O que visa a reabilitação do condenado?
Perguntado por: Pedro Isaac Pereira Castro | Última atualização: 21. April 2022Pontuação: 4.6/5 (48 avaliações)
A reabilitação criminal é uma ação, desconhecida pelo senso comum, que visa assegurar ao condenado que já cumpriu pena o sigilo dos dados referentes à sua condenação. Resguardando assim, seus direitos à igualdade e à intimidade.
Quanto tempo dura o processo de reabilitação criminal?
Há que afirmar que, o prazo de 2 anos conta-se da efetiva data da prescrição, e não da data em que foi declarada a prescrição pelo juiz ou tribunal. E, havendo de condenação a pagamento de multa, o prazo de 2 anos conta se da data do pagamento da multa.
O que significa a reabilitação criminal?
Trata-se da declaração judicial de restituição do condenado ao gozo de determinados direitos que foram atingidos pela condenação. Tem, portanto, a finalidade de reinserir o condenado à condição anterior ao proferimento da sentença condenatória.
Quais documentos para reabilitação criminal?
Conforme dispõe os incisos I a III do artigo retro mencionado, para a obtenção da reabilitação é indispensável que o condenado satisfaça determinados requisitos: a) domicílio no país, após a extinção da pena ou o término de sua execução, pelo prazo de dois anos; b) demonstração, efetiva e constante, durante esse tempo, ...
O que é ação de reabilitação?
A finalidade da ação de Reabilitação Criminal é restituir a condição anterior à condenação, apagando as anotações de antecedentes criminais, desde que, devidamente preenchidos os requisitos do art. 94 do Código Penal.
ENTENDA SOBRE A REABILITAÇÃO CRIMINAL
Quais as consequências da reabilitação?
A reabilitação serve apenas para suspender, parcialmente, certos efeitos da condenação. A primeira consequência da reabilitação envolve o sigilo sobre o processo e a condenação. Para os penalistas tal dispositivo assim visto é absolutamente inútil.
Quais são os efeitos da reabilitação criminal?
A reabilitação criminal produz efeitos positivos ao apenado que a requere depois de cumprida sua pena, são ele: sigilo sobre os registros criminais referentes ao processo e a condenação imposta por sentença, e o resguardo do sigilo das informações, e a suspensão dos efeitos extrapenais específicos.
É necessária a reabilitação para conseguir o sigilo dos antecedentes criminais?
Nos termos do artigo 748 do Código de Processo Penal, concedida a reabilitação criminal só pode haver a quebra do sigilo quando as informações forem requisitadas pelo juiz ou pelo promotor, para instruir processo criminal.
Como pedir reabilitação militar?
A concessão da reabilitação implica em que sejam cancelados, mediante averbação, os antecedentes criminais do militar e os registros constantes de seus assentamentos militares ou alterações, ou substituídos seus documentos comprobatórios de situação militar pelos adequados à nova situação.
Quem já foi condenado pode ser policial?
Em regra, o antecedente criminal não impede que você faça um concurso público.
Como limpar o nome de um processo criminal?
No entanto , a ferramenta legal da reabilitação criminal tem como função “limpar” a ficha dos antecedentes criminais dos indivíduos....Quando se dá a reabilitação, assim, as informações acerca das ações penais, inclusive condenações, não são citadas: Na ficha de antecedentes criminais; Na certidão emitida pelo Poder ...
Quais são os efeitos extrapenais da condenação penal?
Dentre eles, destacam-se: a reincidência; a revogação de benefícios como o sursis, o livramento condicional, o aumento do prazo para a concessão do livramento condicional, entre outros.
Qual a espécie de sigilo oferecido pela reabilitação criminal?
A reabilitação alcança quaisquer penas aplicadas em sentença definitiva, assegurando ao condenado o sigilo dos registros sobre seu processo e condenação.
Quais os requisitos para que a reabilitação seja concedida?
A concessão do pedido de reabilitação só poderá acontecer mediante preenchimento, por parte do ex-condenado, de alguns requisitos que são previstos no artigo 94 do Código Penal5, quais sejam: a) decorrência de dois anos do dia em que for extinta, de qualquer modo, a pena ou terminar sua execução, computando-se o ...
Qual a diferença entre o sigilo determinado pela reabilitação criminal e o sigilo determinado no artigo 202 da Lei das Execuções Penais?
202 da Lei de Execuções assegura o mesmo sigilo, independentemente da reabilitação: “Cumprida ou extinta a pena, não constarão da folha corrida, atestados ou certidões fornecidas por autoridade policial ou por auxiliares da Justiça, qualquer notícia ou referência à condenação, salvo para instruir processo pela prática ...
Quando aparece antecedentes criminais?
A partir do último dia do cumprimento da pena, esse roubo vai constar como antecedente, para fins de reincidência, pelos próximos cinco anos.
O que é reabilitação e o prazo Quais os efeitos da condenação pode o condenado ser reabilitado?
A reabilitação alcança quaisquer penas aplicadas em sentença definitiva, assegurando ao condenado o sigilo dos registros sobre o seu processo e condenação. Parágrafo Único: a reabilitação poderá, também, atingir os efeitos da condenação, previstos no art.
O que são e quais são os efeitos específicos da condenação penal?
Os Efeitos Específicos, por assim dizer, são sanções que não buscam retribuir ou punir pelo dano do crime, mas prevenir, inviabilizar, desincentivar a manutenção de situações que propiciam a prática delituosa. Art.
Qual o prazo para reabilitação criminal?
De acordo com o artigo 94 do Código Penal, a reabilitação poderá ser requerida, decorridos 2 (dois) anos do dia em que for extinta, de qualquer modo, a pena ou terminar sua execução, desde que o condenado tenha tido domicílio no país, tenha bom comportamento e tenha ressarcido o dano causado pelo crime ou demonstre a ...
Quais são os efeitos da condenação principal?
Os efeitos da condenação são todos aqueles que, de modo direto ou indireto, atingem a vida do condenado por sentença penal irrecorrível. ... A imposição de sentença penal (pena privativa de liberdade, pena restritiva de direitos e/ou multa) ou de medida de segurança é, sem dúvida, o principal efeito da condenação.
Qual é a distinção entre a reabilitação e a reincidência?
Art. 95 / Código Penal - A reabilitação será revogada, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, se o reabilitado for condenado, como reincidente, por decisão definitiva, a pena que não seja de multa.
O que são efeitos secundários ou mediatos da condenação?
Efeitos secundários
Mediatos, acessórios, reflexos ou indiretos, constituem-se em consequências da sentença penal condenatória como fato jurídico. Os efeitos secundários se dividem em dois blocos: penais e extrapenais.
Quais são as espécies de prescrição?
A prescrição pode ser dividida em duas espécies: a prescrição da pretensão punitiva e a prescrição da pretensão executória.
Quais são as causas de extinção da punibilidade?
São elas: a morte do agente, a anistia, graça ou indulto, a abolitio criminis, a prescrição, a decadência ou a perempção, a renúncia ao direito de queixa ou o perdão aceito, a retratação do agente e o perdão judicial.
Quais os tipos de excludente de ilicitude?
- Ilicitude e excludentes de ilicitude. Sabendo o significado de ilicitude, fica mais fácil compreender as causas de exclusão da ilicitude. ...
- Estado de necessidade. ...
- Legítima defesa. ...
- Estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.
Como evitar o bloqueio criativo?