Quais são as principais etapas do processo de fabricação do cimento Portland?

Perguntado por: Júlia Domingues Guerreiro  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (5 avaliações)

A fabricação do cimento Portland baseia-se em três etapas fundamentais:
  • Mistura e moagem da matéria-prima (calcários, margas e brita de rochas);
  • Produção do clínquer (forno rotativo a 1 400 ºC + arrefecimento rápido);
  • Moagem do clínquer e mistura com gesso.

Como é o processo de fabricação do cimento Portland?

Para a obtenção do cimento Portland, faz-se a moagem do clínquer com diversas adições, como o gesso (até 5%), calcário, pozolana e escória, onde assegura-se ao produto a finura e homogeneidade convenientes, de acordo com as normas da ABNT.

Quais as etapas de fabricação do cimento?

Etapas da fabricação

Moagem e homogeneização das matérias-primas (obtenção da farinha crua) Clinquerização da farinha crua em fornos rotativos (produção do clínquer) e posterior resfriamento do clínquer. Moagem do clínquer para e adição de gesso para obtenção do cimento. Ensacamento e expedição do produto final.

Quais as principais características do cimento Portland?

O cimento portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido à ação da água, o cimento portland não se decompõe mais.

Quais são os quatro componentes principais do cimento?

Composição química do cimento

Os componentes principais, cuja determinação é feita a partir de uma análise química, são: cal (CaO), sílica (SiO2), alumina (Al2O3), óxido de ferro (Fe2O3), magnésia (MgO), álcalis (Na2O e K2O) e sulfatos (SO3).

Processo de Fabricação do Cimento Portland

16 questões relacionadas encontradas

Quais são os 4 componentes principais do clínquer?

Os principais componentes do clínquer são C3S (3CaO. SiO2), C2S (2CaO. SiO2), C3A (3CaO. AlO3) e C4AF (4CaO.

Quais são os principais constituintes do cimento e após a dosagem?

São as principais matérias-primas:- cal, sílica, alumínio e ferro, participando o cal com 63-67% , a sílica com 20-24%, a alumina e o óxido de ferro com 7-11%.

Qual a característica do cimento?

O cimento é um dos principais materiais utilizados numa obra. Ele pode ser definido como um pó fino, com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ação de água. As principais matérias-primas do cimento são calcário, argila e gesso.

Qual a classificação do cimento Portland?

Os tipos de cimento

CP II-E (Cimento Portland composto com escória); CP II-Z (Cimento Portland composto com pozolana); CP II-F (Cimento Portland composto com fíler); CP III (Cimento Portland de alto forno);

Qual a principal característica do cimento Portland de alta resistência inicial?

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alta reatividade em baixas idades em função do grau de moagem a que é submetido, proporcionando maior rendimento ao concreto. É largamente utilizado em produção industrial de artefatos, concreto protendido pré e pós-tensionado, pisos industriais e argamassa armada.

Qual a matéria-prima para fabricação do cimento?

O calcário, principal matéria-prima da fabricação do cimento, é extraído da jazida subterrânea ou a céu aberto. Após a extração, o calcário vai para a britagem, etapa que o reduz às dimensões adequadas ao processamento industrial.

O que é feito o cimento?

Como vimos, o cimento “é feito de calcário e argila”, mas “depois de misturadas eles vão para um moinho juntamente com outros aditivos”: a areia e o minério de ferro, principalmente. De modo geral, o calcário, a argila, a areia e o minério de ferro são moídos e geram o que os fabricantes chamam de “farinha” ou “cru”.

Como construir uma fábrica de cimento?

Em primeiro lugar, para abrir uma fábrica de cimento é preciso ir até a Associação Comercial da cidade e solicitar a abertura do negócio. Posteriormente, na prefeitura, tem-se que pedir a Licença dos Bombeiros, Licença do Meio Ambiente e Alvará de Funcionamento, as autorizações são concedidas após vistorias no local.

Qual a composição química do cimento Portland?

Pela definição de cimento Portland, dada anteriormente, deduz-se que ele é constituído principalmente de material calcário, como a rocha calcária ou o giz, e de alumina e sílica encontradas em argilas ou folhelhos. A marga, uma mistura de materiais argilosos e calcários, também é utilizada.

Qual a diferença entre cimento e cimento Portland?

CP V – Cimento Portland de alta resistência inicial

O cimento CP V não tem adições na composição, mas ele se diferencia dos demais tipos de cimento no processo de fabricação em função da dosagem de clínquer e moagem fina. Mais resistente que os comuns, ele é recomendado para a produção de concreto.

Como pode ser definido o concreto de cimento Portland?

O concreto de cimento Portland é o mais importante material estrutural e de construção civil da atualidade. Mesmo sendo o mais recente dos materiais de construção de estruturas, pode ser considerado como uma das descobertas mais interessantes da história do desenvolvimento da humanidade e sua qualidade de vida.

Qual a diferença do CP II e CP II F e CP II Z?

CP I-S – Cimento Portland comum com adição. CP II-E– Cimento Portland composto com escória granulada de alto forno. CP II-Z – Cimento Portland composto com pozolana. CP II-F – Cimento Portland composto com fíler.

O que significa CP II F 40?

Cimento de alta performance e qualidade superior.

Qual tipo de cimento Portland mais usado?

Cimento Portland comum (ou CP I)

É o cimento mais básico disponível no mercado e é indicado para obras que não requerem propriedades especiais do cimento.

Quais são as principais características de resistência do cimento?

Apresenta maior impermeabilidade e durabilidade, além de baixo calor de hidratação, assim como alta resistência à expansão devido à reação álcali-agregado, além de ser resistente a sulfatos. É menos poroso e mais durável. Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa.

Quais são os tipos de cimento?

O mercado nacional dispõe de 8 opções, que atendem aos mais variados tipos de obras. O cimento Portland comum (CP I) é referência, por suas características e propriedades, aos demais tipos básicos de cimento Portland.

Para que serve cada tipo de cimento?

Concretos estruturais e convencionais (lajes, vigas e pilares); Argamassas (chapisco e revestimentos); Concreto para pisos industriais e pavimentos; Fibrocimento (caixas-d'água e telha)

Qual é o composto adicionado na finalização do processo de produção do cimento Portland?

Gesso. O gesso (ou gipsita) (CaSO4 · 2 H2O) é adicionado em quantidades geralmente inferiores a 3% da massa de clínquer, tem função de estender o tempo de pega do cimento (tempo para início do endurecimento). ... Devido a isso, o gesso é uma adição obrigatória, presente desde os primeiros tipos de cimento Portland.

Quais os principais cuidados que devem ser tomados na armazenagem de sacos de cimentos em obra?

1) Sacos que já estão abertos devem ser dispostos em locais que facilitem sua rápida utilização. 2) Se sobrar cimento em um saco aberto, deve-se transferi-lo para um saco plástico e fechar bem, de modo que não entre umidade. Desta forma, o cimento mantém suas propriedades por mais tempo, sem perder a resistência.

Qual é a função do cimento?

O cimento é usado para consolidação de concretos, assentamento de blocos e elaboração de massa para reboco.

Artigo anterior
Como criar caixinha no Word?
Artigo seguinte
O que visa a reabilitação do condenado?