Quais são as principais doutrinas do Cristianismo?

Perguntado por: Carolina Luna Marques Alves Anjos  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (57 avaliações)

As crenças principais declaradas no Credo de Niceia são:
  • A crença na Trindade;
  • Jesus é simultaneamente divino e humano;
  • A salvação é possível através da pessoa, vida e obra de Jesus;
  • Jesus Cristo foi concebido de forma virginal, foi crucificado, ressuscitou, ascendeu ao céu e virá de novo à Terra;

Quais são as doutrinas bíblicas?

Temas Propostos em ordem alfabética:
  • Dons Espirituais.
  • Espírito Santo.
  • Graça.
  • Idolatria.
  • Igreja: Comunidade.
  • Igreja: Corpo de Cristo.
  • Jejum.

O que é doutrina no cristianismo?

A doutrina da Igreja Católica, ou apenas doutrina católica, é o conjunto de todas as doutrinas que a Igreja Católica professa como verdades de fé. Segundo o Catecismo de São Pio X, a doutrina católica foi ensinada por Jesus Cristo para mostrar aos homens o caminho da salvação e da vida eterna.

Quais as principais doutrinas do Evangelho?

Princípios e Doutrinas do Evangelho
  • Um Testemunho do Evangelho de Jesus Cristo.
  • Fé em Jesus Cristo.
  • Arrependimento.
  • Batismo, Um Convênio Constante.
  • O Dom do Espírito Santo.
  • Oração e Jejum.
  • Reverência.
  • Amor e Serviço.

Qual a doutrina da igreja de Cristo?

Doutrinas
  • A Natureza de Deus. ...
  • Escrituras. ...
  • Salvação. ...
  • Princípios do Evangelho. ...
  • Joseph Smith. ...
  • Outras doutrinas.

Três principais doutrinas do Cristianismo. John Macarthur

28 questões relacionadas encontradas

Qual é a verdadeira Igreja de Cristo?

No documento "Lumen Gentium", promulgado pelo concílio em 1964, firmou-se a posição de que "a verdadeira Igreja de Cristo subsiste na Igreja Católica".

O que é a sã doutrina?

1. Designa uma doutrina saudável. A sã doutrina sempre nos conduzirá a uma vida sã.

O que é doutrina segundo a Bíblia?

O que é Doutrina:

Doutrina é definida como um conjunto de princípios que servem de base a um sistema, que pode ser literário, filosófico, político e religioso. Doutrina também pode ser uma fonte do direito.

O que é doutrina exemplos?

São os princípios que existem acerca de uma determinada questão, geralmente com o intuito de a universalizar. Por exemplo: “A doutrina cristã postula a existência de um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo”, “A propriedade privada é contrária à doutrina socialista, pelo que deve ser abolida da nossa sociedade”.

Como encontrar uma doutrina?

Pesquisa de Doutrina
  1. Soluções em pesquisa jurídica.
  2. Livros eletrônicos da Editora Revista dos Tribunais.
  3. A Plataforma Fórum de Conhecimento Jurídico é uma biblioteca digital com contéudos de diversas áreas do Direito, dividido em periódicos, livros e informativos.
  4. Consulta ao Acervo.

Qual a diferença entre doutrina e ensino?

Doutrinar: instruir à maneira de doutrina; catequizar dentro de princípios em que se fundamenta um sistema religioso, político ou filosófico; ideologia, sistema, teoria. Ensinar: Transmitir a alguém conhecimentos sobre alguma coisa ou sobre como fazer algo.

Qual é a diferença entre doutrina e jurisprudência?

No primeiro sentido, significa a ciência ou conhecimento do direito. Já no segundo sentido significa a interpretação dada pelos tribunais que servem de precedentes aos futuros pronunciamentos. A doutrina diverge quanto ao fato de incluir a jurisprudência como fonte formal do Direito.

O que é a doutrina do pecado?

Na perspectiva judaico-cristã — e em simples palavras — pecado é a atitude (ato ou omissão, íntimo ou não) de contrariar a lei (ou a vontade) de Deus. Significa, assim, um "erro de alvo", entendido este como a vontade de Deus.

Qual era a doutrina do Apóstolo Paulo?

“Paulo diz que os pecados são perdoados se a pessoa acreditar que Jesus morreu na cruz por ela. É a doutrina da salvação em que o herói derrama seu sangue e todos são perdoados por causa dele.

Porque Paulo escreveu a carta para Tito?

Paulo confiou a Tito a tarefa de levar sua primeira epístola aos santos que viviam em Corinto (ver 2 Coríntios 7:5–15). Ele escreveu a Tito para fortalecê-lo em sua missão de guiar e cuidar dos ramos da Igreja em Creta, apesar da oposição (ver Tito 1:5, 10–11; 2:15; 3:10).

O que significa Sá na Bíblia?

Significado de Sã

adjetivo Que está saudável; em ótima condição de saúde; sadia: paciente sã.

Qual a verdadeira religião na Bíblia?

A verdadeira religião, segundo o apóstolo, se caracteriza pelo amor ao próximo, em especial aos que se encontram sem nenhum tipo de proteção e ajuda, e se materializa não apenas por uma fé sem obras, mas principalmente por obras oriundas da fé.

Qual foi a Igreja fundada por Jesus Cristo?

A Igreja Católica ensina que é a Igreja única, santa, católica e apostólica fundada por Jesus Cristo em sua Grande Comissão, que seus bispos são os sucessores dos apóstolos de Cristo e que o papa é o sucessor de São Pedro, a quem o primado foi conferido por Jesus.

Qual foi a primeira Igreja que Deus deixou no mundo?

Os livros do Novo Testamento Atos dos Apóstolos e Epístola aos Gálatas registam que a primeira comunidade da igreja cristã foi centrada em Jerusalém e tinha entre seus líderes Pedro, Tiago, João, e os apóstolos.

O que é pecado perante Deus?

O pecado nada mais é do que a transgressão aos mandamentos de Deus, segundo I João 3:4 "Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei". Pecado é um ato, pois "cada um é tentado, quando atraído e engodado pelo seu próprio desejo.

O que significa a palavra pecado no grego?

O Pecado é um conceito encontrado em toda e qualquer religião. O termo vem do grego hamartáno e do hebraico hhatá, com o significado de 'errar' um alvo, um objetivo determinado.

O que é ser Pelagiano?

O pelagianismo foi um conceito teológico que negava o pecado original, a corrupção da natureza humana, o servo arbítrio (arbítrio escravizado, cativo) e a necessidade da graça divina para a salvação. O termo é derivado do nome de Pelágio da Bretanha.

Qual a diferença entre doutrina jurisprudência e súmula?

Jurisprudência é o conjunto de acórdãos (decisões judicias), englobada de um todo (prevalece à ideia de um conjunto com diversas causas julgadas). Enquanto Súmula é o resultado decorrente do conjunto de decisões judiciais, sendo assim, uma parte haurida da jurisprudência.

O que é a doutrina do direito?

Trata-se de um conjunto de princípios, ideias e ensinamentos de autores e juristas que, no caso, servem de base para o Direito e que influenciam e fundamentam as decisões judiciais. É fonte do Direito, utilizada também para a interpretação das leis, fixando as diretrizes gerais das normas jurídicas.

Como achar doutrina e jurisprudência?

Para isso, basta acessar o site do tribunal em questão e procurar o link “Jurisprudência”, digitar o assunto desejado e pesquisar tudo o que estiver relacionado ao tema. Todos os tribunais possuem esses mecanismos de buscas.

Artigo anterior
Pode usar gelo no umidificador?
Artigo seguinte
Quando se usa probabilidade condicional?