Qual a estrutura de um plano de contas?

Perguntado por: Telmo Tomás Castro Assunção Miranda  |  Última atualização: 1. Mai 2022
Pontuação: 4.2/5 (11 avaliações)

A estrutura do plano de contas, como você já sabe, tem 5 níveis principais: Ativos, Passivos, Custos, Despesas e Receitas. Essas categorias terão, portanto, um código de identificação com apenas um numeral, como, por exemplo: Ativos. Passivos.

Qual a ordem do plano de contas?

O plano de contas coloca ordem nas receitas e despesas da sua empresa. Veja como estruturar o seu e tomar decisões melhores.
...
O importante é respeitar a estrutura básica do balanço patrimonial, que tem a seguinte ordem:
  • Ativo.
  • Passivo.
  • Custos.
  • Despesas.
  • Receitas.

Quais são os 4 grupos que compõem um plano de contas?

Como sua principal finalidade é orientar a escrituração do fato gerador, essa classificação pode ser elencada conforme as necessidades e particularidades de cada empresa. Os princípios do plano de contas são 4 grandes grupos: ativo, passivo, receita e despesa.

Quais são as 4 principais contas sintéticas do plano de contas?

Esses quatro grupos principais do plano de contas possuem subdivisões:
  • Ativos. O grupo dos ativos vai se subdividir em outros grupos menores: circulante, não circulante, realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. ...
  • Passivos. ...
  • Receitas. ...
  • Despesas.

Quais os tipos de plano de contas?

Quais são os tipos de planos de contas? O plano de contas é separado em três tipos: o gerencial, contábil e o referencial. Essa divisão foi feita para garantir mais organização de informações, que são as despesas, as receitas, os ativos e os passivos.

O que é um Plano de Contas? Como elaborá-lo?

39 questões relacionadas encontradas

Como montar um plano de contas?

Como montar um plano de contas gerencial?
  1. Descreva os grupos do plano de contas. No plano de contas, os registros são divididos em quatro grupos: ativos, passivos, receitas e despesas.
  2. Crie as contas e subcontas relativas a cada grupo. ...
  3. Estruture as informações em níveis e subníveis.

Qual a ordenação para elaboração do plano de contas contábeis?

O Plano de Contas apresentado pode, por exemplo, ser codificado da seguinte maneira: inicia-se com a unidade "1" para todas as contas do Ativo; com a unidade "2" para todas as contas do Passivo; com a unidade "3" para todas as contas do Patrimônio Líquido; com a unidade "4\'\' para todas as contas de Receita e Deduções ...

Quais são os principais aspectos a serem observados na elaboração de um plano de contas voltados à atividade rural?

De forma geral, um plano de contas rural deve conter dados sobre ativos, passivos, receitas, custos e despesas.
...
Nos ativos, por exemplo, o recomendado é incluir notas sobre:
  • rebanhos;
  • culturas temporárias e permanentes;
  • estoques de sementes;
  • imóveis da fazenda;
  • imóveis de residência de funcionários, entre outras.

Qual é a lógica utilizada para a elaboração do plano de contas de uma empresa?

O primeiro passo será organizar e padronizar as contas.

Principalmente porque, provavelmente, serão duas contas, dois cartões de crédito, entradas e saídas de dinheiro ou cheques e por aí vai. O mesmo ocorre numa empresa de uma forma mais complexa. Por isso a importância de um plano bem estruturado.

Qual a formação necessária para ser um contador?

Para ser um contador é preciso ter ensino superior completo em Ciências Contábeis, obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e ter um histórico com experiências profissionais na área contábil, fiscal ou financeira.

Como montar um plano de contas gerencial?

Para montar o plano gerencial da empresa, primeiro, tenha conhecimento dos dados da mesma. Levante as receitas, despesas e custos, e um por um, para que se tenha uma visão geral do negócio. Com os dados levantados, chegou a hora de detalhar e categorizar as receitas, despesas e custos levantadas.

O que é um Plano de Contas gerencial?

O plano de contas gerencial tem como base as informações contábeis da empresa. Nele também é possível registrar informações não previstas pela Contabilidade Societária, mas que são fundamentais para a tomada de decisão ou melhor análise do negócio.

Como fazer o plano de conta de uma empresa?

Como fazer uma boa organização de contas?
  1. Optar por pagamentos automáticos. Os pagamentos realizados por meio de débitos automáticos pelo banco são uma excelente saída para ter um controle de contas eficiente. ...
  2. Utilizar a tecnologia para fazer o controle. ...
  3. Não misturar contas pessoais com as da empresa.

Como elaborar um plano de contas de uma empresa comercial?

O Plano de Contas Simplificado deve conter, no mínimo, 04 (quatro) níveis, conforme segue: (a) Nível 1: Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receitas, Custos e Despesas. (b) Nível 2: Ativo: Circulante, Não - Circulante. Passivo e Patrimônio Líquido: Circulante, Não - Circulante e Patrimônio Líquido.

Como um contador utiliza o Excel?

Ele puxa, por meio de fórmulas, dados ou valores, de uma planilha para outra (s). Possui fórmulas altamente poderosas das quais permitem fazer um controle rígido, seguro, confiável e totalmente integrável de “fluxo de caixa, contas a pagar, contas a receber, estoques, investimentos dentre tantos”.

O que significa o símbolo <> No Excel?

6. Diferente (<>) Símbolo responsável para retornar a confirmação se o valor ou referência é diferente de outra, como por exemplo: =A2<>B2 o resultado trará VERDADEIRO ou FALSO, quando o valor de A2 for diferente de B2.

Qual é o salário de um contador?

Hoje quem trabalha como Contador ganha em média um salário de R$ 4.238,00.

Qual área de contabilidade ganha mais?

Atualmente, os melhores cargos em finanças e contabilidade são: Gerente de controladoria – Como o próprio nome já indica, esse profissional é o responsável por controlar e gerenciar todas as partes de planejamento, execução e finanças de uma empresa.

Quanto ganha um contador Recém-formado?

Para o profissional recém-formado, o salário varia entre R$ 3 a R$ 5 mil, em pequenas e médias empresas. Em grandes empresas esse valor pode alcançar R$ 7 mil. Para o profissional com aproximadamente 5 anos de experiência, o salário varia entre R$7 a R$ 10 mil, em pequenas e médias empresas.

Quais são as profissões mais bem pagas?

1. Medicina/Saúde. As áreas de Saúde e Qualidade de Vida, em geral, garantem salários altos aos profissionais. Quanto maior a especialização e o tempo de carreira, maior é a remuneração.

Como fazer uma planilha de recebimento?

Resolução
  1. Acesse: Contábil > Contabilidade > Processamentos > Relatórios > Importação de Lançamentos EXCEL. ...
  2. Ao executar a rotina, é possível observar que está habilitado o botão Criar Novo Modelo. ...
  3. Observe que já existe disponível na lista de modelos a planilha Padrão Prosoft.

Como fazer o lançamento contábil?

Um lançamento contábil deve conter, no mínimo:
  1. data do registro contábil, ou seja, a data em que o fato contábil ocorreu;
  2. conta devedora;
  3. conta credora;
  4. histórico que descreva a essência da operação, podendo ser utilizado algumas abreviaturas padronizadas;
  5. valor do registro contábil;

Artigo anterior
Como desbloquear senha de 8 dígitos do Banco do Brasil?
Artigo seguinte
O que causa danos no cabelo?