uma família. Cada indivíduo é representado por um símbolo que indica as suas características particulares e sua relação de parentesco com os demais.

Como calcular herança genética?

Para calcular o número total de genes em um cruzamento deste tipo de herança, pode-se utilizar a fórmula: 1/2n , observando os indivíduos da F2, sendo “n” o número de indivíduos de fenótipo parental. Ex: 1/64 = 1/26 = 6 genes = 3 pares de genes.

Como novos fenótipos surgem em uma população?

O fenótipo resulta da expressão dos genes do organismo, da influência de fatores ambientais e da possível interação entre os dois. O genótipo são as informações hereditárias de um organismo contidas em seu genoma. ... A interação entre genótipo e fenótipo pode ser resumida da seguinte forma: genótipo + ambiente → fenótipo.

O que é a dominância completa?

Dominância completa é o que ocorre quando um alelo suprime a manifestação de outro quando se encontram em heterozigose. Permite que o fenótipo de um indivíduo heterozigoto seja igual ao fenótipo de um indivíduo homozigoto dominante.

O que é dominância incompleta exemplo?

O exemplo mais comum de dominância incompleta é o da Maravilha (Mirabilis jalapa). Nesse caso, é possível perceber que a planta apresenta indivíduos com flores vermelhas, brancas e rosas. Para plantas com flores vermelhas, temos o par de alelos FvFv. Já para plantas com fenótipo branco, temos o par de alelos FbFb.

Quais são os três tipos de dominância?

Em genética existem três tipos de dominância: a dominância total ou completa, a dominância incompleta ou parcial e a codominância.

Como se manifestam os genes letais?

Há genes letais no homem, que se manifestam depois do nascimento, alguns na infância e outros na idade adulta. Na infância, por exemplo, temos os causadores da fibrose cística e da distrofia muscular de Duchenne (anomalia que acarreta a degeneração da bainha de mielina nos nervos).

O que são gatos heterozigotos?

Quando nos referimos aos organismos heterozigotos, estamos dizendo que, para determinada característica, os alelos apresentam-se diferentes. Por essa razão, na gametogênese, é possível observar a presença de dois gametas distintos.

Artigo anterior
Como estimular o colostro a sair?
Artigo seguinte
Quais são os dois tipos de ações sociais?