O que estuda a historiografia brasileira?

Perguntado por: Rafaela Jéssica Abreu Nascimento  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (62 avaliações)

A historiografia brasileira consiste no conjunto de grandes obras escritas por brasileiros e estrangeiros que trata de pensar a formação do Brasil e do povo brasileiro sob variados pontos de vista.

O que é a historiografia?

A historiografia corresponde ao conhecimento histórico produzido num certo período, sobre determinados temas. Esse conhecimento poderá ser científico ou ignorar a crítica documental e os pressupostos para análise.

Qual é o objetivo da historiografia?

Especificamente, uma historiografia identifica pensadores influentes e revela a forma do debate acadêmico sobre um determinado assunto. O principal objetivo de escrever um artigo historiográfico é transmitir a compreensão de outros historiadores sobre um assunto particular, em vez de analisar o próprio assunto.

Quais as ciências que compõem a historiografia?

A historiografia como meta-história

É impossível acabar com a polissemia e com a superposição destas três acepções, mas de maneira simplificada, pode-se admitir: a história é o estudo dos homens no tempo e seus feitos; a historiografia é a ciência da história e a historiologia a sua epistemologia.

Como os historiadores estudam a história?

Para investigar o passado, o historiador seleciona documentos oficiais, manuscritos, fotos, objetos, achados arqueológicos, registros orais, entre outros.

Pedro Puntoni: História e historiografia do Brasil

24 questões relacionadas encontradas

Como o historiador analisa as fontes históricas e interpreta os acontecimentos?

Como se fosse detetive, o historiador analisa um acontecimento com base em fontes históricas, aceita ou recusa interpretações já existentes, colhe depoimentos e chega a uma conclusão.

O que é o objeto de estudo do historiador?

O objeto de estudo do historiador é o desenvolvimento das sociedades humanas no espaço e no tempo. Esse desenvolvimento é o resultado de bilhões de ações individuais.

Quais são as três principais correntes historiográficas?

Referências às abordagens historiográficas apontam imediatamente para três correntes: o positivismo, o marxismo e a escola dos Annales. Como fruto destas, pode-se citar outros exemplos de possibilidades interpretativas como a historiografia social inglesa e a nova história.

Que importância tem a historiografia para o estudo das ciências humanas?

Neste campo historiográfico, o historiador tem como objeto o conhecimento científico, buscando compreender historicamente acontecimentos que marcaram a Ciência e analisá-los, no seu tempo, como fenômenos sociais, econômicos e culturais.

O que é historiografia e quais as suas principais correntes historiográficas ou escolas históricas?

Historiografia é o registro escrito da História e também o estudo histórico. Principais correntes da historiografia: - Positivismo: atualmente pouco seguida, privilegia o estudo cronológico dos fatos históricos, sem fazer análises críticas.

O que é um historicista?

[ Filosofia ] Doutrina que defende a importância da história para compreender a cultura e a realidade.

Como surgiu a historiografia?

No final do século 19 surgiu, baseado em um conjunto de normas metodológicas --influenciadas pelo positivismo e pelo historicismo--, a disciplina da historiografia. Antes deste período as investigações eram feitas sem um corpo de regras comuns a todos os pesquisadores, quando existia alguma regra a ser seguida.

Quais são as teorias da história?

De modo geral, pode-se dividir a Teoria da História em três compreensões diferentes do termo, sendo: uma teoria do conhecimento produzida por historiadores; pensada como uma Filosofia da história; uma teoria pontual da história.

O que é uma escola Historiografica?

Durante cada coletividade possui uma maneira própria de enxergar a história, o estudo desta disciplina está permeado pelas visões das chamadas correntes historiográficas (positivismo, Marxismo, Escolas dos Annales, Nova História, pós – modernista entre outras).

O que as correntes historiográficas explicam sobre os métodos de estudar história?

Eles pautam seus estudos na experiência do historiador, na sua dimensão social e investigativa, possibilitando novos questionamentos sobre o passado, a partir dos quais têm surgido novos métodos de pesquisa histórica.

Qual a importância do historiador para a sociedade atual?

Os historiadores desempenham o relevante papel de investigar e esclarecer processos importantes que geraram o mundo em que vivemos hoje. Entender as ações de homens e mulheres no decorrer do tempo pode nos dar respostas preciosas sobre os problemas que enfrentamos no presente.

O que é escola metódica ou positivista?

No início do século XIX surge a Escola Metódica, positivista, interessada na originalidade de um povo. Sua história possuía uma verdade histórica objetiva, o historiador limitava-se a narrar fatos congelados sem a construção de hipóteses.

Como se destaca a corrente histórica da Nova História Cultural?

A Nova História Cultural surgiu na França, com a escola dos Annales (1929 – 1989), cujos líderes Lucien Febvre e Marc Bloch tinham como princípio dialogar com outras ciências, como a psicologia, a antropologia, a sociologia e a geografia.

O que é historiografia tradicional?

A historiografia tradicional, de influência positivista tinha um apego formal ao documento escrito. Talvez essa tradição, que marcou boa parte da produção historiográfica do século XX, tenha deixado uma herança perversa também nos cursos de formação de professores de história das universidades brasileiras.

Qual o principal instrumento de trabalho dos historiadores?

Os documentos históricos são chaves para o trabalho do historiador; são chamados também de fontes históricas. O historiador as utiliza para compreender e comprovar o que ocorreu em determinado tempo, segundo o recorte de sua pesquisa. Elas são as assertivas que consolidarão o pensamento do historiador.

Qual é o estudo do historiador quanto ao tempo?

História é a ciência que estuda as ações humanas ao longo do tempo. O trabalho do historiador inclui uma análise minuciosa dos documentos que permitem o estudo do passado. História é a ciência que estuda os acontecimentos passados e a ação do homem no tempo.

O que são fontes históricas e exemplos?

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.

Como se interpreta as fontes históricas?

“Fonte Histórica” é tudo aquilo que, por ter sido produzido pelos seres humanos ou por trazer vestígios de suas ações e interferência, pode nos proporcionar um acesso significativo à compreensão do passado humano e de seus desdobramentos no Presente. As fontes históricas são as marcas da história.

Como o historiador profissional realiza seu trabalho qual é o método que utiliza para interpretar?

O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana. Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos e fotos.

O que são fontes históricas como se dá o trabalho com as fontes históricas?

Fontes históricas são documentos que trazem consigo vestígios do passado que permitem com que os historiadores exerçam o seu trabalho. As pinturas rupestres são importantes representações pictóricas que servem como fontes históricas no estudo da vida do homem durante a Pré-História.

Artigo anterior
É preciso untar a forma antiaderente?
Artigo seguinte
Para que serve a espuma PAC?