Como é calculada a necessidade de calagem em um solo qualquer?

Perguntado por: Jéssica Bárbara Faria  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (37 avaliações)

A.
t. ha-¹ de calcário = (V2 - V1). T/PRNT, em que: V2 = 70% (saturação por bases desejada); V1 = saturação por bases atual (análise de solo) = [(Ca²+ + Mg²+ + K+).

Como calcular a necessidade de calagem do solo?

O cálculo de calagem baseado no método da elevação da porcentagem de saturação de bases consiste na seguinte fórmula:
  1. t.ha-¹ de calcário = (V2 – V1).T/PRNT.
  2. V2 = 70% (saturação por bases desejada) ...
  3. t.ha-¹ de calcário = Y.[Al³+ – (mt.t/100)] + [X-(Ca²+ + Mg²+)].100/PRNT.
  4. X= exigência em cálcio e magnésio pela cultura.

Como saber a necessidade de calagem?

Um valor m% maior que 20 é indicativo de necessidade de calcário para neutralizar a acidez e criar condições favoráveis para o desenvolvimento das plantas e para aumento da produtividade. Outros autores apontam um valor acima de 10% para caracterizar a necessidade de calagem.

Qual o método mais utilizado para determinar a necessidade de calagem?

Existem vários métodos de calcular a necessidade de calagem: o método de neutralização do alumínio trocável (Al³+), o método neutralização do alumínio trocável mais suprimento de Ca e Mg, o método percentagem de saturação por bases (V%), o método baseado nos fatores solo/planta e o método SMP.

Como fazer o cálculo de análise de solo?

V1 = saturação por bases atual (análise de solo) = [(Ca²+ + Mg²+ + K+). 100]/T; T = capacidade de troca catiônica [Ca²+ + Mg²+ + K+ + (H + Al)], em cmolc.

SÉRIE CALAGEM - Cálculo de calagem completo

18 questões relacionadas encontradas

Qual a fórmula da CTC?

A capacidade de troca de cátions (CTC) de um solo, de uma argila ou do húmus representa a quantidade total de cátions retidos à superfície desses materiais em condição permutável (Ca2+ + Mg2+ + K+ + H+ + Al3+).

Quais são os métodos para determinar a quantidade de calcário?

A quantidade de calcário pelo método tampão é calculada a partir da determinação do pH do solo com o uso de uma solução tampão conhecida por SMP, iniciais dos pesquisadores que desenvolveram o método (Shoemaker, Mc Lean e Pratt).

O que é o método de calagem?

A correção da acidez do solo, pela calagem, faz-se necessária para ajustar o pH do solo, reduzir a atividade do Al trocável, promover maior eficiência de absorção de água pela planta e, principalmente, para atingir o suprimento de Ca e Mg para a máxima eficiência econômica do tomateiro.

Qual é a fórmula da necessidade de calcário?

ha-¹ de calcário = (V2 - V1). T/PRNT, em que: V2 = 70% (saturação por bases desejada); V1 = saturação por bases atual (análise de solo) = [(Ca²+ + Mg²+ + K+).

Como calcular o PRNT?

PRNT (%) = (PN x RE) / 100

Por exemplo para corrigir o solo onde se tem instalado culturas perenes e semi-perenes faz se necessário um corretivo com maior efeito residual, ou seja, com menor reatividade.

Qual a quantidade de calcário por hectare?

a quantidade de calcário a aplicar por cultura varia de 200 a 300 kg/ha para solos de lavoura e de 200 a 400 kg/ha para solos de campo nativo.

Qual a quantidade de calcário por metro quadrado?

Lenvando-se em consideração a dose de 150 gramas por metro quadrado (a dose recomendada geralmente varia entre 100 a 300 gramas por metro quadrado de terreno).

Como calcular OV%?

V (%) = (SB x 100) / T

Costuma-se dizer que o solo que apresentar a percentagem de saturação por bases (V%) maior que 50% é considerado um solo fértil. Solos com V menor que 50% seriam chamados de solos não férteis ou de baixa fertilidade. Os solos com V maior que 50% seriam chamados de "eutróficos" ou férteis.

O que é a calagem do solo?

Essa correção é chamada de calagem, que é realizada com a aplicação de calcário no solo. Uma vez que, a aplicação de calcário no terreno é capaz de reagir com o solo e diminuir sua acidez e deixa-lo em condições mais adequadas para realização do plantio.

O que é calagem Embrapa?

Calagem é aplicação de corretivo (calcários, cal, carbonato de cálcio etc) no solo com o objetivo de neutralizar o alumínio, que é tóxico para as plantas. A aplicação de nutrientes como cálcio, magnésio, potássio, fósforo, nitrogênio etc nos solos ácidos favorece o melhor desenvolvimento das culturas.

Quais os métodos da necessidade de calagem são recomendados para a cultura do tomate?

Método da saturação por bases

Depois de aplicado, o calcário deve ser incorporado por meio de aração ou gradagem para o sistema de cultivo convencional e superficialmente no sistema plantio direto. Para melhor efeito da calagem, o solo deve estar com umidade superior a 80% da capacidade de campo.

O que é a CTC efetiva?

A CTC efetiva é obtida da soma dos cátions que efetivamente podem ser trocados. Os cátions que são somados são: Ca2+, Mg2+, K+ e Al3+. Não inclui, portanto, o H+ que compartilha elétrons com as cargas do solo.

Qual o PRNT do calcário Dolomitico?

De acordo com a legislação brasileira, os calcários que contenham até 5% de MgO são denominados calcíticos, os que apresentam entre 5 a 12% são denominados de magnesianos; e, quando o teor de óxido de magnésio for superior a 12% são chamados de dolomíticos.

O que é calcário dolomítico?

Assim, o calcário dolomítico é um insumo utilizado para a correção de acidez no solo que também é capaz de fornecer magnésio. Por essa razão, sua aplicação é recomendada em cultivos que tenham o magnésio como macronutriente.

Quanto tempo demora para fazer análise de solo?

Dezenas de parâmetros de fertilidade (carbono orgânico do solo, pH, cálcio, magnésio, fósforo, potássio dentre outros) e física do solo (argila, silte e areia) podem ser analisados simultaneamente em apenas 30 segundos. A análise convencional demora dias para apresentar os mesmos parâmetros.

Quem pode fazer análise de solo?

Quem pode fazer a análise do solo? Uma boa análise de solo deve ser feita com o auxílio de um técnico agrícola ou engenheiro agrônomo. Afinal, eles possuem conhecimento técnico para desempenhar a tarefa com eficiência e exatidão.

Como calcular V% da análise de solo?

V% = (100 x S) / T = (100 x 0,66) / 6,04 = 10,9%. V = 10,9%. O solo, conforme os dados da análise, é um solo com baixo teor de bases trocáveis que ocupam quase 28% da CTC efetiva e 10,9% da CTC a pH 7,0. O valor da CTC efetiva é baixíssimo.

Qual a diferença entre CTC efetiva e CTC pH 7 0?

A CTC efetiva é a capacidade do solo em reter cátions próxima ao valor do pH natural. A CTC a pH 7,0 reflete a quantidade de cátions adsorvida a pH 7,0. Seria o máximo de cargas negativas liberadas a pH 7,0 e que seriam ocupadas por cátions.

Artigo anterior
O que rima com a palavra verso?
Artigo seguinte
Qual a importância da oralidade e da escrita?