Pode dar férias na licença maternidade?

Perguntado por: Mateus Vicente  |  Última atualização: 8. August 2024
Pontuação: 4.6/5 (66 avaliações)

A trabalhadora pode tirar as férias após a licença-maternidade, caso já tenha esse direito disponível e receba a comunicação com pelo menos 30 dias de antecedência do início das férias. Portanto, a mulher, mesmo afastada pela licença-maternidade, pode usufruir de suas férias sem interrupção.

Como ficam as férias na licença-maternidade?

A licença-maternidade interrompe as férias, tendo em vista que o fato gerador do benefício é a ocorrência do parto, devendo as férias serem retomadas após o término do benefício.

Pode dar férias durante licença-maternidade?

Estou de licença maternidade, recebo também os feriados OU não? Hum, não recebe, mas também não trabalha. e também não é descontado do seu salário maternidade, tá? Não há essa obrigação de remuneração maior ou menor, por conta da existência. de feriados durante a sua licença.

Pode emendar licença-maternidade com as férias?

Não pode juntar licença maternidade com férias! É necessário que a empregada faça o exame de retorno ao trabalho. Estando apta, poderá o empregador providenciar o documento das férias e fazer o pagamento.

É permitido dar o aviso das férias dentro do afastamento seja maternidade ou por doença?

Na prática, a concessão das férias em seguida à licença maternidade é mais que um direito, é uma necessidade fisiológica e humanitária pleiteada pela criança e pela mãe. Esta concessão não viola qualquer norma legal, porquanto os procedimentos do eSocial não podem restringir esta garantia.

FÉRIAS APÓS LICENÇA MATERNIDADE. ENTENDA O PROCESSO! | COISAS DE RH

23 questões relacionadas encontradas

Pode emendar afastamento com férias?

Emendar as férias das funcionárias afastadas por licença maternidade é uma ação muito praticada pelas empresas. No entanto, essa prática seria legalmente correta? A resposta é não.

Quando acaba a licença-maternidade tem que fazer exame para voltar a trabalhar?

É preciso fazer o exame de retorno ao trabalho após a licença-maternidade? Não. Desde janeiro de 2022, pessoas que retornam de licença-maternidade estão dispensadas da realização do exame de retorno ao trabalho.

Qual a multa por demitir um funcionário com estabilidade maternidade?

O valor da multa por demitir a gestante é o equivalente ao período de estabilidade, até 5 meses após o parto, como se ela estivesse desempenhando suas funções normalmente. Portanto, o total da indenização será determinado pelo salário e pelo tempo restante até o término da estabilidade da gestante.

Estou de licença-maternidade e não quero voltar a trabalhar o que eu faço?

Consulte um profissional: Procure orientação de um advogado especializado em direito do trabalho ou um consultor financeiro, se necessário. Esses profissionais podem ajudar a esclarecer seus direitos e fornecer orientações personalizadas com base em sua situação específica.

Estou de férias e meu bebê nasceu?

Esclarecemos primeiramente que caso ocorra o parto durante o período de férias, deverá a empresa suspender o gozo das férias e iniciar a licença maternidade, bem como seu pagamento. Quando do término dos 120 dias, a empregada terá o direito de gozar os dias que ficaram faltando das férias.

Sou obrigada a sair de licença-maternidade?

A licença-maternidade é um direito assegurado pelo artigo 392 da CLT. O texto informa que a funcionária gestante tem direito a se afastar de suas atividades profissionais, sem prejuízo de salário, por 120 dias ― um período que pode sofrer alterações, como veremos adiante.

Quanto tempo após o término da licença-maternidade posso ser demitida?

O período mínimo de estabilidade para a mulher é de cinco meses desde o parto da criança. Neste período, contabiliza-se a licença-maternidade de 120 dias. O que, por fim, significa que no mês de retorno a mulher não pode ser demitida.

Quais são os meus direitos após a licença-maternidade?

De acordo com o art. 396 da CLT, ao retornar da licença-maternidade, a mulher tem direito a dois descansos de meia hora cada um, durante sua jornada de trabalho, para amamentar o seu filho até que ele complete seis meses de idade – o que é válido até para filhos advindos de adoção.

Quando volta de licença-maternidade recebe o salário normal?

Durante o período em que está afastada, a colaboradora, agora mãe, continua recebendo normalmente o seu salário. Ao voltar ao trabalho, a profissional deverá passar pelo médico do trabalho que atestará a sua saúde para retomar as atividades.

Quem tá de licença-maternidade tem direito ao décimo terceiro?

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), é garantido o emprego e o salário às mães em licença-maternidade "afastamento ao qual fazem jus mães parturientes ou por adoção". Portanto, elas têm direito ao décimo terceiro salário durante a licença-maternidade.

Quem tem direito a atestado de amamentação?

3 - A mãe que amamenta seu filho, até o sexto mês, tem direito a dois descansos especiais de meia hora cada para amamentar (CLT, artigo 396, seção V.). Quando, por motivo de saúde do filho, essas pausas para amamentar podem ser estendidas além dos 6 meses, comprovando a necessidade através de atestado médico.

Como pedir demissão após licença-maternidade?

Recebo, se pedir demissão após a licença maternidade, tenho algum prejuízo futuramente? Futuramente não, o prejuízo é atual, é iminente. O que você vai receber são as verbas rescisórias, um pedido de demissão.

Estou de licença-maternidade posso pedir rescisão indireta?

A comprovada ausência de pagamento de salário maternidade constitui, neste sentido, descumprimento contratual apto a ensejar o rompimento do vínculo empregatício e a rescisão indireta do contrato de trabalho.

O que dá justa causa na gravidez?

A gestante pode ser demitida somente por justa causa, ou seja, em casos específicos de infração grave cometida pela empregada, comprovada por meio de processo administrativo que assegure o direito ao contraditório e à ampla defesa.

Quem paga o salário durante a licença-maternidade?

A remuneração é paga pelo empregador, no caso de trabalhadoras com carteira assinada, ou pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para quem é autônoma, trabalhadora rural, MEI (microempreendedora individual) e desempregada.

Quantos dias depois de voltar de férias pode mandar embora?

Nesses casos, o empregado terá estabilidade no emprego por três meses após o retorno. Se vier a ser demitido sem justa causa durante esse período, o funcionário terá direito a receber em dobro a multa rescisória calculada sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Pode pegar 15 dias de atestado antes da licença-maternidade?

6. Quando posso solicitar atestado antes da licença-maternidade? A legislação garante direito de afastamento 28 dias antes ou a partir da data da alta hospitalar (da mãe ou da criança, a que acontecer por último) ou adoção.

Quantos dias posso tirar de atestado antes da licença-maternidade?

Percebe-se que a licença-maternidade é um direito de toda empregada gestante e que, para gozo de tal beneficio, é necessário um atestado médico entre o 28º dia antes do parto ou a partir da ocorrência deste.

Como funciona o atestado de aleitamento materno?

A licença-amamentação permite à mãe ficar afastada do trabalho por 120 dias, que pode ser estendida para 180 dias em algumas empresas e órgãos públicos que aderiram ao Programa Empresa Cidadã. Durante esse período, a mãe recebe o seu salário integral e não pode ser demitida.

Pode emendar a licença maternidade com o atestado médico?

tenha pego algum outro atestado. relacionado a sua gestação, de 1 forma OU de outra, nada disso vai interferir na licença maternidade. e no recebimento do salário maternidade. O que pode acontecer é que, se somados esses atestados dentro de sessenta dias, você vai pedir ao INSS.

Artigo anterior
Pode trabalhar três domingos seguidos?
Artigo seguinte
Quantos newton vale 1 kg?